Área do Cliente

3 benefícios da energia solar para canteiros de obras



15 de dezembro de 2016

3 benefícios da energia solar para canteiros de obras

O mercado da construção civil tem levado a questão da sustentabilidade muito a sério. No decorrer dos últimos anos, muitas construtoras vêm implementando medidas sustentáveis em todas as fases de seus projetos, desde a concepção até a entrega dos empreendimentos. Uma dessas medidas é a utilização da energia solar no canteiro de obras, que o torna mais sustentável e ainda contribui para a redução das despesas com eletricidade.No post de hoje, mostraremos os três principais benefícios que a energia solar pode gerar para os canteiros de obras das construtoras. Confira quais são eles:

1. Reduz as despesas com eletricidade

O primeiro impacto positivo gerado é a redução das despesas com energia elétrica convencional, que beneficia tanto o orçamento da obra quanto as receitas da construtora. Esta redução das despesas é que justifica, ao longo do tempo, o investimento feito nos painéis solares. Nos canteiros, eles podem ser instalados no teto dos vestiários, refeitórios, almoxarifados e escritórios ou nos terrenos vazios localizados ao redor deles.

A energia solar gerada pode ser utilizada para acender as luminárias de LED dos ambientes, aquecer a água que sai dos chuveiros nos vestiários e garantir a iluminação do canteiro, caso o fornecimento de energia convencional seja interrompido. E ao terem um ‘contato’ mais próximo com a energia solar, os envolvidos na obra podem ver os benefícios financeiros que ela gera e aderir à cultura da sustentabilidade.

2. Protege a obra contra as variações na tarifa de energia elétrica

As tarifas cobradas pelas concessionárias de cada região do país variam de acordo com a utilização da energia elétrica em determinados períodos do dia (horários de ponta e fora de ponta) e do ano (secos e chuvosos). O preço das tarifas aumenta principalmente nos períodos secos do ano, em que os níveis de água das barragens diminuem devido à estiagem e a geração da energia elétrica convencional cai drasticamente.

E o resultado dessa variação é refletido nas tarifas e no orçamento das obras. A energia solar pode sanar esse problema, protegendo o canteiro contra as variações no preço das tarifas de energia elétrica e reduzindo o seu preço nos períodos secos. Isto pode ajudar as construtoras a passar por esses períodos sem grandes dificuldades e também assegurar o andamento de seus projetos dentro do orçamento previsto.

3. Torna o empreendimento ainda mais sustentável

Várias construtoras já adotam medidas sustentáveis nas fases de concepção e construção de seus empreendimentos. As mais comuns são a captação da água da chuva, a separação dos resíduos sólidos, a utilização de materiais ecológicos e a adoção de tecnologias que diminuem o consumo de papel. A adoção dessas medidas, juntamente com a utilização da energia solar, podem tornar as construções ainda mais sustentáveis.

E isto melhora a reputação da construtora e contribui para a divulgação do empreendimento no mercado, tendo em vista que os compradores estão cada vez mais exigentes em relação à sustentabilidade. A utilização da energia solar no canteiro de obras pode, inclusive, ajudar o empreendimento a obter a Certificação LEED da Greenbuilding, que assegura o seu comprometimento com a preservação ambiental.

E os canteiros da sua construtora, já se beneficiam da energia solar? Acha que ela é benéfica para as construções? Escreva suas opiniões, experiências ou questionamentos nos comentários!



Noticias relacionadas

5 formas de resolver a falta de fluxo de caixa

Descubra 5 formas de resolver a falta de fluxo de caixa

A maioria dos problemas de fluxo de caixa podem ser evitadas com preparação, a estratégia certa e um software ERP para o segmento...

Saiba mais!
Desvendando o conceito Turn Key na sua empresa

Desvendando o conceito Turn Key na sua empresa

Você conhece o tipo de contrato Turn Key e a gestão que ele demanda? Descubra as vantagens e como...

Saiba mais!
5 formas de minimizar o desperdício na obra

5 formas de minimizar o desperdício na obra

É fundamental que os recursos sejam utilizados de forma a otimizar o processo, combatendo o desperdício a fim de...

Saiba mais!

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 1000 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil


Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco: