fbpx

Área do Cliente

Descubra o que considerar num projeto de alvenaria estrutural



04 de agosto de 2016

Descubra o que considerar num projeto de alvenaria estrutural

Antes de começar um projeto de alvenaria, deve-se verificar atentamente todos os detalhes do projeto: estrutural, arquitetônico, canalização, gás e energia elétrica. O projeto estrutural deve conter planos das fundações, lajes e células que carregam o reforço da argamassa. Os planos de projeto de arquitetura deve conter detalhes e localização de portas e janelas. Só após essa análise que é possível iniciar a construção.

Sistema de construção de um projeto de alvenaria estrutural

O sistema de construção utilizado normalmente na construção civil é a alvenaria estrutural. Uma vez que as paredes devem suportar a carga das forças estruturais verticais e laterais, a construção de alvenaria estrutural é adequada para edifícios cuja utilização não requeira espaços modificáveis, tais como apartamentos ou hotéis. Outros tipos de construção, tais como muros de contenção e caixa de bueiros, também podem ser feitas em alvenaria estrutural.

Requisitos mínimos:

  • a espessura mínima de paredes deve ser de 120 mm;
  • Dissipação de energia Ro: 2,5;
  • Nível vertical e horizontal: 0,00027;
  • espaçamento vertical: reforço a 2,40 m;
  • Espaçamento entre reforço horizontal: 800 mm.

Tipos de alvenaria estrutural

A alvenaria estrutural pode ser de qualquer um dos tipos seguintes:

Reforçada

É a construção feita com peças de duas paredes paralelas de alvenaria ou flancos reforçados, separados por um espaço contínuo composto de concreto. Este sistema estrutural é classificada como um dos sistemas com especial capacidade de dissipação de energia na faixa elástica.

Alvenaria não reforçada

É a construção de alvenaria, unida por argamassa, internamente reforçado com barras de aço e fios. Para fins de projeto, este sistema estrutural é classificado como especial capacidade de dissipação de energia na faixa elástica. Quando todas as células são injetadas com enchimento de argamassa as células que transformam em uma armadura vertical.

Instalação de inidades

O primeiro passo é localizar a posição exata da parede. O corpo da parede se eleva colocando filas sucessivas no local desejado, nivelamento e alinhando no sentido vertical e horizontal.

  • Deve-se colocar cuidadosamente o primeiro curso de unidades de alvenaria sobre a fundação, combinando as células com os segmentos;
  • Deve-se usar instrumentos para alinhar uma parede ou para estabelecer uma parede curva côncava ou convexa;
  • Todas as unidades devem ser ajustados e serem paralelas à linha reta ou curva da parede frontal;
  • É necessário colocar o threadline após cada curso ser ajustado para assegurar que a geometria da parede seja mantida.

Reforçando as paredes:

Armadura mínima vertical:

  • O espaçamento entre os reforços verticais não pode exceder 2.40m;
  • Deve ter, pelo menos, uma barra de N * 3 (3/8) ou 10M (10 mm) em cada extremidade da parede e janelas adjacentes ou aberturas internas maiores do que 600 mm (horizontal ou vertica;
  • Estas barras devem ser contínuas dentro da seção da parede;
  • Armadura mínima horizontal: o reforço horizontal não pode ser espaçado por mais de 800 milímetros;
  • Reforço horizontal mínimo de N * 3 (3/8) ou 10M (10 mm) nas paredes ao nível das lajes de chão.

Torne a gestão da sua obra mais eficiente, transformando antigos problemas em tarefas simples e descomplicadas. Conheça a Globaltec, e mude a maneira como você faz a gestão do seu projeto na construção civil.

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 900 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil


Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco: