Agora, se o processo é realizado de maneira integrada, há inúmeras vantagens. Além de um ERP reter uma gama de informação enorme para a gestão das obras, o sistema permite a integração entre todos os envolvidos no projeto por meio de um banco de dados integrados. Abaixo, falaremos das 4 vantagens de implementar um software ERP integrado para construção civil:
1. Eliminação da manutenção de múltiplos sistemas
Ao utilizar um único sistema, a manutenção de vários programas é dispensada. Lembra quando você precisava chamar um técnico para verificar onde estava o erro de um programa e levava horas para detectá-lo e consertar as falha? Ou das dezenas de contratos com programas de empresas diferentes? Um software ERP faz a integração entre departamento em todo ciclo da construtora, basta adicionar módulos. Os módulos mais comuns são: gestão de compras, gestão de custo, gestão de contratos, gestão de obras, gestão de patrimônio e gestão comercial. A integração e troca de informações entre todas essas áreas vai garantir eficiência maior no uso dos recursos e manter os colaboradores informados sobre a situação da empresa como um todo. Em suma, eliminar essa necessidade de manutenção de vários sistemas irá otimizar o uso de recursos e reduzir gastos.
2. Redução do retrabalho e inconsistências
A implementação de um ERP pode resolver problemas com retrabalho e inconsistência de informações. Como o sistema integra os departamentos da construtora em uma mesma plataforma a comunicação se torna ágil. Com todos os colaboradores tendo acesso imediato às informações precisas e respostas rápidas diante dos problemas organizacionais, é muito mais difícil que percam tempo com atividades desnecessárias. Essa redução de inconsistências é extremamente relevante no campo da construção civil, já que na maioria das vezes os processos de comunicação e atualização de informações entre o canteiro de obras e as áreas de projeto e administrativa são manuais. Imagine as possibilidades de erro em um sistema baseado em papel ou sistemas desvinculados. O processo manual além de ser lento é frágil, já que as informações podem ser ilegíveis ou pode haver um erro de digitação que dificulte o entendimento.
3. Melhoria na qualidade da informação
O sistema integrado fornece informações precisas e atuais para a tomada de decisões gerenciais importantes. A aceleração ou desaceleração de contratação de mão-de-obra e compra de equipamentos e insumos, por exemplo. A integração também permite que a área de compras escolha o momento certo para renovar contratos de locação de equipamentos. Fica evidente que essa interação entre o engenheiro de obra e a equipe de compras é só mais um dos exemplos de como a qualidade na informação auxilia no aumento da produtividade e assertividade das decisões de todos os setores. A área de compras pode checar sempre a quantidade de insumos disponíveis necessários para as obras e assim evitar compras emergenciais ou desnecessárias.
4. Padronização de procedimentos
A ferramenta também organiza e padroniza processos de uma empresa. Ou seja, o ERP cria o ambiente ideal para que todas as equipes tenham facilidade ao inserir informações precisas e atualizadas no sistema da maneira que foi acordada com todos os profissionais. Sabe aquele documento super importante que foi extraviado porque um ex-funcionário guardou em alguma pasta que ninguém mais sabe? Com um sistema integrado, o modus operandi é padrão, o que evita esse tipo de falha no procedimento. Assim, todas as áreas geram insumos para que a equipe trabalhe de maneira mais precisa e organizada.
A gestão simultânea de múltiplas obras só é realizada de maneira eficaz se todos os setores envolvidos estiverem integrados. Assim, a equipe visualiza números consolidados ou relativos a cada projeto e consegue identificar oportunidades de melhorias no aproveitamento de recursos. Finalmente, um software ERP integrado para construção civil permite o cruzamento de informações para planejar e simular cenários futuros com base em dados reais.