fbpx

Área do Cliente

Reduza o desperdício de insumos em sua obra



11 de agosto de 2016

Reduza o desperdício de insumos em sua obra

Ao se depararem com a palavra desperdício, a maioria das pessoas logo pensa em um insumo que, no decorrer do processo de fabricação ou utilização, foi perdido por algum motivo. Mas no ramo da construção civil o conceito de desperdício é muito mais amplo. Ele envolve não somente a perda de matérias-primas, como também os impactos financeiros negativos que ela gera, tanto para a obra quanto para a construtora.O desperdício de matérias-primas, além de aumentar o custo total do empreendimento, ainda gera impactos ambientais significativos, caso os entulhos sejam tratados de forma inadequada. No post de hoje, daremos seis dicas sobre como reduzir o desperdício de insumos, que você pode aplicar em suas obras em andamento e não correr o risco de sofrer os prejuízos citados anteriormente. Veja quais são elas:

Dicas para reduzir o desperdício de insumos em obras na construção civil

Planeje a utilização de cada material

A nossa primeira dica está diretamente ligada à fase de planejamento da obra. É nesta etapa que os responsáveis devem planejar e organizar os trabalhos a

serem realizados, assim como todos os os materiais a serem utilizados em cada um deles. Esse planejamento é o primeiro passo para um uso mais racional das matérias-primas e para a redução do desperdício de insumos no canteiro de obras.

Veja a possibilidade de devolução da matéria-prima excedente

Antes da obra começar, é importante que os responsáveis chequem com os fornecedores a possibilidade de devolução das matérias-primas excedentes. A construtora também pode utilizar as sobras em outras obras que ela esteja administrando ou até mesmo revendê-las para outras companhias. Estas medidas, além de reduzirem o desperdício, ainda geram economia tanto para a construtora quanto para o seu cliente.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO BIM PARA CONSTRUÇÃO

Adote os conceitos de reciclagem

Outra dica para reduzir o desperdício de insumos é empregando os conceitos de reciclagem no canteiro de obras. Os materiais de alvenaria, como tijolos e blocos de concreto, podem ser triturados e destinados à produção de bases rodoviárias. Os metais utilizados para sustentar estruturas de concreto também podem ser facilmente derretidos e utilizados para a produção de algo novo, mesmo quando se encontram enferrujados.

Sistematize as movimentações no canteiro de obra

Os gestores da obra também devem atentar-se ao layout do canteiro de obras. Isso porque eles devem assegurar que o arranjo do canteiro otimize ao máximo as movimentações de matérias-primas, para que quebras e desperdícios sejam evitados. Além disso, eles precisam evitar a ocorrência de deslocamentos desnecessários e garantir que os insumos cheguem ao canteiro apenas quando eles forem realmente necessários.

Invista em tecnologias para tornar a construção mais enxuta

Para reduzir os desperdícios e tornar a construção mais enxuta, os gestores também devem fazer o uso de tecnologias. Um software ERP especialista no mercado de construção civil, por exemplo, facilita o controle dos processos da obra, o acompanhamento de métricas e o gerenciamento de resíduos, por meio de relatórios gerados em tempo real. Assim, fica muito mais fácil reduzir os desperdícios e tornar a obra mais sustentável.

Eduque a equipe envolvida na obra

Toda a equipe envolvida na obra precisa estar consciente acerca da importância da redução de desperdícios de materiais no canteiro. Por isso, os responsáveis pela construção precisam promover programas de treinamento. Nestes, todos os membros equipe devem aprender sobre como otimizar o uso das matérias-primas e destinar adequadamente os resíduos que podem ser reciclados ou reutilizados.

Acompanhou todas as nossas dicas? Agora é hora de colocá-las em prática e aproveitar todos os benefícios gerados pela redução de desperdícios. Se tiver ficado com alguma dúvida sobre este assunto, basta escrevê-la nos comentários!

 

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 900 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil


Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco: