Neste post, vamos explicar melhor como a internet está gerando oportunidades incríveis para o mercado imobiliário, assim como grandes riscos e desafios específicos do setor. Acompanhe:
O mercado imobiliário está realmente mudando?
Nos dias de hoje, quando uma pessoa quer comprar um produto ou contratar um serviço, o primeiro passo que ela dá é pegar seu notebook ou smartphone e buscar informações na internet, não é verdade? Neste cenário, investir em marketing digital é fundamental. De acordo com um estudo realizado pela IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), a publicidade digital movimentará R$ 9,5 bilhões até o final de 2015, uma alta de 14% frente a 2014.
De acordo com especialistas, somente aquelas empresas que tiverem uma estratégia de marketing digital conseguirão sair na frente e gerar melhores resultados. Esta tendência também inclui os corretores de imóveis e companhias imobiliárias, que devem substituir as antigas técnicas de publicidade impressa por estratégias de marketing digital eficientes.
E não foi apenas a maneira de atrair compradores que mudou. A forma de expor imóveis também foi aperfeiçoada, com sites modernos que exibem casas e apartamentos 24h por dia, blogs que mantêm o público sempre atualizado das novidades do setor e redes sociais que permitem um relacionado mais próximo com os clientes. Isto sem contar as novas tecnologias, como Google Maps e Google Street View, que auxiliam os corretores na hora de apresentarem os imóveis.
Quais os riscos e desafios gerados?
As tecnologias para o mercado imobiliário tem sido o foco de investimento de muitas empresas. E não é por menos: com a vida agitada nas grandes cidades, cada vez mais compradores migram do desktop para os smartphones. E com a disseminação das redes sociais, as barreiras que antes impediam a comunicação entre corretores e clientes foram eliminadas. Mas estas inovações também impõem alguns riscos e desafios, que você pode ver abaixo:
o trazendo para os seus negócios? Conta para gente nos comentários!
Riscos
- Publicidade inadequada. Produzir uma comunicação direcionada e com a linguagem correta são fatores decisivos para as imobiliárias aproveitarem o potencial de cada canal de comunicação e elaborar uma estratégia de marketing eficiente;
- Segurança da informação. Os aplicativos e plataformas empresariais utilizadas pelos corretores contém informações muito importantes de compra e venda, que não podem cair em mão erradas. Logo, garantir a segurança e integridade desses dados é fundamental;
- Contato indesejados. Com a internet, contatos indesejados sempre aparecerão na lista de clientes das empresas. Mas isto pode ser facilmente contornado com novas tecnologias que filtram potenciais clientes que as imobiliárias devem focar.
Desafios
- Os clientes são ágeis e mais informados, devido as redes sociais e a própria internet. Uma ótima maneira de mantê-los atualizados acerca das novidades do mercado corporativo é criar um blog e oferecer conteúdos interessantes, com vídeos, imagens e infográficos;
- Os compradores exigem atualização em tempo real. Neste caso, as empresas podem utilizar as redes sociais para divulgarem notícias para os seus clientes e se relacionarem melhor com eles, através de mensagens e comentários.
- A concorrência é maior e cada vez mais evidente. Com o mercado abrindo novas oportunidades de negócio, mais empresários decidem investir no ramo imobiliário. Neste cenário, é vital para as empresas criarem estratégias para manterem vantagens competitivas.
Que resultados isso trará para os negócios?
A cada ano que passa, fica mais evidente que as novas tecnologias trazem tanto benefícios como riscos e desafios. Porém, isto não é motivo para preocupação. A melhor forma de acompanhar as transformações do mercado imobiliário e garantir uma vantagem competitiva neste setor tão competitivo é buscar formas de inovar.
Seja com a adoção de novas soluções para apresentar os imóveis aos compradores, seja com novas estratégias de marketing digital para alcançar novas públicos a um custo muito menor, o importante é sair da ‘Idade da Pedra’. Somente assim os corretores e imobiliárias conseguirão tirar proveito do universo de possibilidades que as novas tecnologias geram.
E você, já está aproveitando as oportunidades geradas pela internet e pelas novas tecnologias? Que resultados elas estã