O setor da construção civil passa por épocas bastante aquecidas e oferece excelentes oportunidades para empresas que têm boa visão de mercado. É preciso, de um modo geral, estar atento às tendências de consumo, às mudanças nas políticas de aquisição, às necessidades e expectativas dos clientes e ter sensibilidade para ajustar as melhores propostas nos períodos mais oportunos, enfrentando a concorrência com diferenciais cuidadosamente desenvolvidos com um estudo detalhado do cenário de oferta e procura. A inteligência de mercado consiste justamente nisto: saber coletar, analisar e usar estrategicamente as informações que chegam até o negócio e que fazem parte de sua conjuntura externa e interna para que se possa aproveitar ao máximo os insights de negócio e conseguir vantagens competitivas.
Por isto, neste post iremos abordar alguns tópicos importantes para que você possa entender o que é necessário para que sua empresa consiga focar neste fator e conseguir crescer, mesmo em tempos mais adversos:
Inteligência Competitiva X Inteligência de Mercado
Bem, esta é uma questão que pode pairar na mente de alguns gestores, afinal, são muitas as terminologias para se falar em inteligência voltada aos negócios em geral. No entanto, os dois termos se referem praticamente à mesma coisa: a estratégia que uma empresa cria para se destacar das demais no mercado e conseguir o máximo de resultado possível na tarefa de retenção de clientes.
Logo, uma empresa que desenvolve Inteligência Competitiva (ou seja, aquela que consegue criar diferenciais, propostas inovadoras, empreendimentos com maior custo x benefício, estrutura e condições mais atrativas, comunicação mais eficaz e aberta e assim por diante) é, consequentemente, uma empresa que podemos considerar trabalhar conceitos de Inteligência de Mercado, que fez um trabalho neste sentido (pois é preciso conhecer o público-alvo, as opções do setor, as peculiaridades dos negócios na área e as ofertas dos clientes – ou seja, a análise do mercado em geral – para se conseguir desenvolver métodos de diferenciação, de excelência nos produtos finais).
Acompanhe seus principais concorrentes
Construtoras fazem lançamentos e investimentos constantemente. A concorrência no setor é tão alta quanto a procura tem sido em algumas fases.
Por isso, é imprescindível, analisar os concorrentes para saber qual a postura que o mercado está seguindo e quais as perspectivas de crescimento que a companhia pode ter ao encontrar formas de superar a concorrência. Feiras, leilões e stands podem fazer parte deste acompanhamento, pois neles é possível contemplar o que o mercado está oferecendo e o que mais está atraindo os clientes, por exemplo.
Contudo, é importante lembrar que as empresas não podem estar focadas somente em analisar concorrentes, mas devem também pensar em todo o mercado, expandir a visão para entender as dores dos clientes e procurar soluções e empreendimentos que atendam às condições e necessidades deles em cada momento.
O que está passando despercebido nos processos de seu negócio?
Entender a importância destes conceitos é ainda mais fundamental nesta fase em que a Construção Civil passa, em algumas áreas, por uma crise forçada por impactos do momento instável da Economia.
Dotada da capacidade de desenvolver Inteligência de Mercado e diferenciais competitivos, uma construtora pode se tornar muito mais perspicaz em alguns pontos que antes podiam passar despercebido, como: mudança no hábito dos consumidores, na prioridade que dão ao procurar imóveis (comprar ou alugar em tempos de crise? O que é mais viável para os clientes? Eles estão abrindo mão de espaço em busca de melhores preços?).
Realizar pesquisas e análise do feedback dos potenciais clientes interessados em imóveis também faz parte do processo de Inteligência do Mercado, ajudando sua empresa a ter referenciais para tornar-se autoridade no mercado, fortalecendo a marca como sinônimo de estar adequada aos padrões atuais de consumo no ramo.
Sua empresa já conta com o apoio de um bom ERP para Construção Civil?
Aqui, por fim, é válido ressaltar a importância de ter um software de gestão voltado a construtoras, incorporadoras ou imobiliárias (dependendo de sua necessidade), como apoio para a condução e melhor controle dos processos envolvidos no gerenciamento de seus negócios na Construção Civil.
Isso porque, com uma ferramenta tecnológica como esta, você consegue monitorar e controlar muito mais facilmente as operações de sua empresa, automatizar tarefas que permitem otimizar tempo e ter maior foco no business e nas questões estratégicas que podem gerar soluções inteligentes e vantagem sobre os concorrentes.
E então, depois de pensar sobre estes pontos, será que sua empresa está mesmo focada em inteligência de mercado? O que sente estar faltando para que ela consiga atingir este patamar? Compartilhe sua opinião ou dúvida conosco pelos comentários abaixo!