Saiba por que fazer o planejamento da construção civil com BI

Área do Cliente

Saiba por que fazer o planejamento da construção civil com BI



19 de maio de 2017

Saiba por que fazer o planejamento da construção civil com BI

Fazer uma gestão de qualidade dos negócios é, e sempre foi, o maior desafio dos empresários. Por isso, é preciso estar atento às constantes evoluções de mercado. Nos últimos anos, várias tecnologias foram incorporadas ao cotidiano da construção civil. E não param de surgir novas técnicas de construção, novas exigências dos consumidores, mudanças no cenário econômico do país e tantas outras variáveis.

A automatização de processos — com o uso de softwares ERP, por exemplo — aliada a indicadores, ganhou um nome: Business Intelligence, que, por meio de dados, causa impacto positivo nas estratégias de crescimento das empresas. Inclusive, muitos empresários já estão fazendo o planejamento da construção civil com BI.

Mas, afinal, o que e Business Intelligence?

Uma das melhores definições para Business Intelligence (que significa “inteligência de negócios” e é conhecido pela sigla BI) é de que ela compreende todas as ações que envolvam gestão, organização e interpretação de dados. E isso pode ser feito para analisar tanto os setores internos da empresa como também o mercado.

Com um software ERP de Business Intelligence é possível obter, por exemplo:

  • Gráficos de volume de vendas;
  • Vendas por região;
  • Vendas por equipe;
  • Perfil do consumidor, entre outras informações.

Como utilizar as informações na tomada de decisão?

Imagine ter todos os dados necessários para uma tomada de decisão importante. Pois essa é a principal vantagem do uso de BI, já que os relatórios fornecem gráficos simplificados com informações sobre todas as atividades da empresa.

Por meio desses relatórios, sabe-se o que vai bem e o que precisa de ajustes, além de identificar novas chances de mercado. A tomada de decisão não é mais um tiro no escuro, pois está embasada pelo melhor alicerce do mundo corporativo: fatos e dados.

Assim, você coloca em prática iniciativas da administração e gestão, como o ciclo PDCA, por exemplo, utilizando os dados da BI como parâmetro de acompanhamento.

Como elaborar um planejamento mais efetivo?

O período de decisões empresariais pautadas em achismos acabou! As construtoras que fazem uso dessa tecnologia têm muito mais possibilidades de sucesso. De tal forma que é praticamente obrigatório que o planejamento estratégico anual das empresas seja pautado pela BI. Se os dados apontam que o público-alvo está na região sul de determinada cidade, é para lá que se deve planejar os futuros empreendimentos.

Ademais, os dados obtidos pela BI são diversos e servem para mensurar e analisar diversos fatores, diretamente ligados ao sucesso do negócio, como os abaixo elencados.

As receitas e as despesas

A Business Intelligence também aponta para os custos da construção civil. Ela pondera receitas e despesas e serve, inclusive, para fazer paralelos com os resultados dos investimentos, comparando os custos de cada ação com o retorno obtido. Daí você pode redesenhar seu planejamento, maximizando ações positivas e corrigindo as negativas.

Também a inadimplência pode ser setorizada, ou categorizada. Assim, você tem dados para identificar o perfil e a localização de compradores com maior índice de problemas de pagamento e planejar ações para reduzir isso.

A avaliação de desempenho da equipe

Um software BI também faz inferências a respeito do desempenho de seus profissionais, e permite não só identificar aqueles mais alinhados aos objetivos e metas da empresa, como explorar as causas de baixo desempenho de outros.

Assim, você pode disseminar as atitudes positivas, identificar os gaps de atuação de cada colaborador e tomar decisões para equilibrar esses resultados. É, inclusive, interessante analisar essas informações para determinar premiações e progressões funcionais, pois o seu embasamento fornece um critério de avaliação muito mais objetivo.

Além disso, os dados obtidos por meio de um software BI permitem analisar o passado, observando informações estratégicas para estabelecer as causas de fracasso e sucesso de ações anteriores.

Métricas v.s. indicadores: qual as diferenças?

Com o conceito e uso da inteligência de negócio definidos, é hora de explicar as diferenças entre métricas e indicadores.

Definindo métricas

As métricas estão no nível operacional, são simples e diretas. Traduzem valores e quantidades. Por exemplo: o número de apartamentos vendidos. Elas são mensurações de informações estabelecidas. Não há nada de futuro numa métrica: ela informa, com precisão, o presente e o passado. É a mensuração de um resultado, baseando-se em um ou mais fatores considerados importantes para o negócio.

Definindo indicadores

Já os indicadores estão no nível tático do negócio. Ou seja, eles dão o parâmetro de interpretação e embasam a estratégia que será aplicada a seguir. Na maioria das vezes, são definidos em percentual ou probabilidade. Por exemplo: percentual de apartamentos vendidos x por cada equipe de corretores.

Por isso, podemos usar a BI também para decisões e análises do cotidiano da empresa, como controle de receitas e despesas e na avaliação do desempenho dos colaboradores.

No Brasil, essa tecnologia estava apenas engatinhando, mas nos últimos anos vem ganhando forças por aqui. Por isso, é uma boa oportunidade para despontar na frente dos concorrentes e aproveitar as informações privilegiadas para fazer o planejamento da construção civil com BI.

Sabia que os recursos de Business Intelligence integram o software UAU da Globaltec? Entre em contato conosco! Teremos muito prazer em explicar mais detalhes dessa tecnologia e os benefícios para o seu negócio.



Noticias relacionadas

O papel estratégico do mestre de obra na construção

O papel estratégico do mestre de obra na construção

Conduzir um empreendimento não é tarefa fácil, a pessoa que o gerencia deve ser profissional em cada detalhe, conheça...

Saiba mais!
Processos produtivos na construção civil - Chegou a hora de medir a produtividade

Processos produtivos na construção civil – Chegou a hora de medir a produtividade

A produtividade na construção costuma ser um problema em comparação com outras áreas, como resolver esse problema? Vamos ver...

Saiba mais!
Ciclo PDCA: o que é e como ele melhora a gestão do canteiro de obras?

Ciclo PDCA: o que é e como ele melhora a gestão do canteiro de obras?

Utilizado para promover a melhoria contínua dos processos, otimizar o tempo de realização dos trabalhos e reduzir as despesas.

Saiba mais!

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 1000 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil


Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco: