Área do Cliente

Veja as principais causas do desperdício na construção civil



28 de julho de 2016

O desperdício na construção civil é um tópico importante para gestores dessa área. Ele acontece em todas as etapas (planejamento, projeto, fabricação de materiais e componentes, execução, uso e manutenção) e dificilmente pode ser evitado por completo.Desperdícios podem ser classificados em tangíveis ou intangíveis. Tangíveis são caracterizados pelo mau aproveitamento de materiais inertes e não inertes derivados de todo processo de construção. Já os intangíveis são aqueles associados ao tempo gasto (em suas diversas formas) em tarefas que não agregam valor ao produto final, ou com retrabalho.

De forma mais simplificada, é possível identificar algumas fontes principais desse desperdício, como materiais utilizados, mão de obra, equipamentos e perdas financeiras. Esses itens possuem características tangíveis e intangíveis. Falaremos como esses pontos causam o desperdício na primeira parte do artigo de hoje e finalizaremos explicando a importância de um software ERP para evitar cenário.

As principais causas do desperdício na construção civil

Materiais comprados

A sobra de material pode facilmente ser notada ao fim de uma obra, mas é difícil gerenciar suas quantidades durante as fases intermediárias da construção. Naturalmente, essa sobra é inevitável, já que existe uma margem de segurança, porém deve-se tomar cuidado com o excesso.

Comumente esse excesso está relacionado à já mencionada margem de segurança, mas que pode também ter sido calculada de forma equivocada, ocorrendo a partir de erros de pedido, tanto em qualidade quanto em quantidade de insumos. Além disso, pode ocorrer desperdício de material durante a própria aplicação na obra, como causa de medidas erradas (espessura maior que a necessária, por exemplo), e retrabalho.

Mão de obra contratada

Erros causados por trabalhadores são as causas comuns de desperdício. Alguns motivos comuns são inexperiência dos trabalhadores, uma possível falta de habilidade, e uma atitude ruim frente ao trabalho. Esses motivos causam retrabalho, que está diretamente ligado ao desperdício de materiais e de tempo.

Contudo, nem sempre os problemas relacionados ao contingente de trabalho são culpa dos próprios trabalhadores. Uma má gestão também causa desperdícios. Falhas de contratação, deslocamentos desnecessários e a falta de materiais fazem com que a obra atrase, ocasionando desperdício de tempo.

Equipamentos utilizados

Uma má logística de utilização de equipamentos (alugados ou não) também é causa de desperdício na construção civil. Gargalos decorrentes de má gestão de mão de obra, de materiais, ou ainda por questões financeiras são alguns motivos que levam a esse desperdício.

Financeiro

Perdas financeiras estão relacionadas a todos os itens anteriores, e tem origem em um projeto falho. Isso causa compras com preço excessivo (devido à urgência no tempo, tornando impossível uma pesquisa de preços efetiva), compras adiantadas, aluguel de equipamentos por tempo incorreto e contratação inferior ou exagerada de mão de obra.

A importância de um software ERP nesse cenário

Como é possível notar, é difícil obter indicadores exatos para a prevenção dos desperdícios por causa dos fatores intangíveis. Entretanto, é possível melhorar a gestão, minimizando as perdas na construção civil. Isso é realizado com a utilização de softwares ERP.

Tais softwares dividem-se em módulos que se comunicam entre si, integrando a gestão de todas as áreas e fornecendo uma visão mais ampla do que ocorre na obra. Com isso, os itens anteriores, que a princípio dificilmente teriam seu desperdício calculado, passam a ser controlados e acompanhados com muito mais cuidado.

O planejamento e execução estão intimamente relacionados. Como gestor de obras em construção civil, é seu dever garantir que o projeto corra de forma correta e com o mínimo de desperdício. Então fique atento aos itens principais e adquira um software de gestão confiável para auxiliá-lo neste trabalho.

Ficou com alguma dúvida de como um software ERP pode ajudar sua empresa a diminuir o desperdício? Entre em contato a Globaltec, especialista em soluções para construção civil, e fale com um de nossos consultores.



Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 900 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil



Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco:

  • Belo Horizonte (31) 3360-7209
  • Brasília (61) 4063-6229
  • Cuiabá (65) 3051-0351
  • Florianópolis (48) 3771-4727
  • Goiânia (62) 3587-1670
  • Joinville (47) 3512-0332
  • Palmas (63) 3025-8018
  • Recife (81) 4062-9769
  • Rio de Janeiro (21) 3609-2813
  • Salvador (71) 3512-6609
  • São Luís (98) 3042-1970
  • São Paulo (11) 3513-7879