Você já parou para pensar em quanto tempo, como gestor de obras, gasta com tarefas relacionadas à gestão, tarefas operacionais e com o canteiro de obras? Qual período da sua jornada é gasto verificando processos que poderiam ser automatizados?Saiba que a gestão consome uma grande parte do seu tempo, energia e atenção, e pior: em tarefas que poderiam ser facilmente automatizadas, evitando fraudes, desperdícios e investimento em pessoas para realizar tarefas desnecessárias. Além de tudo isso, essa perda de produtividade impede que você foque no que realmente importa: as tarefas estratégicas para aumentar o lucro da empresa.
Se você acredita que está perdendo tempo, não se preocupe, pois nós temos a solução ideal. No post de hoje, vamos elencar 4 fatos simples para evitar o seu lucro reduzido e adivinhe só? Todos eles estão ligados a implantar um sistema de gestão em sua empresa.
O que é Sistema ERP (Enterprise Resource Planning)?
Um software ERP é um sistema que gerencia as informações relacionadas aos processos ligados às atividades do gestor de obras. Seus objetivos são, entre outros:
- Proporcionar mais confiança aos dados gerados pelo sistema (dando maior credibilidade);
- Permitir a elaboração de relatórios automáticos (que auxiliam na tomada de decisão);
- Facilitar a alimentação dos dados (em tempo real);
- Proporcionar o fácil entendimento do todo por meio de uma estrutura objetiva e intuitiva.
Assim, é possível integrar todos os setores internos e externos ao canteiro de obras e fornecer ao gestor de obras acesso ágil, eficiente e confiável sobre informações estratégicas, tornando a tomada de decisão mais assertiva.
Como evitar lucro reduzido?
A implantação de um sistema ERP tem alguns objetivos, que estão relacionados aos 4 fatos simples para evitar que o seu lucro seja reduzido. São eles:
1. Otimização de processos
Essa otimização permite um aumento na eficiência dos colaboradores, além de diminuir custos com recursos desnecessários. O gestor consegue focar no que realmente importa, objetivando o crescimento do negócio e também a redução dos custos.
2. Automatização de tarefas manuais
A automatização diminui o retrabalho, aumenta a produtividade e reduz os erros. Além disso, deixa a empresa blindada contra fraudes e furtos.
3. Controle sobre as operações
Com o controle das operações, é possível ter melhor conhecimento sobre todos os processos, além de possibilitar a queda nos custos, redução de despesas operacionais e administrativas e, ainda, a padronização das tarefas — o que gera maior integração e uniformidade.
4. Informações seguras em tempo real
A sincronização das informações em tempo real torna tudo mais preciso e seguro, o que, além de reduzir erros e blindar a segurança da empresa, também facilita o aprendizado do negócio e a construção de visões comuns. Isso permite também maior segurança — pela definição de permissões de acesso — e maior assertividade na tomada de decisões.
A verdade é que um ERP possibilita a integração de todas as áreas da empresa, e, ao dirimir erros e retrabalhos, conduz a uma gestão mais assertiva, com maior segurança e credibilidade.
Isso evita perda de lucro — e até ajuda a aumentá-lo —, proporcionando o crescimento do negócio como um todo, pois promove uma gestão estratégica com uma visão comum e otimização dos recursos.
A Globaltec é especialista no segmento de construção civil, incorporadoras e imobiliárias e dispõe de um sistema ERP completo. Além de tudo isso, ele ainda favorece a mobilidade, permitindo que o gestor acompanhe todos os dados importantes de onde quer que esteja.
Quer saber mais? Conheça o UAU Mobile e todos os seus benefícios para sua empresa!