- Financeira;
- Comercial;
- Contabilidade;
- Pessoal;
- Investimentos etc.
Quais os fatores positivos na adoção de um software ERP?
Se você ainda não se deteve para analisar um sistema ERP — cujo principal objetivo é auxiliar nos processos de gestão —, vamos apresentar, na sequência, um checklist para demonstrar a importância de utilizar a tecnologia ERP em favor do seu negócio.
1. Ganho de tempo e mobilidade
Como as informações são obtidas em tempo real, o empresário tem mais segurança para tomar decisões rápidas. E pode fazer isso de qualquer lugar e a qualquer hora, devido à mobilidade do sistema ERP.
2. Fim dos extravios
Com a eliminação de controles manuais — que ocorrem em planilhas e demandam redigitação constante —, os dados não se extraviam. A integração do ERP possibilita que, automaticamente, um módulo visualize as informações contidas em outros módulos.
Quando a empresa adota um sistema de softwares que não é integrado, a mesma informação pode estar armazenada em até vários lugares diferentes e não ser visível a todos os envolvidos.
3. Padronização dos processos
Fica muito mais fácil enxergar gargalos e otimizar os processos, uma vez que os processos são padronizados quando se adota um ERP. Isso é de especial importância quando a empresa mantém filiais, facilitando o fluxo de informações dentro da organização.
4. Redução de custos no fluxo de caixa
Com o controle de todo o ciclo produtivo de uma obra ou de um processo de venda, o sistema ERP permite que a administração de cada uma das etapas da obra ou do serviço seja visualizada e, principalmente, os custos de cada item no total dispendido. Isso significa economia de recursos e maior fluxo de caixa.
5. Maior controle de tempo
Além de identificar quando é gasto em determinado processo, um sistema ERP permite saber o tempo que é gasto em cada uma das tarefas. Não há necessidade de conciliação manual de informações espalhadas em diferentes aplicativos.
6. Eliminação de papel
Ordens de serviço passam a ser digitalizadas, dispensando, portanto, o uso contínuo de papel. O mesmo ocorre no caso de requisições aos fornecedores. Com isso, diminui o tempo de resposta e os processos fluem com maior rapidez.
7. Integração dos departamentos
O sistema ERP é uma ferramenta poderosa no planejamento organizacional e estratégico de uma empresa. O gestor, muitas vezes, não tem ideia da existência de atividades duplicadas e de armazenamento de dados de forma redundante entre os vários departamentos. Com a integração, esses problemas são sanados.
8. Menor tempo de resposta
O mais interessante de se ter informações à mão é que, em última análise, isso gera um melhor atendimento à obra ou ao serviço, já que as necessidades do cliente são identificadas com maior rapidez. Com o controle de estoques, por exemplo, a empresa para de sofrer com o desperdício, economiza espaços e ainda se torna mais eficiente.
Quer saber mais a respeito da solução da Globaltec para as empresas da construção civil? Visite nossa página e conheça todos os benefícios do ERP UAU.