CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

O que é negligência profissional e o que fazer para evitá-la?

O que é negligência profissional e o que fazer para evitá-la?

Numa construção, quando o responsável pela segurança não toma as precauções necessárias para a mão de obra utilizar os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) corretamente, ele acaba colocando em risco não só o andamento das obras, como também a vida dos trabalhadores. Este descuido, desatenção ou ‘relaxamento’, muito comum no mercado da construção civil, é chamado de negligência profissional. Um software especializado na construção civil pode evitar isso. Quem comete essa negligência pode ser responsabilizado judicialmente e até ser impedido de praticar a profissão. Quem o contrata também sofre com as consequências, tendo que enfrentar ações judiciais, arcar com prejuízos financeiros e ver sua reputação sendo ‘corroída’ no mercado. No post de hoje, falaremos mais sobre negligência profissional no canteiro de obras e o que a empresa deve fazer para evitá-la. Confira:

A negligência profissional no canteiro de obras

Um profissional é negligente quando ele deixa de apresentar uma conduta apropriada em uma determinada situação. Ou quando ele não toma as precauções necessárias, devido à falta de atenção ou mesmo omissão em relação às boas práticas profissionais. No caso do gestor responsável pela segurança, citado no início desse post, ele deixou de tomar as devidas precauções para os colaboradores utilizarem os EPIs de maneira certa.

Para assegurar a sua correta utilização, ele deveria ter submetido a mão de obra a treinamentos tanto práticos como teóricos e também fiscalizado as atitudes dos colaboradores no canteiro. Como o gestor não tomou essas precauções, ele acabou sendo negligente e contribuindo, de certa forma, para a geração de acidentes no canteiro de obras e outros prejuízos para a companhia responsável.

As consequências dessa negligência para a construção

O descuido em relação à segurança da mão de obra é apenas um dos exemplos de negligência. Quando os responsáveis descuidam da organização do canteiro e não dão a devida importância aos problemas que surgem no decorrer dos processos, eles também estão sendo negligentes. Isso porque essas questões põem em risco a segurança do canteiro, a produtividade da mão de obra e a qualidade do empreendimento.

Independentemente de qual for o caso de negligência, o fato é que ela poderá gerar muitos prejuízos para o profissional, para a construção e para a companhia responsável por ela. No caso da construção, ela certamente terá seu orçamento e cronograma afetados. Já o profissional e a companhia sofrerão ações judiciais e muito provavelmente serão obrigados a pagar multas muito altas, comprometendo suas finanças.

O que exatamente se deve fazer para evitá-la

Para evitar a negligência, os gestores da companhia precisam primeiramente tornar mais eficiente o processo de contratação dos profissionais. É preciso analisar o histórico de cada candidato, para ver se ele já cometeu negligência ou erros graves em outras empresas. Outra medida que deve ser tomada é a adoção de um software ERP para construção civil, que possibilite o controle mais eficiente de todas as etapas da obra.

Isso porque, muitas vezes, os responsáveis não têm a intenção de serem negligentes. Mas por não terem um controle eficiente de todos os processos, eles acabam deixando de tomar algumas precauções e não dando atenção à determinados problemas. O software ERP resolve essa questão, permitindo que eles planejem e acompanhe todas as etapas da obra de forma organizada. Assim, eles não correm o risco de cometer negligência.

E sua empresa, como está resolvendo a questão da negligência profissional? Conte para a gente nos comentários!

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!