Qual o custo total de uma obra?
O custo total de uma obra é o mais fácil. Afinal, ele é a soma dos custos diretos e indiretos. A função de determiná-lo fica a cargo do gerente de projetos e engenheiros de custos, que vão dimensionar — o mais aproximado da realidade quanto possível — o real custo do orçamento.
Para isso, eles precisam reunir não só os dados do projeto, mas também os custos com a mão de obra direta e indireta, bem como calcular todos os custos indiretos envolvidos, a fim de manter a produtividade no canteiro de obras e a saúde financeira da construtora.
O que é o custo de mão de obra indireta?
Conforme afirmamos, os custos totais de uma obra são calculados a partir de um levantamento de custos de diferentes frentes, que são classificados e somados, indicando o valor total.
Nesse cenário, a mão de obra — direta ou indireta — precisa de uma atenção mais que especial, pois é o que dá vida aos projetos, e a obra depende da qualidade dessa mão de obra e do esforço despendido dentro do canteiro de obras.
Sendo assim, compreender os diferentes tipos de mão de obra torna-se fundamental na hora de dimensionar o orçamento. São eles:
- A mão de obra direta, que é aquela que abrange o grupo de profissionais ligados diretamente à execução do projeto. Ou seja, todo recurso humano voltado para a entrega de uma tarefa.
- A mão de obra indireta, que, por sua vez, é formada por profissionais que apoiam a realização dessas tarefas, que são previstas em cronograma.
O que são custos indiretos e diretos?
O conceito de custos indiretos não é muito diferente do conceito de mão de obra indireta e, assim como ela, merece uma atenção especial, pois envolve todos os recursos que apoiam a realização das atividades da obra, que são:
- Despesas administrativas;
- Despesas comerciais;
- Despesas financeiras;
- Despesas tributárias;
- Mão de obra técnica;
- Canteiro de obras;
- Segurança do trabalho etc.
Os custos diretos, por sua vez, referem-se aos equipamentos, materiais e mão de obra operacional.
Como calcular os custos indiretos no mercado de construção civil?
Para calcular os custos indiretos, utiliza-se o método de rateio. Entretanto, existem diversos critérios que podem ser utilizados, como, por exemplo:
- Horas-máquinas;
- Horas de mão de obra;
- Proporção com os custos diretos etc.
Essa escolha, contudo, deve levar em conta a estrutura de custos da sua empresa, que se baseia no seu sistema de produção e no gargalo, que é o fator limitante dessa produção.
Sendo assim, é possível fazer o cálculo pela proporcionalidade dos custos indiretos, ou seja, calculando a parcela de custo indireto que cada item absorve. Assim, encontra-se o custo indireto individual de cada item e a soma fornece o custo indireto total da obra.
E você, como faz os cálculos de custos indiretos da sua construtora? Compartilhe sua experiência conosco: deixe um comentário!