Gerenciamento da frota
O gerenciamento de frota é uma das questões mais importantes nas construções pesadas, uma vez que contam com máquinas de grande porte e equipes especializadas operando-as. O acompanhamento de questões como a mobilização e a desmobilização das máquinas, seu rendimento e volume de carga e as horas trabalhadas pelas equipes é, portanto, fundamental para garantir o desempenho da frota, evitando retrabalhos, deslocamentos desnecessários e horas ociosas. Para tal, o planejamento da frota deve contar com indicadores de produtividade eficientes e verificação periódica de seus resultados.
Planejamento da manutenção
A frota de máquinas pesadas exige do gestor também um controle sobre os procedimentos de manutenção. Estes, quando planejados adequadamente e realizados dentro dos períodos recomendados pelos fabricantes, garantem a realização de uma obra mais eficiente, respeitando prazos, orçamentos e padrões de qualidade. Os serviços de manutenção devem ser controlados não somente no que se refere à sua periodicidade, mas também à forma como são realizados, ou seja, não basta que ocorram, têm de ser bem executados. Os problemas relacionados à manutenção dos equipamentos podem trazer diversos prejuízos para obras pesadas, de forma que registros e checklists devem ser mantidos em dia e verificados constantemente.
Índice de produtividade
O índice de produtividade na construção civil corresponde à relação entre o produto gerado e os fatores mão-de-obra, materiais e equipamentos, que interagem para sua realização. Isto quer dizer que a análise da produtividade em obras de grande porte deve ser monitorada levando em consideração indicadores eficientes relacionados a cada um destes fatores. Ao analisar a produtividade da mão-de-obra, por exemplo, o gestor deve acompanhar informações como o número de funcionários envolvido em cada tarefa, o tempo de execução da mesma, a quantidade de materiais e equipamentos empregados pela equipe, etc.
Tecnologia para controle
O desenvolvimento da tecnologia vem trazendo diversos benefícios para a gestão de obras de construção civil, tornando a utilização de seus recursos requisito essencial para a prestação de serviços com qualidade e eficiência nos dias de hoje. Os softwares ERP são neste sentido ferramentas cada vez mais comuns entre construtoras, incorporadoras e empreiteiras, centralizando todo o trabalho operacional e administrativo de suas atividades. Estes softwares permitem a realização de ajustes de acordo com as necessidades de cada empresa, contribuindo para o controle das diferentes condicionantes de uma obra. As soluções tecnológicas vêm ganhando espaço no canteiro de obras também através dos dispositivos móveis, como tablets e smartphones que contribuem para o trabalho da equipe de gestão.
A Globaltec, empresa especializada em softwares de gestão para construtoras, incorporadoras e imobiliárias, oferece soluções para diversas áreas destas organizações. Conheça a Globaltec e entenda como podemos contribuir para otimizar suas atividades e maximizar os lucros na sua empresa!
Como sua empresa vem realizando a gestão de obras pesadas? Estas práticas já vêm sendo adotadas? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!