CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

9 fatores que devem ser considerados no planejamento de construções pesadas

9 fatores que devem ser considerados no planejamento de construções pesadas

Um bom planejamento é essencial para a construção de qualquer empreendimento. Esta afirmação pode até parecer óbvia, mas ela nem sempre é levada é conta por algumas construtoras do ramo da construção pesada. Principalmente em obras de grande porte, o planejamento adequado do espaço onde serão feitas as edificações é crucial não só para o bom andamento dos trabalhos, como também para a minimização dos desperdícios. Os gestores, engenheiros e empresários precisam ter em mente que a produtividade da força de trabalho e a qualidade final do empreendimento dependem desse planejamento. Sem ele, o canteiro de obras não facilitará a realização dos trabalhos e atrasará o cronograma. A seguir, mostraremos nove fatores que os gestores não podem deixar de considerar na hora de planejarem construções pesadas. Confira:

9 fatores que devem ser considerados no planejamento

1. O clima da região

O primeiro fator é o clima, já que os trabalhos dependem de um tempo bom e estável para serem realizados. É importante que os gestores acompanhem as previsões do tempo para se anteciparem à períodos chuvosos e delegarem trabalhos internos às equipes.

2. A topografia do canteiro de obras

Construções pesadas dependem de maquinários de grande porte para a realização de alguns trabalhos. Na hora do planejamento, os gestores também devem saber se a topografia do terreno possibilita a movimentação desses maquinários.

3. A geologia do local

Uma análise geotécnica, realizada por um geólogo, também deve ser considerada no planejamento. Isso porque nem todo solo é preparado para receber uma obra de grande porte. Essa análise deve indicar, por exemplo, a existência ou não de:

  • Nascentes e cursos d’água no entorno do terreno;
  • Solos ou água subterrânea com contaminação química ou biológica;
  • Camadas argilosas que podem gerar problemas construtivos;
  • Processos erosivos ou de deslizamentos;
  • Feições geológicas ou ecológicas que sejam ambientalmente protegidas.

4. O armazenamento de materiais de grande porte

Enormes tubulações e peças de concreto pré-moldado não cabem em depósitos. Por isso, os responsáveis pela obra devem preparar um terreno próximo ao almoxarifado para esses materiais de grande porte serem armazenados adequadamente.

5. A existência de interferências

Áreas de proteção ambiental, linhas de transmissão de energia elétrica e sítios arqueológicos são apenas algumas das interferências que, se os gestores não tiverem conhecimento, poderão paralisar os trabalhos e aumentar o prazo de entrega da obra.

6. A disponibilidade de materiais e equipamentos

Para garantir que os trabalhos não serão paralisados por causa da falta de materiais e equipamentos, os gestores devem planejar a compra e a entrega desses insumos antes do início da obra, com base nas necessidades do canteiro.

7. A organização dos ambientes

As áreas de corte, soldagem, carpintaria, entre muitas outras, precisam estar sempre limpas e organizadas, para que os operadores possam trabalhar com conforto. A instalação de sinalizadores de segurança também não pode deixar de ser especificada no planejamento.

8. A segurança de toda a equipe envolvida

Outro fator que deve ser especificado no planejamento é a entrega de EPIs (Equipamentos de Proteção de Individual) para todo o pessoal. Também é fundamental garantir a utilização correta desses equipamentos e controlar os seus vencimentos.

9. A correta utilização dos softwares ERP

Toda obra de grande porte precisa contar com o apoio de um software ERP para construção pesada. E para garantir que ele seja utilizado da melhor maneira possível, os responsáveis devem estabelecer logo no planejamento a promoção de treinamentos para toda a equipe.

Viu só quantos fatores sua empresa deve considerar na hora de planejar construções pesadas? Conhece algum outro fator que deixamos de citar? Aproveite para compartilhá-lo com a gente nos comentários abaixo!

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!