CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

4 dicas para evitar fluxo de caixa instável

4 dicas para evitar fluxo de caixa instável

Dentre outras ferramentas de gestão como os registros de entradas e saídas, as contas a pagar e a receber e o controle de estoque, o fluxo de caixa é crucial para o planejamento financeiro e o crescimento e solidez de qualquer tipo de negócio. Isso porque oferece ao empreendedor informações sobre a movimentação cotidiana dos recursos financeiros da empresa, bem como sobre seus recebimentos e pagamentos. Diante disso, um software ERP que controle o fluxo de caixa é uma ótima saída para as empresas. O fluxo de caixa é um instrumento fundamental para o controle financeiro, permitindo ao empreendedor não somente avaliar a situação financeira do seu negócio, mas também realizar projeções futuras, servindo de indicação para a tomada de decisões e a adoção de estratégias que possam interferir positivamente no equilíbrio do caixa da empresa. Um fluxo de caixa instável e um controle desorganizado podem ser fatais para um negócio, levando-o, em alguns casos, a uma crise financeira irreversível. Para evitar este problema, reunimos algumas dicas para o controle de fluxo de caixa. Confira:

1. Controle periódico do fluxo de caixa

Além de conhecimentos sobre seu mercado de atuação, público alvo e sobre os produtos e serviços que oferece, é fundamental que o empreendedor se mantenha informado sobre a movimentação dos recursos da empresa. A organização e o controle periódico do fluxo de caixa contribuem para atender a compromissos como contas a pagar, impostos e investimentos, além de verificar as contas a receber e o lucro obtido pelo seu negócio.

Principalmente para pequenas empresas, o controle periódico do fluxo de caixa permite ao empreendedor acompanhar de perto ganhos e gastos e saber o que está por vir. Ele garante, ainda, um planejamento estratégico das ações da empresa a fim de não perder oportunidades negócios. Além disso, o fluxo de caixa oferece importantes informações com relação aos gastos, possibilitando que sejam realizados cortes nas despesas e tomadas medidas para evitar desperdícios.

2. Avaliação das condições de crédito

É comum que as empresas ofereçam aos seus clientes incentivos de crédito para que estes gastem mais ao comprar produtos ou contratar serviços. O período padrão para o pagamento costuma ser de 30 dias, mas algumas empresas chegam a oferecer até 50 dias. Apesar de benéficas, as medidas relacionadas às condições de crédito merecem atenção e avaliação por parte do empreendedor. Isso porque oferecer longos prazos para o pagamento significa que a empresa vai demorar para efetivamente receber o valor de uma venda, o que pode vir a prejudicar a quitação de suas dívidas, principalmente no caso de pequenas empresas, que não possuem grandes reversas. Esteja, portanto, atento aos prós e contras das condições de crédito oferecidas pela sua empresa para evitar problemas no pagamento de suas contas.

3. Incentive o pagamento antecipado

As políticas de incentivo ao pagamento antecipado são adotadas por muitas empresas como forma de regular o fluxo de caixa e outros indicadores financeiros, bem como de evitar calotes. A medida consiste em oferecer descontos para os clientes que realizarem o pagamento antes da data de vencimento e contribui para manter evitar que a empresa fique no vermelho. A adoção deste incentivo requer, porém, atenção: é fundamental certificar-se que, após realizar o pagamento, o cliente não vai demorar muito para receber o produto ou serviço contrato. Esteja atento, portanto, à disponibilidade de fornecedores e ao controle de estoque do seu negócio, evitando que esta medida acabe por gerar problemas com a clientela.

4. Controle as despesas internas

Manter um controle do fluxo de caixa, evitando sua instabilidade, requer conhecimento com relação aos custos internos: quanto custa manter sua empresa mês a mês? Qual o lucro necessário para cobrir estas despesas? Controlar as despesas internas é fundamental não somente para que o empreendedor tenha um panorama completo da situação financeira da empresa, mas para que organize as finanças desta e identifique gastos passíveis de serem reduzidos ou eliminados. Realize este controle considerando mesmo os pequenos gastos, como material de escritório, por exemplo, e evite o desperdício de dinheiro com pagamento de multas e juros.

Para pequenas e médias empresas, a terceirização da parte financeira pode ser uma opção interessante, visto que permite que o empreendedor concentre suas energias em outras questões do negócio. Outra forma de controlar o fluxo de caixa de forma periódica e eficiente é a utilização de softwares de gestão financeira. Mais eficientes que as tradicionais planilhas de controle, estes contribuem para evitar erros e otimizar todas as áreas da empresa, identificando prejuízos e desperdícios com antecedência e possibilitando que sejam revertidos em melhorias.

Como você evita a instabilidade do fluxo de caixa da sua empresa? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!