CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Veja os cuidados que devem ser tomados no transporte de concreto

Veja os cuidados que devem ser tomados no transporte de concreto

Ao longo das últimas décadas, várias normas técnicas relacionadas ao uso do concreto em obras foram criadas, como a ABNT NBR 12655, NBR 6118 e NBR 14931. Elas especificam requisitos que devem ser seguidos desde a fase de preparo do material até a de seu recebimento e aplicação no canteiro. Mas uma norma em especial tem preocupado tanto os gestores de obras como as empresas de serviços de concretagem nos últimos tempos.Trata-se da NBR 7212:2012, que especifica os procedimentos para a execução do concreto dosado em central e informa o tempo em que uma empresa de serviços de concretagem deve levar para transportar o material até o canteiro de obras. No post de hoje, falaremos tudo o que você precisa saber sobre o transporte de concreto e os cuidados que devem ser tomados durante esta importante fase. Não deixe de conferir:

O que exatamente diz a NBR 7212?

Segundo a NBR 7212, um caminhão betoneira deve entregar o material no tempo máximo de 150 minutos, independentemente das condições de tráfego da cidade e da distância entre o central da empresa de serviços de concretagem e o local da obra que contratou o serviço. São 90 minutos para o transporte até o canteiro de obras, 30 minutos para o início da descarga do concreto e 30 minutos para a sua aplicação.

Por que essas especificações são difíceis de serem cumpridas?

Essa norma se torna difícil de ser cumprida devido ao fato de o trânsito, principalmente nas grandes cidades, estar cada vez mais caótico. E por causa dos congestionamentos e das restrições de trânsito, muitas vezes os caminhões betoneira não conseguem entregar o concreto no tempo certo ou nas características acordadas com o cliente. Mas as especificações precisam ser seguidas, independentemente desses fatores.

Que cuidados devem ser tomados?

Para contornar todas essas dificuldades, é importante que tanto os gestores da obra como os responsáveis pela empresa de serviços de concretagem tomem certas medidas e precauções, para que o caminhão betoneira consiga entregar o material dentro do prazo de 150 minutos e na qualidade exigida pelas normas da ABNT referentes ao uso do concreto. Listamos algumas delas a seguir:

  1. Entrar em contato com os organismos responsáveis pelo controle de trânsito da cidade e solicitar permissões específicas para que os caminhões betoneira possam circular nas ruas com menos restrições;
  2. Modificar o concreto com aditivos especiais, para que ele permaneça com a trabalhabilidade adequada e seu tempo de início de pega seja retardado até o momento em que ele for aplicado na obra;
  3. Instalar tecnologias embarcadas nos veículos para preservar a trabalhabilidade do concreto ao longo do trajeto. Hoje, existem vários dispositivos que medem o abatimento do concreto e injetam água ou aditivo de forma automática para corrigir a trabalhabilidade;
  4. Orientar o motorista/operador do caminhão a seguir as precauções estabelecidas pelo laboratório da central, para que o concreto não perca as suas características e venha a causar problemas estruturais na obra;
  5. Preparar a central para prestar socorro mecânico aos caminhões betoneiras, para que estes não atrasem a entrega e prejudiquem a qualidade do concreto. Um simples pneu furado pode ocasionar o descarte total do material;
  6. Os gestores da obra também devem planejar a chegada do caminhão betoneira no canteiro de obras e o descarregamento do material no local adequado. Vale lembrar que o descarregamento jamais deve coincidir com a chegada de outros materiais no canteiro.

Como o concreto dosado em central é um material perecível, é fundamental que tanto os gestores da obra como os responsáveis pela empresa de serviços de concretagem planejem todo o processo de transporte e sigam os procedimentos listados anteriormente. Somente assim eles conseguirão fazer com que o concreto chegue ao canteiro no tempo certo e nas condições especificadas pelas normas da ABNT.

Também é importante que os responsáveis pelo canteiro contem com o apoio de um software ERP para construção civil. Com essa ferramenta tecnológica, eles poderão planejar e controlar a entrega do concreto na obra por meio de relatórios precisos, gerados em tempo real. Assim, eles conseguirão evitar atrasos e impedir que o material de má qualidade afete a infraestrutura do empreendimento.

E sua construtora, conta com serviços de empresas de serviços de concretagem? Como estão agindo para garantir a entrega de concreto no prazo e na qualidade certas? Conte suas experiência ou questionamentos para a gente nos comentários!

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!