CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Como gerar uma excelente experiência de compra de imóvel aos seus clientes

Como gerar uma excelente experiência de compra de imóvel aos seus clientes

O segmento imobiliário foi um dos que mais se transformou com a popularização da internet. Se antes a base das estratégias de marketing das imobiliárias eram os meios offline, atualmente os canais online ganharam foco, uma vez que já fazem parte de 56% do processo de decisão dos clientes.O atendimento via meios digitais também se tornou essencial, como é o caso do atendimento via Whatsapp — aplicativo que vem sendo usado por praticamente todos os consumidores desse segmento —, via chat ou canal de bate-papo. Essas opções já não são apenas tendência, mas transformaram-se em decisões fundamentais para as imobiliárias estreitarem o relacionamento com seus clientes.

E o cenário mostra que esses canais digitais serão fundamentais para o fechamento de negócios: há previsões de que, até 2020, 80% do processo de compras ocorra sem qualquer interação direta entre pessoas.

Por isso, é preciso investir de forma inteligente na abordagem de seus clientes e utilizar as novas ferramentas à sua disposição para garantir uma experiência excelente em todo o processo de interação com seu público. Confira, a seguir, dicas de como gerar uma excelente experiência de compra de imóvel aos seus clientes.

1. Pré-venda: encontrando o imóvel certo

Antes mesmo de iniciar o processo, é importante que o corretor saiba qual a postura adequada ao negociar o imóvel pelo WhatsApp ou por qualquer outro canal digital, como os chats online. Esses recursos podem ajudar muito na etapa de pré-venda para agilizar e conquistar o cliente, por meio da agilidade e rapidez no atendimento.

Após realizada a apresentação inicial, passamos para a etapa de sondagem, em que o corretor procura extrair o máximo de informações do cliente, sempre de maneira respeitosa e não invasiva, sabendo manter a conversa de maneira natural e fluida. O corretor, nessa fase, deve atuar como um consultor, lendo com atenção as necessidades do cliente e respondendo suas mensagens com empatia e segurança.

Sabendo o que o cliente quer, é hora de conduzi-lo às ofertas que possuem maior aderência à sua necessidade e perfil. Por fim, é importante que o corretor saiba a hora de focar apenas em um grupo menor de imóveis— caso o cliente se mostre desinteressado ou se sinta inundado por muitas opções — e estimular a visita ao imóvel, garantindo, assim, um bom atendimento e gerando oportunidades de conversão de venda.

2. Venda: facilitando a transação imobiliária

Depois de o cliente identificar o imóvel que atende a suas necessidades, chega o momento de formalizar a proposta. Aqui, é importante certificar-se de alinhar todos os detalhes em relação aos interesses entre todas as partes envolvidas (comprador, vendedor e imobiliária) e manter uma boa comunicação com todos.

Ao redigir o contrato de compra e venda, leve em conta o seu histórico de conversa com o cliente no chat e mantenha o seu setor jurídico esclarecido em relação ao que foi discutido; isso ajudará a atender a expectativa do cliente e evitará situações indesejadas, que podem influenciar negativamente em sua experiência de compra.

3. Pós-venda: orientando e fidelizando

Apesar de o processo de pós-venda normalmente ser feito pessoalmente ou por telefone, a utilização dos canais online como o chat ou o WhatsApp ainda pode ser uma estratégia útil e prática, que favorecerá uma experiência mais positiva ao cliente.

Gerar uma excelente experiência de compra de imóvel aos seus clientes depende também de retê-los e garantir sua fidelização depois da conclusão do processo negocial. Por isso, é importante orientar o cliente em relação às dúvidas que porventura surjam após a compra. O chat mostra-se um aliado nesse processo, demonstrando a disponibilidade da imobiliária em ver seu cliente satisfeito.

4. Pesquisa de satisfação

Para garantir sempre excelência no processo de compra de seus futuros clientes, é importante monitorar os resultados de seus processos de vendas e fazer uma análise precisa para otimizar seus processos e canais de comunicação, gerando oportunidades qualificadas de melhorias.

Soluções — como sistemas de ERP e como a gestão de indicadores — que mensurem o nível de satisfação de seu público com a sua empresa (como NPS e taxa de retenção de clientes, por exemplo) podem auxiliar nesse processo de análise e na criação de um plano de ação consistente com a situação do mercado, suas estratégias e planejamento de gestão imobiliária. Assim, os futuros ciclos de compra podem ser mais ágeis e eficazes, fazendo com que seus corretores desempenhem seu trabalho melhor e gerem experiências melhores para seus clientes.

A internet vem sendo cada vez mais utilizada por quem está buscando imóveis. Diante disso, é fundamental que corretores e imobiliárias desenvolvam canais online para se manterem conectados a esse novo perfil de cliente. Entretanto, chats, conversas no WhatsApp e canais de bate-papo só devem ser utilizados quando o cliente se sentir confortável com essas opções.

Há clientes que podem preferir utilizar um desses meios na fase de pré-venda, mas depois preferirem e-mail, telefone ou contatos presenciais. É preciso estar atento para as preferências de cada cliente, a fim de garantir que ele tenha a melhor experiência de compra de imóvel possível.

Você ficou com alguma dúvida sobre como gerar uma excelente experiência de compra de imóvel aos seus clientes? Deixe sua mensagem nos comentários!

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!