Marcar presença nas redes sociais se tornou fundamental para qualquer tipo de negócio. Então, no setor da construção civil não seria diferente. Por isso, é preciso aprender que usar as redes sociais a favor de sua construtora pode ser muito vantajoso. Não é à toa que o Brasil é considerado o país das redes sociais na América Latina. Em média, 45% da população está ativa nas diferentes redes, de acordo com a pesquisa Digital in 2016, da We Are Social.
Comprar um imóvel é o grande investimento da vida de muitas pessoas. Certamente, os clientes ficam mais tranquilos quando veem que a construtora mantém os perfis atualizados. No post de hoje, ensinaremos como é possível utilizar alguns desses canais de forma favorável ao seu negócio. Confira:
1. Divulgando um novo empreendimento
Fazer a divulgação de um novo empreendimento não está mais restrito à publicidade do rádio e da TV. Hoje, é possível ter autonomia e criar as próprias campanhas em redes sociais como Facebook, Instagram e Youtube.
E mais: nas redes, é possível definir o público-alvo a partir da localização geográfica, sexo e idade. Para publicações orgânicas — aquelas que não são pagas —, é possível trabalhar as palavras-chave para posicionar melhor o conteúdo no Google.
Também estão liberadas as demonstrações ao vivo, com o recurso disponibilizado ano passado: o Facebook Live. Imagine só fazer um live do showroom e convidar os fãs para visitar os apartamentos decorados? É uma das alternativas da maior rede social do mundo que você pode usar para a atrair o público.
Além disso, outro meio que se tornou ferramenta essencial de trabalho é o Whatsapp. A rede social é utilizada por corretores de imóveis para fazer vendas e negociações. Mas é preciso tomar cuidado para não ser invasivo, pois essa também é uma rede de relacionamento.
2. Fornecendo o status do imóvel para o cliente
Outra função que as empresas de construção civil encontraram nas redes sociais foi a de manter o cliente informado. Quer dizer que aquela pessoa que comprou um imóvel na planta pode verificar o andamento da obra pela internet.
Por exemplo, a incorporadora pode publicar uma foto no Instagram e, na legenda, colocar o status do empreendimento. Outra opção é montar um álbum de fotos no Flickr e divulgar o link para a lista de e-mails dos compradores.
No entanto, dar atenção especial a clientes de imóveis que estão com atraso é indispensável. Para esses casos, envie conteúdo exclusivo pelos aplicativos de mensagens. Assim, o cliente fica satisfeito e tranquilo em relação ao investimento que fez.
3. Recebendo feedback de clientes
Nada é mais gratificante para as empresas do que receber mensagens e comentários de agradecimento. Se isso for feito de forma pública, nas redes sociais, melhor ainda.
Em todo caso, mesmo se o feedback for negativo, é obrigatoriamente necessário dar uma resposta e demonstrar interesse na opinião do cliente e em solucionar os possíveis problemas que teve em sua experiência com a empresa. Seja de agradecimento ou de explicação, o retorno deve ser sempre educado e escrito de forma correta, sem erros gramaticais.
Lembre-se de utilizar a tecnologia a favor da sua construtora. Essa é uma das formas mais rápidas de se comunicar com o cliente. Busque classificações sempre positivas, pois algumas redes, como o Facebook, possuem um ranking de estrelas, muito utilizado por possíveis compradores como referência, na hora da escolha de empresas com as quais negociar.
5. Divulgando vagas de trabalho
Por último, e não menos importante, vamos falar do LinkedIn. Essa rede social ainda está tomando forma no Brasil e é pouco explorada pelas empresas. Para a construção civil, que tem grande rotatividade de empregos, é um bom meio de recrutamento.
Conhecida como a rede dos profissionais, nela é possível anunciar as vagas disponíveis e ter acesso ao currículo dos interessados. Sem contar que ter um perfil da empresa no LinkedIn confere credibilidade junto aos candidatos.
Desse modo, temos visto que as vendas de imóveis que passam pelas redes sociais estão ganhando força e podem representar uma parte significativa dos negócios. O consumidor atual tem buscado atendimento personalizado. Por isso, usar as redes sociais a favor de sua construtora pode diminuir as distâncias e o tempo entre empresa-cliente, facilitando as negociações.
Sua empresa utiliza alguma das redes que citamos no post? Como tem sido a experiência em cada uma delas? Conte-nos nos comentários!