CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Obrigações X Benefícios do empreiteiro

Obrigações X Benefícios do empreiteiro

Uma das figuras mais importantes da construção civil é a do empreiteiro. Basicamente, esse profissional tem a obrigação de entregar a obra no tempo determinado pelos contratos firmados e de acordo com as especificações recebidas. Em contrapartida, cabe ao proprietário pagar pelos serviços prestados. Parece ser uma relação de prestação de serviço simples, no entanto, são tantos os problemas que podem acontecer, que existe até uma lei específica para reger esse tipo de trabalho.Caso a obra não seja entregue conforme as instruções e regras técnicas que o serviço demanda, a lei dá direito ao proprietário de renegociar a obra ou um abatimento no preço do serviço.

Veja mais sobre as obrigações do empreiteiro e os benefícios judiciais resguardados em lei para as empreiteiras.

O que diz a legislação

Em uma breve análise ao projeto de Lei 4.330/04 verifica- se as obrigações existentes nos contratos de empreitada.

Art. 1º Esta Lei regula o contrato de prestação de serviço e as relações de trabalho dele decorrentes, quando o prestador for sociedade empresária que contrate empregados ou subcontrate outra empresa para a execução do serviço.

Em geral, a legislação determina que ambas as partes, proprietário e empreiteiro, possam redigir o contrato de forma autônoma, abrangendo a prestação de serviços e a empreitada. São abordados os seguintes temas:

Contrato de prestação de serviços

Configura-se prestação de serviço “toda espécie de serviço ou trabalho lícito, material ou imaterial (…) contratada mediante retribuição” (CC art. 594). Nesse contexto, o tema relacionado a prestação de serviços passou a ser tratado como legislação trabalhista, em que se aplicam as regras do Código Civil apenas as questões não relacionadas a Consolidação das Leis do Trabalho. A qualidade dos serviços prestados também é tratada pelo Código de Defesa do Consumidor, quando não atendem os itens previstos no contrato de prestação de serviços.

manual de contratação de empreiteiro

Obrigações do empreiteiro

A obrigação do empreiteiro é entregar a obra no tempo certo, conforme o projeto, instruções, regras técnicas e normas. A legislação propõe ao proprietário da obra a alternativa de não receber e optar pelo abatimento ou restituição de valores, caso já tenha pago. Aceitar ou rejeitar só poderá ser feito se for comprovado o fato do empreiteiro ter se afastado das instruções recebidas e tenha fugido ao plano inicial, além de atrasos, aquém do estabelecido em contrato.

Art. 615. Concluída a obra de acordo com o ajuste, ou o costume do lugar, o dono é obrigado a recebê-la. Poderá, porém, rejeitá-la, se o empreiteiro se afastou das instruções recebidas e dos planos dados, ou das regras técnicas de tal natureza.

Dos benefícios do empreiteiro e construtora

Ao entregar a obra pronta, o prestador de serviços terá direito a remuneração, cujas especificações devem estar descritas no contrato. Há situações em que é possível parcelar os valores, pagar uma quantia referente a entrada, honorários, entre outras formas de remuneração acordadas.

Em resumo, o empreiteiro desempenha uma atividade, utilizando ou não seus próprios materiais, e o contratante paga pelo serviço prestado. Se o empreiteiro fornecer apenas a mão de obra, ao término do serviço deverá devolver o material que não foi utilizado.

Gostou do artigo e que saber mais sobre questões relativas a construção civil? Continue acompanhando nossas postagens e veja mais sobre a proposta da Globaltec.

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!