Impactos ambientais
O problema principal é que sabemos que há centenas de construções acontecendo concomitantemente, as quais estão provocando impactos ambientais gigantescos nos ecossistemas próximos das cidades urbanas e rurais. Assim, como a quantidade de resíduos só tende a aumentar, é preciso uma política pública que ajude o meio ambiente nesse sentido. Por isso a necessidade de uma gestão de resíduos.
Para você ter uma ideia, apenas em 2008, a construção civil foi responsável por 54,14% (IBGE) de resíduos sólidos no Brasil, acarretando lixo ambiental e causando sérios problemas para a saúde da população e para o meio ambiente (aumento de lixo gerado).
Legislação
Só que, se não bastasse isso, existe política pública que indica e classifica os resíduos e a destinação dos mesmos para diminuir o impacto causado. E esse é o problema principal, porque não são cumpridas as normas estabelecidas pela ABNT/NBR e pelo CONAMA (resolução nº307).
Assim, percebe-se que existe regulamentações para conseguir gerir os resíduos sólidos da construção civil. A reciclagem, coleta e reaproveitamento são algumas das destinações possíveis que são da responsabilidade das incorporadoras e construtoras, as quais devem gerenciar as construções e os restos de materiais.
O que é gestão de resíduos?
A gestão de resíduos consistiria em aplicar três conceitos: reciclar, reduzir e reutilizar. Só assim seria possível o manejo dos resíduos e a diminuição de impactos ambientais. Os principais objetivos são: diminuir a quantidade de resíduos, reutilizar os materiais, separar os resíduos de acordo com a classificação, e reciclar os materiais que podem ser aplicados novamente.
Também é preciso relembrar que toda a gestão deve ser feita desde o começo da construção até a sua finalização, porque assim será mais fácil segregar e limpar o espaço. A capacitação de profissionais que saibam executar um serviço bem feito e de qualidade também diminui a geração de resíduos, já que o uso será consciente e eficiente. A gestão de resíduos pode ser um ponto positivo na sua empresa se souber trabalhar e integrar todos os conceitos uniformemente.
Importância do ERP
O Planejamento de Recurso Corporativo, mais conhecido como ERP, é ideal para gerenciar todos os dados coletados e encontrados no processo da construção do empreendimento. A sua importância se dá pelo fato de conseguir gerenciar também a geração de resíduos, uma vez que estará tudo em formato de relatórios para você saber o que deve fazer. Como é um software, a facilidade para gerir resíduos será ainda maior, principalmente se ajudar a diminuir os impactos ambientais.
A Globaltec é uma empresa especializada em softwares de gestão de construtoras, incorporadoras e imobiliárias, facilitando todo o processo para você e sua empresa. Acesse a nossa plataforma e agende uma demonstração sem compromisso!