O WhatsApp merece respeito, como qualquer rede social que alcance a marca de 1 bilhão de usuários. E, como não poderia deixar de ser, tem muita gente pegando carona no sucesso do aplicativo e o usando de forma profissional, para prospectar clientes. Já são muitos os corretores de imóveis, por exemplo, que descobriram como fazer do WhatsApp um hábito diário e muito eficiente, sendo uma ótima oportunidade para loteadoras e imobiliárias. Se você não quer ficar de fora dessa briga, preste atenção em algumas dicas que vão potencializar a sua prospecção e abrir uma infinidade de portas para os seus negócios.
Procure autorização do cliente
Estima-se que cerca de 70% dos celulares do Brasil tenham o WhatsApp instalado mas isso não significa que todo mundo quer receber mensagens de quem não conhece. Por isso, procure sempre a autorização do interessado e respeite a sua vontade. Por exemplo, no formulário que ele preencher com e-mail, telefone, tenha uma caixa para marcação se permite contato pelo aplicativo ou não.
Além disso, como você fará uso profissional do aplicativo, é essencial respeitar também o horário comercial. No entanto, se o cliente o procurar fora do horário comercial, responda. Isso fará com que o cliente se sinta especial e demonstrará um atendimento diferenciado
Não seja um chato
Da mesma forma, não é porque ele autorizou o contato que você vai se tornar inconveniente, mandando mensagens toda hora e insistindo mesmo quando o outro não responde. Saiba agir com calma e estratégia e não insista se não tiver abertura para um bate-papo.
Evite erros de português e cuidado com o corretor
Não cometa erros de português. Eles pegam muito mal em qualquer profissão, principalmente na de corretor de imóveis já que o profissional deve ler bastante e estudar diversos assuntos – e quem lê muito geralmente escreve bem. Cuidado com as concordâncias verbais e nominais e não esqueça os plurais. Na dúvida, faça um cursinho de português online é prático, acessível e de grande ajuda.
Tome cuidado, também, com os corretores, que muitas vezes transformam uma palavra em outra que não tem nada a ver. Aí, o resultado pode até ser engraçado, inconveniente ou ofensivo, mas de qualquer forma não é uma postura profissional. Fique muito atento antes de enviar a mensagem. A dica, nesse caso, é ter o WhatsApp também no computador, por onde é mais fácil digitar sem erros.
Use a ferramenta também para mensagens de agradecimento
Fechou o negócio? Então é hora da pós-venda, uma das etapas que mais fidelizam clientes. Você pode estreitar o relacionamento com o cliente agradecendo a confiança, perguntando se está gostando da casa nova e se pode ajudar em alguma coisa, enfim, mostrando a ele a exclusividade que ele representa na sua cartela de contatos.
Saiba como agir após um primeiro contato
Fez um primeiro contato, o cliente respondeu depois desapareceu? Envie uma nova mensagem perguntando se ele precisa de mais alguns detalhes ou se gostaria de conhecer um imóvel diferente. Insistir, usando o bom senso, não é pecado. Pecado é ser chato.
Foto do perfil, você sabe escolher?
A foto do perfil no WhatsApp também é muito importante mesmo que a conta seja sua, pessoal, e não da imobiliária. Se você a está usando para fins profissionais, o perfil deve ser profissional. Coloque a logo da imobiliária ou sua, mas cuidado para não parecer informal demais, como fazendo musculação, na praia de sunga ou com copo de cerveja na mão. Esse tipo de foto é para bate-papo com os amigos, não para prospectar cliente.
Seja rápido
Se você iniciou uma conversa e a pessoa levou uma hora para responder, não é por isso que você vai levar outra hora para responder mesmo tendo visto a mensagem. Uma das vantagens do aplicativo é justamente a sua agilidade, portanto, procure ser rápido nas suas respostas, e conciso, sem ficar dando um monte de voltas e fazendo um texto imenso, que dá preguiça só de olhar. Saiba manter a bola no jogo, com agilidade.
Aproveite as vantagens do WhatsApp com sabedoria e estratégia, e logo você terá mais um canal de vendas bastante eficiente ampliando os seus negócios.
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