O mercado da construção civil tem levado a questão da sustentabilidade muito a sério. No decorrer dos últimos anos, muitas construtoras vêm implementando medidas sustentáveis em todas as fases de seus projetos, desde a concepção até a entrega dos empreendimentos. Uma dessas medidas é a utilização da energia solar no canteiro de obras, que o torna mais sustentável e ainda contribui para a redução das despesas com eletricidade.No post de hoje, mostraremos os três principais benefícios que a energia solar pode gerar para os canteiros de obras das construtoras. Confira quais são eles:
1. Reduz as despesas com eletricidade
O primeiro impacto positivo gerado é a redução das despesas com energia elétrica convencional, que beneficia tanto o orçamento da obra quanto as receitas da construtora. Esta redução das despesas é que justifica, ao longo do tempo, o investimento feito nos painéis solares. Nos canteiros, eles podem ser instalados no teto dos vestiários, refeitórios, almoxarifados e escritórios ou nos terrenos vazios localizados ao redor deles.
A energia solar gerada pode ser utilizada para acender as luminárias de LED dos ambientes, aquecer a água que sai dos chuveiros nos vestiários e garantir a iluminação do canteiro, caso o fornecimento de energia convencional seja interrompido. E ao terem um ‘contato’ mais próximo com a energia solar, os envolvidos na obra podem ver os benefícios financeiros que ela gera e aderir à cultura da sustentabilidade.
2. Protege a obra contra as variações na tarifa de energia elétrica
As tarifas cobradas pelas concessionárias de cada região do país variam de acordo com a utilização da energia elétrica em determinados períodos do dia (horários de ponta e fora de ponta) e do ano (secos e chuvosos). O preço das tarifas aumenta principalmente nos períodos secos do ano, em que os níveis de água das barragens diminuem devido à estiagem e a geração da energia elétrica convencional cai drasticamente.
E o resultado dessa variação é refletido nas tarifas e no orçamento das obras. A energia solar pode sanar esse problema, protegendo o canteiro contra as variações no preço das tarifas de energia elétrica e reduzindo o seu preço nos períodos secos. Isto pode ajudar as construtoras a passar por esses períodos sem grandes dificuldades e também assegurar o andamento de seus projetos dentro do orçamento previsto.
3. Torna o empreendimento ainda mais sustentável
Várias construtoras já adotam medidas sustentáveis nas fases de concepção e construção de seus empreendimentos. As mais comuns são a captação da água da chuva, a separação dos resíduos sólidos, a utilização de materiais ecológicos e a adoção de tecnologias que diminuem o consumo de papel. A adoção dessas medidas, juntamente com a utilização da energia solar, podem tornar as construções ainda mais sustentáveis.
E isto melhora a reputação da construtora e contribui para a divulgação do empreendimento no mercado, tendo em vista que os compradores estão cada vez mais exigentes em relação à sustentabilidade. A utilização da energia solar no canteiro de obras pode, inclusive, ajudar o empreendimento a obter a Certificação LEED da Greenbuilding, que assegura o seu comprometimento com a preservação ambiental.