Soluções altamente eficazes que otimizam processos e agilizam tarefas, são realidade na maioria das empresas no setor da construção civil. As rotinas diárias que antes tomavam muito tempo ou eram difíceis para controlar informações exatas, hoje são realizadas de maneira prática, com alguns cliques, além de facilitar a integração das equipes. Mas para que esses softwares de gestão empresarial apresentem tantos resultados positivos, é necessário que haja algumas condições ideais na empresa.
Separamos os principais fatores para implementação de um ERP especializado no segmento da construção civil. Sua empresa está pronta para essa guinada?
1. Envolvimento e participação da alta gestão
Para a boa adoção de um ERP, é necessário entender que esta solução agrega valor ao negócio, ou seja, é um investimento e não um gasto. Os gestores devem estar conscientes da importância desta medida, do que irá representar para a empresa (uma mudança positiva na cultura, na forma como se organizam os processos) e do valor que irá agregar, repassando também estes conceitos às suas equipes, buscando integrá-las ao novo sistema de trabalho.
Este envolvimento também é importante, pois permite que eles avaliem a usabilidade dos ERPs e reportem aos fornecedores dos programas, o que é possível e preciso fazer para adaptar suas funcionalidades e obter maiores resultados por meio de customização adequada.
2. Previsão e prevenção de Turn Over durante o projeto
Um ponto que também merece atenção na implantação de ERPs é o chamado Turn Over, que diz respeito à possível rotatividade de pessoal dentro dos departamentos.
Na medida em que os colaboradores da empresa são incorporados à mudança cultural para o uso de ERPs e passam a exercer um papel importantíssimo na customização, treinamento para operação e orientações de segurança (podendo receber senhas, logins e autenticações próprias para acesso a dados importantes nos projetos), prever e prevenir o Turn Over é essencial. Principalmente para não colocar em risco nenhum dado ou etapa da implantação.
3. Participação efetiva da equipe durante o projeto
Deve haver também engajamento de todas as equipes. Em outras palavras, os colaboradores devem entender qual seu papel na segurança e no bom desempenho durante o uso do software.
Promover treinamentos, acompanhamento especializado e adequado preparo dos usuários também contribui para a confidencialidade das informações, a integridade dos dados e colaboração no uso, permitindo que a disponibilidade seja ampliada sem comprometer o fator segurança.
4. Disponibilidade da infraestrutura de hardware, software e ambiente de TI
Para que o serviço possa ser executado de maneira satisfatória, é necessário haver infraestrutura adequada. Essa infraestrutura pode englobar diversos tipos de hardwares (servidores que suportem o volume de dados, podendo haver balanceamento de carga\virtualização – softwares integrados à nuvem, que operem de forma remota e permitam mobilidade e maior independência dos arquivos em relação a equipamentos físicos, entre outras hipóteses). Mapear sua infraestrutura e verificar se ela tem porte para receber sua solução de software ou se é necessário melhorar alguns pontos para dar maior suporte à operação técnica e estratégica da solução é fundamental para a implementação segura e eficaz de um ERP na empresa.
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