CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Descubra como medir a produtividade da mão de obra na construção civil

Descubra como medir a produtividade da mão de obra na construção civil

No mercado da construção civil, a questão da produtividade é bastante discutida pelos profissionais, gestores e empresários. E isto não é à toa. Quanto mais baixa for a produtividade da mão de obra, mais prejuízos a construtora terá. E não estamos falando apenas do atraso no cronograma, mas também do aumento dos custos do canteiro e da diminuição dos lucros e da competitividade da companhia no mercado. É por isso que os responsáveis pelo canteiro, devem sempre medir a produtividade dos colaboradores. Somente com essa medição eles poderão detectar problemas, analisar tendências, prever o tempo de finalização das etapas e promover ações de motivação e conscientização. No post de hoje, daremos algumas dicas e orientações que o ajudarão a medir a produtividade da sua mão de obra. Confira:

O conceito de produtividade na construção civil

Para KELLOGG (1981), produtividade é a relação entre produto gerado por homem-hora. Se um colaborador leva uma hora para construir uma parede de 5 metros quadrados, então a sua produtividade é 0,2 Horas/homem por metro quadrado. Também podemos definir produtividade como sendo o intervalo de tempo necessário para um operário realizar uma atividade no canteiro de obras com determinados materiais e equipamentos.

Medindo a produtividade da mão de obra

Os gestores podem calcular a produtividade da sua equipe por meio de indicadores de produtividade. Os números apontados por eles os ajudam a evitar o desperdício de recursos e a solucionar problemas graves, antes que causam impactos negativos no canteiro. Hoje, um dos principais indicadores de produtividade utilizados pelas construtoras é a RUP ( Razão Unitária de Produção), cuja a fórmula é esta:

RUP = Hh/Qs

Hh = número de homens-hora

Qs = quantidade de serviços (m²)

A RUP representa o número de homens-hora necessário para executar 1 metro quadrado de alguma atividade, como pintura, alvenaria, revestimento, etc. Para calcular o número de homens-hora, basta verificar a quantidade de operários que se dedicaram ao serviço e por quanto tempo eles trabalharam. Uma RUP = 0,91 Hh/m2, por exemplo, indica que foram necessários 0,91 homens=hora para a realização de 1 metro quadrado de revestimento na fachada.

manual de contratação de empreiteiro

Quanto mais alto for o valor da RUP, menor é a produtividade da mão de obra. E esta baixa produtividade pode estar sendo gerada pela falta de treinamento da equipe, pela falta de atenção dos colaboradores em relação ao projeto ou mesmo pela dificuldade do serviço. Abaixo, listamos alguns fatores que variam de obra para obra e que podem influenciar negativamente os resultados da RUP:

  • Tipo e grau de dificuldade dos trabalhos que serão realizados;
  • Imprevistos, como falta de água ou energia elétrica e rotatividade de operários;
  • Disponibilidade de materiais, máquinas e equipamentos;
  • Condições climáticas, como chuva e vento forte.

O cálculo da RUP começa na fase de planejamento, com a previsão do número de homens-hora necessário para a realização de um determinado serviço. Depois, os responsáveis realizam o levantamento da produtividade real no canteiro de obras. Com os dados coletados em mãos, eles poderão comparar a RUP prevista com a RUP real e tomar decisões para aumentar a produtividade da mão de obra, caso seja necessário.

A Razão Unitária de Produção também pode ajudar os gestores a planejarem melhor os serviços e as contratações de operários e a tornarem os orçamentos mais transparentes – algo bastante exigido pelos clientes. É importante lembrarmos que o uso de um Software ERP para construção civil pode ajudar os gestores a criarem relatórios personalizados e medirem, em tempo real, as atividades realizadas pela mão de obra.

Aprendeu como calcular a produtividade da sua mão de obra? Se tiver ficado com alguma dúvida, basta escrevê-la nos comentários para que possamos ajudá-lo!

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!