CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

5 benefícios do controle em tempo real na construção civil

A construção de um empreendimento imobiliário deve ser realizada de modo seguro e dentro do planejamento previsto e acordado em contrato. No entanto, não é o que acontece por aí. Isso acontece por causa de uma gestão ineficaz e visão parcial do negócio. Já aquelas construtoras que sabem o que acontece em cada um dos seus setores e possuem um panorama de toda a execução da obra certamente irão reduzir custos e aumentar a sua produtividade.

O que as diferencia das outras? O controle em tempo real na construção civil. Em outras palavras, a agilidade na entrega de informações pertinentes para o bom andamento do negócio. No texto de hoje, separamos 5 benefícios desse tipo de monitoramento que influenciam diretamente no produto final e na lucratividade da empresa.

Para controlar obras em tempo real você vai precisar de um sistema ERP (Planejamento de Recursos Empresariais). Esse sistema integra diversas plataformas e dá ao gestor uma visão holística de todos os setores da construtora, facilitando bastante o planejamento e a tomada de decisões. Assim, as necessidades dos departamentos são integradas, gerando uma gestão mais eficiente em todas as etapas e setores. Veja abaixo 5 vantagens do controle em tempo real na construção civil:

1. Otimização de processos

O atraso nos processos dentro de uma empresa é praticamente eliminado graças à otimização que um sistema real time é capaz de gerar. Esqueça aquelas pilhas de papel, a checagem manual dos recibos, notas fiscais, etc. Bastam alguns cliques para fazer o remanejamento de materiais, equipamentos e equipes nos canteiros de obras. Além disso, fica mais fácil decidir sobre cortes de despesas desnecessárias e direcionar recursos de maneira adequada. Com processos mais eficientes e análise em tempo real, sua empresa irá reduzir retrabalhos e aumentar a produtividade de todas as equipes.

2. Agilidade na comunicação

A possibilidade de compartilhar informações em tempo real com toda a equipe envolvida em uma construção já seria motivo suficiente para o investimento em uma solução ERP. Como o sistema possibilita uma comunicação ágil e troca de informações de forma instantânea e em simultaneidade com os processos de construção, os índices de falhas diminuem automaticamente e as chances de imprevistos ocorrerem também são minimizadas. O resultado? A obra será finalizada em um período de tempo menor.

3. Praticidade no gerenciamento de dados

Com a automação e o controle em tempo real dos dados, os documentos ficam organizados e podem ser acessados por qualquer setor na hora em que for preciso. O sistema integrado de gestão empresarial, depois de coletar dados relacionados à obra, reúne somente as informações mais relevantes para as tomadas de decisão e planejamento. Isto dá aos gestores uma visão completa de toda a construção, acabando com os fluxos de planilhas intermináveis, quando eram necessárias uma para cada etapa ou setor da obra. Dessa forma, as tomadas de decisão se tornam mais assertivas nos cenários que surgem, sem perda de tempo ou incertezas quanto à precisão das informações.

4. Exatidão das informações e processos

Como o registro de informações é realizado apenas uma vez, o tempo perdido com retrabalho devido a falhas de digitação e atraso na entrega dos relatórios diminui bastante. Sabemos que o uso intensivo de planilhas diferentes para cada etapa da obra pode levar os arquitetos, engenheiros e mestres de obras ao descontrole total dos processos.

5. Geração de relatórios em tempo real

Gestores sabem a importância de relatórios em tempo real para a tomada de decisões assertivas e ágeis. Um software ERP que proporcione facilidade na geração de relatórios customizados resulta em informação prática, relevante e disponível a qualquer momento para os gestores do projeto. Assim, baseado nos dados dos relatórios, é mais fácil elaborar planos de ação durante o monitoramento da obra, preparando correções para falhas detectadas e também estudar as causas desses problemas.

Estas foram apenas algumas das vantagens de fazer um controle em tempo real na construção civil. Fica evidente que a tecnologia utilizada a favor da sua construtora vai viabilizar o aprimoramento constante de processos e abrir as portas para o crescimento da empresa.

Sua empresa já sabe a importância da inteligência de mercado para o setor da construção civil? Confira nosso artigo especial sobre o tema!

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!