Há muito tempo, o alvo dos criminosos deixou de ser apenas comércios, bancos e residências. Eles também passaram a invadir canteiros de obras, já que estes locais costumam ter ferramentas e equipamentos muito valiosos, que podem ser vendidos facilmente e gerar um bom ‘lucro’. Não é à toa que, no decorrer dos últimos anos, uma série de construtoras vem relatando roubos que aconteceram em seus canteiros de obras.Os criminosos roubam desde itens pequenos, como fios de cobre e furadeiras, até grande, como portões, retroescavadeiras e pás carregadeiras. E os gestores de construtoras, que já tinham muitas preocupações (orçamento da obra, cronograma, pagamento de impostos, etc), agora ainda precisam cuidar da segurança dos canteiros. A seguir, daremos algumas dicas sobre como aumentar a segurança patrimonial do seu canteiro de obras. Confira:
Impeça o acesso ao almoxarifado
O primeiro local que os criminosos vão após invadirem o canteiro é o almoxarifado. Isso porque é nele onde ficam armazenados os itens de maior valor. Para evitar que eles tenham acesso ao almoxarifado, é importante mantê-lo fechado e instalar câmeras e sensores em seu interior e exterior. Algumas construtoras utilizam o contêiner almoxarifado, que é bastante seguro e só permite o acesso a colaboradores autorizados.
https://eventos.globaltec.com.br/contratacaodeempreiteiros
Implemente uma portaria
O fluxo de pessoas em um canteiro de obras é muito intenso. A todo momento, gestores, operários, corretores de imóveis com seus clientes e profissionais responsáveis pela entrega de materiais e refeições entram e saem do canteiro. E neste ‘entra e sai’, um pessoa mal intencionada pode acessar o canteiro sem que os responsáveis percebam. Por isso, é importante implementar uma portaria e controlar o fluxo de pessoas.
Instale cercas elétricas e concertinas
Cercas elétricas e concertinas podem impedir que os criminosos escalem os muros do canteiro. Também é importante instalá-las nos portões das portarias, que devem ser de metal e não de tapumes de madeira. Mas lembre-se de que as cercas elétricas devem estar devidamente sinalizadas com placas alertando sobre o risco de choque e respeitar a norma internacional ABNT NBR/IEC 60335-2-76.
Defina critérios para a seleção da mão de obra
Alguns operários podem colocar a segurança do canteiro em risco. Muitas construtoras já relataram casos de colaboradores que roubaram ferramentas e até mesmo insumos da obra. Daí a importância das companhias melhorarem o seu processo de seleção. Elas podem, por exemplo, contatar as empresas nas quais um determinado operário trabalhou e solicitar uma avaliação psicológica, antes de efetivar a sua contratação.
Contrate serviços de segurança patrimonial
Existem algumas empresas que são especializadas em segurança patrimonial de canteiros de obras. É muito importante que as construtoras contratem seus serviços, principalmente para o período da noite e finais de semana. O número de vigilantes e a necessidade ou não de armamentos dependerá do porte da construção, do grau de insegurança da região e também do valor financeiro das ferramentas e maquinários presentes em seu canteiro.
Ao seguir todas essas dicas, sua construtora poderá aumentar a segurança de seus canteiros de obras e impedir que os criminosos tenham acesso à eles. Muitos gestores evitam o investimento em segurança, pois acham que ele é muito alto. Mas se considerarmos os prejuízos financeiros gerados pelo roubo de ferramentas e equipamentos, veremos que o valor de investimento é insignificante.