CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

4 vantagens de um software ERP integrado para construção civil

4 vantagens de um software ERP integrado para construção civil

Um software ERP (Enterprise Resource Planning) deve unir e disponibilizar informações de forma consistente para toda a empresa. No campo da construção civil, esse sistema integra o gerenciamento de processos administrativos, contábeis e relativos diretamente à obram, além de outros setores. Para isso, é fundamental que o sistema esteja em conformidade com as necessidades e perspectivas de desenvolvimento da construtora, já que adquirir um ERP não garante por si só vantagens competitivas.
Agora, se o processo é realizado de maneira integrada, há inúmeras vantagens. Além de um ERP reter uma gama de informação enorme para a gestão das obras, o sistema permite a integração entre todos os envolvidos no projeto por meio de um banco de dados integrados. Abaixo, falaremos das 4 vantagens de implementar um software ERP integrado para construção civil:

1. Eliminação da manutenção de múltiplos sistemas

Ao utilizar um único sistema, a manutenção de vários programas é dispensada. Lembra quando você precisava chamar um técnico para verificar onde estava o erro de um programa e levava horas para detectá-lo e consertar as falha? Ou das dezenas de contratos com programas de empresas diferentes? Um software ERP faz a integração entre departamento em todo ciclo da construtora, basta adicionar módulos. Os módulos mais comuns são: gestão de compras, gestão de custo, gestão de contratos, gestão de obras, gestão de patrimônio e gestão comercial. A integração e troca de informações entre todas essas áreas vai garantir eficiência maior no uso dos recursos e manter os colaboradores informados sobre a situação da empresa como um todo. Em suma, eliminar essa necessidade de manutenção de vários sistemas irá otimizar o uso de recursos e reduzir gastos.

2. Redução do retrabalho e inconsistências

A implementação de um ERP pode resolver problemas com retrabalho e inconsistência de informações. Como o sistema integra os departamentos da construtora em uma mesma plataforma a comunicação se torna ágil. Com todos os colaboradores tendo acesso imediato às informações precisas e respostas rápidas diante dos problemas organizacionais, é muito mais difícil que percam tempo com atividades desnecessárias. Essa redução de inconsistências é extremamente relevante no campo da construção civil, já que na maioria das vezes os processos de comunicação e atualização de informações entre o canteiro de obras e as áreas de projeto e administrativa são manuais. Imagine as possibilidades de erro em um sistema baseado em papel ou sistemas desvinculados. O processo manual além de ser lento é frágil, já que as informações podem ser ilegíveis ou pode haver um erro de digitação que dificulte o entendimento.

3. Melhoria na qualidade da informação

O sistema integrado fornece informações precisas e atuais para a tomada de decisões gerenciais importantes. A aceleração ou desaceleração de contratação de mão-de-obra e compra de equipamentos e insumos, por exemplo. A integração também permite que a área de compras escolha o momento certo para renovar contratos de locação de equipamentos. Fica evidente que essa interação entre o engenheiro de obra e a equipe de compras é só mais um dos exemplos de como a qualidade na informação auxilia no aumento da produtividade e assertividade das decisões de todos os setores. A área de compras pode checar sempre a quantidade de insumos disponíveis necessários para as obras e assim evitar compras emergenciais ou desnecessárias.

4. Padronização de procedimentos

A ferramenta também organiza e padroniza processos de uma empresa. Ou seja, o ERP cria o ambiente ideal para que todas as equipes tenham facilidade ao inserir informações precisas e atualizadas no sistema da maneira que foi acordada com todos os profissionais. Sabe aquele documento super importante que foi extraviado porque um ex-funcionário guardou em alguma pasta que ninguém mais sabe? Com um sistema integrado, o modus operandi é padrão, o que evita esse tipo de falha no procedimento. Assim, todas as áreas geram insumos para que a equipe trabalhe de maneira mais precisa e organizada.

A gestão simultânea de múltiplas obras só é realizada de maneira eficaz se todos os setores envolvidos estiverem integrados. Assim, a equipe visualiza números consolidados ou relativos a cada projeto e consegue identificar oportunidades de melhorias no aproveitamento de recursos. Finalmente, um software ERP integrado para construção civil permite o cruzamento de informações para planejar e simular cenários futuros com base em dados reais.

Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta na área de comentários.

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!