O planejamento estratégico é fundamental em qualquer segmento de atuação. Na construção civil, portanto, não é diferente. Afinal, sem ele, não é possível haver uma boa gestão.O planejamento permite a análise de resultado para tomada de decisão e o equilíbrio e controle dos recursos financeiros da empresa. Por outro lado, a falta de planejamento compromete:
- As margens financeiras;
- Os prazos de entrega;
- A adequação à legislação;
- O controle de custos.
Portanto, acompanhe, a seguir, os principais motivos pelos quais o planejamento é especialmente importante no ramo da construção civil.
1. Para acompanhar a evolução tecnológica
Um dos principais motivos pelos quais o planejamento estratégico é fundamental na construção civil está ligado a tecnologia.
Ela teve um grande avanço na engenharia nos últimos anos, o que contribuiu para uma concorrência mais acirrada — especialmente no Brasil — exigindo, cada vez mais, preparo prévio, para que as empresas de construção civil possam adaptar seus sistemas de produção, adequando-se e se destacando no mercado.
2. Para se precaver contra fatores adversos
O paradoxo dos imprevistos é que eles podem ser evitados. Parece irônico, mas é pura realidade. Imprevistos e fatores que não podem ser controlados também precisam ser planejados, sim.
É preciso incluir uma margem, em seu planejamento financeiro e estratégico, para lidar com fatores externos e internos alheios à sua vontade, como intempéries climáticas ou falhas em materiais oriundos de terceiros.
É preciso, portanto, que o planejamento contemple um plano B para que ocorrências dessa natureza não comprometam prazos de entrega e incorram em aumento de custos, por exemplo.
3. Para alcançar metas
Não há crescimento e nem uma boa gestão se uma empresa não sabe onde quer chegar. O planejamento possibilita o estabelecimento de metas quanto a prazos, custos e qualidade: o tripé para o sucesso de uma gestão de obras.
4. Para garantir continuidade no canteiro de obras
Por fim, o planejamento é fundamental para a continuidade das atividades e para a fluidez no canteiro de obras. Isso porque ele contempla tanto a gestão de custos como a gestão de tempo, fundamental no segmento da construção civil. Isso evita desordens no canteiro de obras e garante que tudo está sendo executado com qualidade e dentro do prazo estabelecido, com os custos orçados.
Os benefícios do planejamento estratégico na construção civil
Como podemos perceber, o planejamento no segmento de construção civil é realmente imprescindível para uma boa gestão, pois possibilita alguns benefícios. São eles:
- Minimização de desperdícios: com planejamento, não há compra de equipamentos e insumos desnecessários;
- Redução de custos: as compras podem ser previstas com antecedência, evitando gastos emergenciais que sujeitam a empresa a ter que adquirir produtos e serviços mais caros;
- Equilíbrio das finanças: a previsão de insumos e equipamentos com antecedência permite um equilíbrio das finanças, ou seja, maior saúde financeira para a empresa.
- Garantia de lucratividade: quando a empresa opera com prazo, qualidade e redução de custos, há maior garantia de lucratividade.
- Ganho de produtividade: com as tarefas muito bem planejadas e uma gestão assertiva, não há mão de obra ociosa e nem retrabalhos ou erros.
- Diminuição de erros: pela previsão de riscos e fatores adversos.
- Precaução contra atrasos: o plano B também evita atrasos, pois novos caminhos e alternativas já foram pensados;
- Maior controle sobre o canteiro de obras: planejamento precisa ser sinônimo de controle, pois de nada adianta planejar e não cumprir.
A utilização de um software ERP permite acompanhamento em tempo real, emissão de relatórios de forma automática, além de automatizar atividades operacionais, deixando o gestor de obras focado nas tarefas estratégicas do canteiro de obras.
Quer saber como realizar um planejamento impecável para sua empresa de construção civil? Baixe agora o nosso Guia de planejamento e tenha todas as informações gratuitamente, na palma de sua mão.