Ao longo das últimas décadas, várias normas técnicas relacionadas ao uso do concreto em obras foram criadas, como a ABNT NBR 12655, NBR 6118 e NBR 14931. Elas especificam requisitos que devem ser seguidos desde a fase de preparo do material até a de seu recebimento e aplicação no canteiro. Mas uma norma em especial tem preocupado tanto os gestores de obras como as empresas de serviços de concretagem nos últimos tempos.Trata-se da NBR 7212:2012, que especifica os procedimentos para a execução do concreto dosado em central e informa o tempo em que uma empresa de serviços de concretagem deve levar para transportar o material até o canteiro de obras. No post de hoje, falaremos tudo o que você precisa saber sobre o transporte de concreto e os cuidados que devem ser tomados durante esta importante fase. Não deixe de conferir:
O que exatamente diz a NBR 7212?
Segundo a NBR 7212, um caminhão betoneira deve entregar o material no tempo máximo de 150 minutos, independentemente das condições de tráfego da cidade e da distância entre o central da empresa de serviços de concretagem e o local da obra que contratou o serviço. São 90 minutos para o transporte até o canteiro de obras, 30 minutos para o início da descarga do concreto e 30 minutos para a sua aplicação.
Por que essas especificações são difíceis de serem cumpridas?
Essa norma se torna difícil de ser cumprida devido ao fato de o trânsito, principalmente nas grandes cidades, estar cada vez mais caótico. E por causa dos congestionamentos e das restrições de trânsito, muitas vezes os caminhões betoneira não conseguem entregar o concreto no tempo certo ou nas características acordadas com o cliente. Mas as especificações precisam ser seguidas, independentemente desses fatores.
Que cuidados devem ser tomados?
Para contornar todas essas dificuldades, é importante que tanto os gestores da obra como os responsáveis pela empresa de serviços de concretagem tomem certas medidas e precauções, para que o caminhão betoneira consiga entregar o material dentro do prazo de 150 minutos e na qualidade exigida pelas normas da ABNT referentes ao uso do concreto. Listamos algumas delas a seguir:
- Entrar em contato com os organismos responsáveis pelo controle de trânsito da cidade e solicitar permissões específicas para que os caminhões betoneira possam circular nas ruas com menos restrições;
- Modificar o concreto com aditivos especiais, para que ele permaneça com a trabalhabilidade adequada e seu tempo de início de pega seja retardado até o momento em que ele for aplicado na obra;
- Instalar tecnologias embarcadas nos veículos para preservar a trabalhabilidade do concreto ao longo do trajeto. Hoje, existem vários dispositivos que medem o abatimento do concreto e injetam água ou aditivo de forma automática para corrigir a trabalhabilidade;
- Orientar o motorista/operador do caminhão a seguir as precauções estabelecidas pelo laboratório da central, para que o concreto não perca as suas características e venha a causar problemas estruturais na obra;
- Preparar a central para prestar socorro mecânico aos caminhões betoneiras, para que estes não atrasem a entrega e prejudiquem a qualidade do concreto. Um simples pneu furado pode ocasionar o descarte total do material;
- Os gestores da obra também devem planejar a chegada do caminhão betoneira no canteiro de obras e o descarregamento do material no local adequado. Vale lembrar que o descarregamento jamais deve coincidir com a chegada de outros materiais no canteiro.
Como o concreto dosado em central é um material perecível, é fundamental que tanto os gestores da obra como os responsáveis pela empresa de serviços de concretagem planejem todo o processo de transporte e sigam os procedimentos listados anteriormente. Somente assim eles conseguirão fazer com que o concreto chegue ao canteiro no tempo certo e nas condições especificadas pelas normas da ABNT.
Também é importante que os responsáveis pelo canteiro contem com o apoio de um software ERP para construção civil. Com essa ferramenta tecnológica, eles poderão planejar e controlar a entrega do concreto na obra por meio de relatórios precisos, gerados em tempo real. Assim, eles conseguirão evitar atrasos e impedir que o material de má qualidade afete a infraestrutura do empreendimento.