fbpx

Área do Cliente

Saiba como evitar prejuízos em período de chuva em sua obra



21 de julho de 2016

Saiba como evitar prejuízos em período de chuva em sua obra

Grande parte dos responsáveis pelo planejamento de obras não costuma considerar um aspecto que pode pôr em risco a continuidade dos trabalhos no canteiro: o tempo. Por mais que as agências de meteorologia se esforcem para prevê-lo, a verdade é que as condições atmosféricas não apresentam consistência, e mudam de uma hora para outra. E um dos locais que mais sofrem com as oscilações do tempo são os canteiros de obra.Em períodos chuvosos, eles ficam completamente alagados, o que ocasiona a saturação do solo, a paralisação do trânsito de máquinas e equipamentos e a interrupção dos trabalhos. E estes problemas, inevitavelmente, atrasam a entrega do empreendimento e aumentam o custo global da construção. A seguir, daremos algumas dicas que irão ajudá-lo a impedir que as chuvas gerem prejuízos para as suas obras. Confira:

4 dicas para evitar os prejuízos gerados pelas chuvas

1. Colete os dados pluviométricos da região

A primeira medida que os gestores da obra devem tomar para impedir que as chuvas impactem o canteiro é coletar os dados pluviométricos da região na qual ele está localizado. Para isto, eles precisam entrar em contato com agências de meteorologia ou pesquisar na internet sites especializados que forneçam essas informações. Com os dados em mãos, os gestores poderão identificar os meses ou períodos do ano que são mais chuvosos.

Outra forma de levantar os dados pluviométricos é solicitando-os às incorporadoras que executaram serviços na região. Também é importante levar em conta a própria experiência da construtora e de sua equipe em relação aos períodos chuvosos e o histórico de obras realizadas no passado, para que os possíveis impactos do tempo sejam avaliados e que medidas assertivas sejam tomadas para contorná-los.

2. Acompanhe as previsões do tempo diariamente

Além de consultar os históricos de chuvas, os responsáveis pela obra também devem acompanhar diariamente as previsões do tempo feitas pelas agências meteorológicas. É importante lembrarmos que as previsões de chuvas têm 97% de chance de se concretizarem dentro de 24 horas. Recomenda-se que os gestores não se baseiem nas previsões de longo prazo (de 7 ou mais dias), pois elas têm menos índices de acerto.

Soluções que irão mover sua empresa

3. Inclua as informações no planejamento da obra

Com o histórico e as previsões em mãos, os gestores poderão identificar os dias em que a obra será impactada pela chuva e incluí-los no planejamento dos trabalhos. Nesses dias, a equipe envolvida deverá se concentrará nas atividades a serem realizadas no interior da obra. Os gestores também devem reestruturar o layout do canteiro e garantir que máquinas, materiais e equipamentos fiquem completamente protegidos da chuva.

4. Trace um ‘plano B’

A nossa última dica refere-se ao planejamento de um ‘plano B’, que englobe medidas e ações para o caso de o tempo mudar. Esse plano é muito importante, pois as previsões nem sempre se concretizam, e o clima pode mudar de uma hora para outra. Nele, devem ser especificadas atividades que podem ser realizadas antecipadamente, em áreas do canteiro que não serão impactadas pela chuva.

Todo gestor de obra conhece os prejuízos que os períodos chuvosos geram para o canteiro. Eles não só reduzem a produtividade da equipe, como também põem em risco a integridade de máquinas e equipamentos e estendem o prazo de entrega da obra. Mas ao seguir as nossas recomendações, você estará mais preparado para evitar que as tão temidas chuvas impactem o andamento dos trabalhos em seu canteiro.

E então, o que está esperando para colocar todas as nossas dicas em prática? Se tiver alguma outra ou quiser relatar as suas experiências com chuvas, basta escrever o seu comentário no campo abaixo!

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 900 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil


Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco: