CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

A importância da manutenção preventiva nas construções

A importância da manutenção preventiva nas construções

Imagine a seguinte situação: uma equipe está prestes a realizar um nivelamento em um determinado ponto do canteiro de obras. O cronograma já está bem apertado e os funcionários não podem cometer erros que resultem em retrabalhos e atrasem a realização dessa atividade. Só que na hora deles utilizarem a retroescavadeira, ela quebra. E as demais disponíveis no canteiro estão todas sendo utilizadas. Neste caso, os responsáveis pela construção civil teriam que adiar a atividade e mandar a máquina para o concerto. Isto paralisaria a atividade, atrasaria o cronograma e geraria altos custos para a construtora. Uma forma de evitar esta situação desagradável é submeter os maquinários e ferramentas à manutenções preventivas, que podem ser bastante facilitadas por um software especialista em construção civil. 

Os prejuízos gerados pela falta de manutenção preventiva

Quando não submetidos à manutenções preventivas periódicas, tanto os maquinários (escavadeiras, retroescavadeiras, pás-carregadeiras, rolos compactadores, etc) como as ferramentas (serras, furadeiras, lixadeiras, marteletes, etc) geram muitos riscos. E não estamos falando apenas das paralisações das atividades, dos atrasos no cronograma e dos altos custos gerados para a companhia responsável pela obra.

Estes riscos também englobam possíveis acidentes de trabalho, que podem ser gerados por ferramentas defeituosas que não passam por manutenção há muito tempo – ou nunca passaram. A única forma de evitar todos esses prejuízos é submetendo as ferramentas e maquinários à manutenções preventivas, que consistem em planejar e programar o reparo e interromper o seu funcionamento por um certo tempo.

As vantagens das paradas programadas

A manutenção preventiva exige que o reparo das ferramentas e maquinários seja devidamente planejado e programado em uma agenda e que a utilização deles no canteiro de obras seja interrompida. Essa parada programada, que pode demorar horas, dias ou semanas é fundamental para uma manutenção completa no equipamento, incluindo limpeza, avaliação dos componentes e troca ou reparo de peças.

Holding: tendencias na construção civil

Muitos gestores acham que as manutenções preventivas só servem para aumentar os gastos e diminuir a produtividade do canteiro. Mas o tempo e os recursos financeiros exigidos pelas manutenções são muito menores do que os consumidos pelos prejuízos que a quebra de um maquinário pode gerar. Elas também aumentam a vida útil dos equipamentos e melhoram o seu desempenho no canteiro de obras.

A inclusão dos custos de manutenção na planilha de gastos

Não só as manutenções devem ser planejadas, como também os custos gerados por elas. É fundamental que o profissional responsável pelo orçamento da obra inclua esses custos na planilha de gastos, para que haja recursos financeiros suficientes para a realização das manutenções nas datas programadas. O ideal é que os custos de manutenção sejam planejados antes do início da obra, ainda na fase de planejamento.

Como você pôde ver, a manutenção preventiva é fundamental para minimizar os riscos de perda de tempo e de recursos financeiros, e também, de acidentes de trabalho. Além das manutenções, são necessárias, também, a promoção de treinamentos e a utilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) por toda a equipe. Lembre-se sempre de que, como em outros setores, na construção civil, prevenir é melhor do que remediar.

Qual a sua opinião a respeito da manutenção preventiva de ferramentas e maquinários? Acha que ela é fundamental para o sucesso da obra? Compartilhe seu ponto de vista com a gente nos comentários!

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!