fbpx

Área do Cliente

3 Dicas para gestão de projetos que podem impactar no seu negócio



06 de setembro de 2016

3 Dicas para Gestão de Projetos que podem impactar no seu negócio

Com o aumento das demandas imobiliárias, foi necessário o aperfeiçoamento da área de gestão de construção civil no Brasil. De alguns anos para cá, muito mudou em relação à metodologia aplicada para a gestão de projetos, usando-se como principal fonte dessa metodologia é o PMBOK, um guia completo. Para que seu projeto funcione, é importante que a gestão seja feita corretamente. Tudo inicia com um planejamento focado para a execução, além disso, é importante determinar métricas que permitem saber o que está sendo realizado dentro do prazo. Separamos algumas dicas para você gerir corretamente seus projetos e conseguir finaliza-los dentro do prazo e com a melhor qualidade possível.

3 dicas para gestão de projetos

Evite surpresas durante a execução do projeto

É importante que tudo esteja planejado. O Macro planejamento deve ser de comum acordo de todas as partes que participam do projeto. Dentro do planejamento inicial é importante apresentar um levantamento de horas, pessoas e custos envolvidos no projeto. No caso das horas, deve-se levar em conta cenários diferentes para ter um número que é condizente com a realidade. As pessoas devem ser alocadas no projeto de acordo com suas habilidades técnicas e interpessoais.

Antecipe situações desfavoráveis

Esteja sempre um passo a frente! Verifique com todos os envolvidos no projeto quais são seus maiores receios e entenda o que poderia dar errado. A comunicação é essencial, pois muitas vezes alguém já percebeu alguma situação que causará impacto na continuidade do projeto, porém não relatou por não haver um canal aberto para comunicação. Além disso, é essencial ter um monitoramento constante, com reuniões de status periódicas para que todos estejam cientes. Nessas reuniões, pode-se criar planos de mitigação para riscos do projeto e verificar atrasos no planejamento.

Soluções que irão mover sua empresa

Agilize as tomadas de decisões

Não gaste muito tempo para tomar decisões importantes! Enquanto você pensa e recebe uma resposta de todos os envolvidos, sua obra pode parar. Empresas que trabalham com projetos devem ter uma priorização para respostas. Ou Seja, todos os e-mails referentes a orçamento são mais prioritários que os e-mails de troca de recurso. Dessa forma, decisões mais importantes podem ser tomadas quase que de maneira instantânea. Além disso, a presença de todas as pessoas envolvidas no projeto e com poder de decisão é essencial nas reuniões de status. Quando todas as pessoas importantes para as decisões estão juntas em uma mesma sala, munidas com as informações necessárias, decisões podem ser tomadas de maneira rápida e certeira.

Ter um planejamento consistente, reuniões que preveem e remediam riscos e uma visão completa do andamento do projeto, há mais garantias que o projeto seja um sucesso. Muitas vezes, a diferença entre projetos que são concluídos no prazo e os que atrasam está no planejamento e na tempestividade de ações corretivas. Para lhe ajudar a gerenciar o projeto, você pode utilizar um Software ERP para construção civil. Através desse software de gestão de projetos, você pode acompanhar o andamento do projeto como um todo e identificar cenários que estão atrasando a data final de entrega. Após conhecer um ERP de gestão com qualidade, você conseguirá organizar e ter uma visão geral do projeto.

Gostos das dicas e quer facilitar a gestão dos seus projetos? Conheça mais sobre o Software ERP no nosso site e tenha projetos de sucesso.

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 900 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil



Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco: