CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Descubra porque uma eficiente gestão de contrato pode reduzir custos em sua obra

Infelizmente, a contratação de bons fornecedores ou empreiteiras não garante, por si só, que bons resultados serão entregues por elas. Também é necessário que os gestores e gerentes de construtoras, juntamente com as incorporadoras, realizem um gerenciamento adequado do contrato, para garantir que a obra seja finalizada de acordo com previsto e dentro do cronograma e orçamento estipulados no projeto.A gestão de contrato é primordial para qualquer obra de engenharia, pois têm como foco administrar desde a negociação até a rescisão de contratos com as diversas partes envolvidas – fornecedores, clientes, distribuidores, etc. Um bom gerenciamento garante, inclusive, que a elevação dos custos de uma obra seja contida. Neste post, você verá de que maneiras uma gestão de contrato eficiente pode reduzir os custos globais da sua obra.

5 formas da gestão de contrato reduzir custos

1. Reduzindo as horas de retrabalho no canteiro

A falta de conciliação entre as partes é um dos fatores que impossibilitam o bom planejamento das diversas etapas de construção. E sem os projetos arquitetônicos e complementares devidamente alinhados, a mão de obra acaba fazendo uma série de trabalhos com resultados diferentes do esperado, o que sem dúvida gera incontáveis horas de retrabalho e aumenta os custos globais da obra.

Mas com uma boa gestão de contrato, a incorporadora consegue garantir o alinhamento entre as partes antes mesmo do início da construção e assegurar que elas compreendam as premissas técnicas e legais do projeto. Isto certamente minimizará o número de horas de retrabalho resultadas da simples falta de diálogo entre os envolvidos e evitará que os gastos com insumos e mão de obra sejam elevados.

2. Acelerando o tempo em que alterações são feitas no contrato

Alterações no projeto e modificações no contrato costumam impactar negativamente a construção, paralisando a mão de obra, estendendo o prazo de entrega do empreendimento e aumentando seus custos. Se realizada de forma eficaz, a gestão de contratos pode reduzir o tempo em que as alterações no acordo entre as partes são feitas, de maneira que a obra e seu prazo de entrega não sejam interferidos.

3. Evitando desentendimentos e impasses

Conflitos entre a construtora e as partes envolvidas no projeto podem resultar no rompimento de contratos e na paralisação da obra, o que inevitavelmente aumenta o custo total da obra. Um gerenciamento eficaz do contrato pode fazer com que a empresa fornecedora resolva a não-conformidade e cumpra o que foi acordado inicialmente, sem a necessidade dos envolvidos recorrerem à Justiça – o que pode atrasar ainda mais a obra.

4. Garantindo o fornecimento de insumos no prazo correto

Após a assinatura do contrato com um fornecedor ou empreiteiro, o gestor permanece na obra para monitorar o fornecimento de materiais e serviços. Caso ele constate que um dos envolvidos descumpriu um item do contrato (entrega dentro do prazo, por exemplo), então ele pode contatá-lo para garantir que o acordado se cumpra e que a obra não sofra com a perda de recursos financeiros decorrente de erros no fornecimento.

5. Equilibrando a relação ganha-ganha entre as partes

Se tanto a construtora como os fornecedores, distribuidores, empreiteiros e funcionários cumprirem a sua parte no acordo, todos sairão ganhando ao final do projeto. Isso porque se as empresas contratadas prestarem os serviços conforme o combinado, o resultado final da obra não ficará diferente do planejado. Isso evitará que a construtora tenha prejuízos financeiros e as partes contratadas percam recursos devido ao descumprimento de uma cláusula.

Viu só como uma boa gestão de contratos pode reduzir os custos da sua obra? Agora aproveite para deixar suas dúvidas nos comentários ou conhecer as soluções da Globaltec para gestão de contratos!

Descubra porque uma eficiente gestão de contrato pode reduzir custos em sua obra

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!