Como evitar desperdício na gestão de construções pesadas

Área do Cliente

Como evitar desperdício na gestão de construções pesadas



09 de setembro de 2016

Como evitar desperdício na gestão de construções pesadas

Um bom planejamento é indispensável para o gerenciamento eficiente de qualquer tipo de obra de construção civil, contribuindo para o cumprimento de prazos, a produtividade, a economia de materiais e serviços e a qualidade do produto final. Diversas variáveis podem interferir no planejamento ao longo do tempo de execução do projeto, de forma que o processo produtivo deve ser acompanhado de perto pela equipe de gestão, através de técnicas eficazes, bons indicadores e controles adequados. Para construções pesadas, estas questões são ainda mais complexas, exigindo do gestor o acompanhamento de um número ainda maior de condicionantes.  Confira algumas práticas de gestão que podem evitar desperdícios nas construções pesadas:

Gerenciamento da frota

O gerenciamento de frota é uma das questões mais importantes nas construções pesadas, uma vez que contam com máquinas de grande porte e equipes especializadas operando-as. O acompanhamento de questões como a mobilização e a desmobilização das máquinas, seu rendimento e volume de carga e as horas trabalhadas pelas equipes é, portanto, fundamental para garantir o desempenho da frota, evitando retrabalhos, deslocamentos desnecessários e horas ociosas. Para tal, o planejamento da frota deve contar com indicadores de produtividade eficientes e verificação periódica de seus resultados.

Planejamento da manutenção

A frota de máquinas pesadas exige do gestor também um controle sobre os procedimentos de manutenção. Estes, quando planejados adequadamente e realizados dentro dos períodos recomendados pelos fabricantes, garantem a realização de uma obra mais eficiente, respeitando prazos, orçamentos e padrões de qualidade. Os serviços de manutenção devem ser controlados não somente no que se refere à sua periodicidade, mas também à forma como são realizados, ou seja, não basta que ocorram, têm de ser bem executados. Os problemas relacionados à manutenção dos equipamentos podem trazer diversos prejuízos para obras pesadas, de forma que registros e checklists devem ser mantidos em dia e verificados constantemente.

Índice de produtividade

O índice de produtividade na construção civil corresponde à relação entre o produto gerado e os fatores mão-de-obra, materiais e equipamentos, que interagem para sua realização. Isto quer dizer que a análise da produtividade em obras de grande porte deve ser monitorada levando em consideração indicadores eficientes relacionados a cada um destes fatores. Ao analisar a produtividade da mão-de-obra, por exemplo, o gestor deve acompanhar informações como o número de funcionários envolvido em cada tarefa, o tempo de execução da mesma, a quantidade de materiais e equipamentos empregados pela equipe, etc.

Tecnologia para controle

O desenvolvimento da tecnologia vem trazendo diversos benefícios para a gestão de obras de construção civil, tornando a utilização de seus recursos requisito essencial para a prestação de serviços com qualidade e eficiência nos dias de hoje. Os softwares ERP são neste sentido ferramentas cada vez mais comuns entre construtoras, incorporadoras e empreiteiras, centralizando todo o trabalho operacional e administrativo de suas atividades. Estes softwares permitem a realização de ajustes de acordo com as necessidades de cada empresa, contribuindo para o controle das diferentes condicionantes de uma obra. As soluções tecnológicas vêm ganhando espaço no canteiro de obras também através dos dispositivos móveis, como tablets e smartphones que contribuem para o trabalho da equipe de gestão.

Globaltec, empresa especializada em softwares de gestão para construtoras, incorporadoras e imobiliárias, oferece soluções para diversas áreas destas organizações. Conheça a Globaltec e entenda como podemos contribuir para otimizar suas atividades e maximizar os lucros na sua empresa!

Como sua empresa vem realizando a gestão de obras pesadas? Estas práticas já vêm sendo adotadas? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!



Noticias relacionadas

3 dicas para sua construtora crescer no primeiro semestre 2018

3 dicas para sua construtora crescer no primeiro semestre

Elaboramos este conteúdo especialmente com algumas dicas para sua construtora crescer já no primeiro semestre do ano. Confira!

Saiba mais!
Gestão de contrato eficiente no mercado de construção civil

Gestão de contrato eficiente no mercado de construção civil

Algumas funções administrativas, comerciais e financeiras se não forem bem planejadas e executadas, podem comprometer as operações e o...

Saiba mais!
5 formas de minimizar o desperdício na obra

Veja 5 formas de minimizar o desperdício na sua obra

Para minimizar o desperdício na obra e gerar um melhor aproveitamento de recursos e economia, confira, a seguir, algumas dicas importantes.

Saiba mais!

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 1000 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil


Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco: