CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

5 motivos para usar a energia solar a favor de seu negócio

5 motivos para usar a energia solar a favor de seu negócio

Uma das tendências tecnológicas para o setor da construção civil em 2017 é a utilização da energia solar nos empreendimentos. Por isso, este é o momento de focar nas várias práticas sustentáveis que podem ser aplicadas às obras em fase de planejamento. Isso porque são vários os benefícios para a empresa, para o usuário final e também para o meio ambiente. De acordo com a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), a incidência de raios solares no nosso país é tão grande, que seria possível gerar mais energia pelos painéis fotovoltaicos do que pelas usinas.

No post de hoje, nós vamos mostrar 5 motivos pelos quais você deve usar a energia solar a favor de seu negócio. Confira:

1. O mercado está em expansão

O Brasil está atrasado em relação a outros países na utilização da energia solar, considerada uma fonte de energia limpa, renovável e sustentável. Mas, nos últimos anos, o uso dos painéis vem ganhando força por aqui.

Ainda, segundo a Absolar, de janeiro a novembro de 2016, houve um crescimento de 270% na quantidade de sistemas de energia fotovoltaica no país. O número saltou de 1.750 para 6,5 mil.

2. A demanda pelo serviço existe

Vale ressaltar que essa expansão toda é fruto da demanda dos consumidores finais das construtoras e incorporadoras. Eles têm exigido, cada vez mais, imóveis com sistema de aquecimento solar. Isso quer dizer que chuveiros e torneiras com água aquecida não são sinônimos apenas de conforto, mas também de economia e responsabilidade ambiental.

O custo também deixou de ser preocupação, uma vez que alguns bancos passaram a oferecer financiamentos para implantação de sistemas de energia solar.

Outra demanda que pode ser atendida é a construção de casas com cobertura solar em regiões remotas do país, onde não existe acesso à rede elétrica.

3. O sistema já é regulamentado

Desde 2012, a energia solar fotovoltaica é regulamentada pela resolução 482 da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A norma tornou possível fazer conexão do sistema de energia solar de uma casa ou empresa à rede da concessionária de energia.

Como consequência, os custos para implantação dos painéis solares caíram pela metade. Isso ocorreu porque deixou de ser necessário o armazenamento da energia recebida em uma bateria, que onerava o preço do sistema.

4. A Energia Solar possui bom custo-benefício

Uma reportagem publicada pelo portal eshoje, do Espírito Santo, ouviu donos de construtoras a respeito da aplicação da energia solar nos empreendimentos. Um deles diz que o aumento no custo final da obra não ultrapassa 2%.

Por isso, se engana quem pensa que oferecer imóveis com sistema de energia solar vai causar grande impacto no orçamento.

5. O conceito de empresa eco-friendly é valioso

Acompanhando as novas exigências dos consumidores, as empresas passaram a utilizar o marketing verde para mostrar as atitudes sustentáveis. É preciso convencer as pessoas de que a construtora é amiga do meio ambiente.

Oferecer o sistema de energia solar é apenas uma das diversas formas de tornar um empreendimento sustentável. É preciso considerar também a sustentabilidade e uso de energia solar no canteiro de obras. Inclusive, existem certificações internacionais que avaliam os aspectos ambientais das construções.

As mais conhecidas, que são aplicadas aqui no Brasil, são a LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e a Aqua-HQE (Alta Qualidade Ambiental).

Portanto, é hora de aproveitar o início de ano para planejar os projetos sustentáveis da construtora, procurar fornecedores e utilizar a energia solar a favor de seu negócio.

Você também acha que essa é uma grande oportunidade de expansão para a construção civil? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!