CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Descubra como calcular os custos indiretos no mercado de construção civil

No mercado de construção civil, é fundamental pensar no planejamento orçamentário, antes mesmo de começar a execução do projeto. O motivo? Um custo que for mal dimensionado pode não só comprometer o orçamento, como todo o andamento da obra, comprometendo prazos e as tarefas concatenadas. Dessa maneira — a fim de garantir a fluidez no canteiro de obras e a sustentabilidade do projeto, garantindo que a execução do mesmo vá até o fim —, é fundamental priorizar os cálculos dos custos e elaborar um orçamento plenamente completo e detalhado, coerente e viável, com base na realidade da construtora.

Qual o custo total de uma obra?

O custo total de uma obra é o mais fácil. Afinal, ele é a soma dos custos diretos e indiretos. A função de determiná-lo fica a cargo do gerente de projetos e engenheiros de custos, que vão dimensionar — o mais aproximado da realidade quanto possível — o real custo do orçamento.

Para isso, eles precisam reunir não só os dados do projeto, mas também os custos com a mão de obra direta e indireta, bem como calcular todos os custos indiretos envolvidos, a fim de manter a produtividade no canteiro de obras e a saúde financeira da construtora.

O que é o custo de mão de obra indireta?

Conforme afirmamos, os custos totais de uma obra são calculados a partir de um levantamento de custos de diferentes frentes, que são classificados e somados, indicando o valor total.

Nesse cenário, a mão de obra — direta ou indireta — precisa de uma atenção mais que especial, pois é o que dá vida aos projetos, e a obra depende da qualidade dessa mão de obra e do esforço despendido dentro do canteiro de obras.

Sendo assim, compreender os diferentes tipos de mão de obra torna-se fundamental na hora de dimensionar o orçamento. São eles:

  • mão de obra direta, que é aquela que abrange o grupo de profissionais ligados diretamente à execução do projeto. Ou seja, todo recurso humano voltado para a entrega de uma tarefa.
  • mão de obra indireta, que, por sua vez, é formada por profissionais que apoiam a realização dessas tarefas, que são previstas em cronograma.

 O que são custos indiretos e diretos?

O conceito de custos indiretos não é muito diferente do conceito de mão de obra indireta e, assim como ela, merece uma atenção especial, pois envolve todos os recursos que apoiam a realização das atividades da obra, que são:

  • Despesas administrativas;
  • Despesas comerciais;
  • Despesas financeiras;
  • Despesas tributárias;
  • Mão de obra técnica;
  • Canteiro de obras;
  • Segurança do trabalho etc.

Os custos diretos, por sua vez, referem-se aos equipamentos, materiais e mão de obra operacional.

Como calcular os custos indiretos no mercado de construção civil?

Para calcular os custos indiretos, utiliza-se o método de rateio. Entretanto, existem diversos critérios que podem ser utilizados, como, por exemplo:

  • Horas-máquinas;
  • Horas de mão de obra;
  • Proporção com os custos diretos etc.

Essa escolha, contudo, deve levar em conta a estrutura de custos da sua empresa, que se baseia no seu sistema de produção e no gargalo, que é o fator limitante dessa produção.

Sendo assim, é possível fazer o cálculo pela proporcionalidade dos custos indiretos, ou seja, calculando a parcela de custo indireto que cada item absorve. Assim, encontra-se o custo indireto individual de cada item e a soma fornece o custo indireto total da obra.

E você, como faz os cálculos de custos indiretos da sua construtora? Compartilhe sua experiência conosco: deixe um comentário!

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!