O Brasil registrou o surgimento de mais de um milhão e meio de novas empresas em 2015. Inclui-se nessa safra de novas empresas, algumas no setor da construção civil. Por outro lado, muitas que já estão atuando no mercado registraram grande crescimento, mas de uma forma desordenada.Com o surgimento de novas oportunidades de negócios mais relevantes e a possibilidade de utilizar recursos e tecnologias antes impossíveis, as grandes empresas se esquecem de planejar seu crescimento.
O setor da construção civil, por exemplo, registra grande crescimento, mas de forma desordenada em diversos casos. Muitas construtoras, assim como incorporadoras, acabam desprezando a utilização de um software como o ERP para gerenciar o seu planejamento.
Muitas imobiliárias estão atentas a esse detalhe e por isso incentivam os parceiros na construção civil a utilizar ferramenta como o ERP, que facilita a gestão da empresa, deixando tudo mais claro para uma tomada de decisão importante.
A demanda é grande, o comprometimento também!
O crescimento ocorre em função da grande demanda na área de atuação. A construção civil está inserida nesse contexto, mas muitas oportunidades de negócio deixam de ser bem aproveitadas pela carência de uma gestão eficiente. Clientes existem e muitos, a demanda é grande e o momento é propício, mas apesar de todo trabalho e comprometimento da equipe não se consegue cumprir os prazos, isso quando não é necessário abrir mão de algum cliente por um motivo ou outro.
Paradoxalmente o crescimento, que é algo bom e desejável, acaba sendo a ruína da empresa causando a queda na qualidade do atendimento e das obras. Diminuem os clientes e aumentam a reclamações. É hora de rever tudo e organizar o crescimento para não perder espaço no mercado imobiliário.
ERP é sinônimo de organização
Falando especificamente da área da construção civil, um ERP pode ajudar a organizar o caos na sua empresa, facilitando a administração do seu negócio, ao mesmo tempo em que diminui os custos. Com um software como esse é possível ter noção exata da rentabilidade de cada serviço, detectando os problemas que comprometem o prazo de entrega dos imóveis. Assim será possível retomar o controle do negócio como no tempo em que a empresa era menor.
Utilizando um ERP, os dados da empresa, incluindo as filiais, estarão disponíveis na hora em que o gestor e sua equipe precisar. Todas as ações tornam-se transparentes com esse software, como o acompanhamento de pedidos, terceirizados e fornecedores. Com essa ferramenta é possível implantar processos para qualquer coisa e dessa forma a empresa funcionará como um relógio, sem depender muitas vezes de um funcionário que está se desligando do quadro de colaboradores. Outra vantagem do ERP, é que torna possível delegar sabendo que poderá mensurar os resultados dos colaboradores desde engenheiros, arquitetos, mestres de obras, pedreiros, pintores, carpinteiros, serventes e todos os profissionais envolvidos na obra e ter a certeza de que tudo será executado da melhor maneira possível.
O crescimento ordenado só é possível quando se consegue administrar o negócio de forma mais eficiente, reduzindo custos e gerando rentabilidade. Com um ERP o projeto de um crescimento sustentável é totalmente possível.
A sua empresa está crescendo de forma ordenada? Você está preparado para crescer sem sofrimentos? Conheça as soluções que a Globaltec oferece para seu negócio!