Não é fácil gerenciar os processos de crédito e cobrança na sua empresa, não é mesmo? Como você mensura o retorno das suas campanhas de cobrança de débitos? Será que vale a pena retirar multas e juros? Para reduzir a inadimplência em sua construtora ou imobiliária, é essencial ter uma boa política de cobrança e ser eficiente na gestão da carteira de clientes.
Não receber um pagamento na data estabelecida pode afetar seriamente a saúde financeira do negócio. O fluxo de caixa é sempre sensível, e a inadimplência não pode ficar fora de controle. O processo de gestão dessa área pode ser feito de maneira rápida e eficiente. Basta você conhecer as ferramentas adequadas para o serviço. Saiba mais sobre tudo isso neste artigo.
Sua política de cobranças dá resultado?
Toda empresa, de qualquer setor, acaba sendo vítima de maus pagadores. O que difere uma empresa que consegue ter o valor devido em seu caixa daquela que vai ter de ficar com o prejuízo é o quão bem o empresário estabeleceu uma política de cobranças.
Ter um procedimento pronto para ser colocado em prática assim que o débito for verificado é fundamental para manter a inadimplência sob rédeas curtas. Verifique se seu plano está dando resultados levantando as seguintes questões:
- Quanto tempo você leva para chegar a um acordo com um cliente inadimplente?
- Quais são as medidas drásticas tomadas após o inadimplente não cumprir o acordo?
- Você consegue diferenciar os maus pagadores crônicos daqueles que passam por dificuldades momentâneas?
Se você passa meses sem receber a parcela atrasada, se é preciso entrar na justiça ou se você não consegue diferenciar os perfis dos devedores, sua política de cobranças não está nada bem. É melhor investir em outras ferramentas, como a que vamos falar logo mais.
Vale a pena retirar multas e reduzir juros?
A redução da inadimplência passa pelo controle da evolução das dívidas dos clientes. Quanto mais tempo se passa desde o prazo vencido, mais difícil será para sua empresa receber os valores.
Por isso, vale a pena fazer um abatimento da dívida quando você perceber que o cliente não vai conseguir honrar o compromisso somado aos juros e as multas previstas no contrato.
É melhor receber uma parte do que receber nada – lembre-se que o prejuízo pode ser ainda maior. Um processo judicial geralmente não acaba bem para nenhuma das partes e deve ser evitado ao máximo.
Qual a melhor maneira de reduzir a inadimplência?
A melhor maneira de reduzir a inadimplência na sua empresa passa pelo uso de ferramentas de Tecnologia da Informação (TI), que vão automatizar os processos de cobrança e de gestão da carteira de clientes. Com elas, você vai deixar sua política de cobranças muito mais eficiente.
Para ganhar tempo e economizar recursos financeiros, um sistema informatizado como o ERP da Globaltec e as soluções de TI da parceira Capys são a melhor solução.
O sistema ERP da Globaltec é especializado no setor de construção civil e possibilita realizar cobranças de maneira eficiente, com acompanhamento diário dos números. Você pode saber quantos e quais são os clientes inadimplentes, entender os principais motivos e identificar melhorias e falhas no processo de gestão das contas.
Boa gestão da carteira de clientes é essencial
Gerir corretamente a carteira de clientes é fundamental para saber diferenciar bons e maus pagadores. Para fazer isso, é preciso ter o histórico de cada cliente e a rotina de pagamentos registrados em um ERP, que acessa e compila rapidamente os dados. Esse recurso permite que sua resolução ou negociação seja feita de maneira personalizada.
Com as informações em mãos, também será viável analisar se vale a pena manter aquele cliente que só traz dor de cabeça. É sempre melhor perder um contrato do que ter de arcar com prejuízos e ações judiciais.
Reduzir a inadimplência é um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas da construção civil. A gestão de cobranças e da carteira de clientes por meio de um ERP é a melhor maneira de lidar com esse problema. Com soluções de tecnologia, é possível evitar prejuízos que podem até mesmo decretar a falência do negócio.
E você, o que tem feito para reduzir a inadimplência na sua construtora ou imobiliária? Qual a sua política de cobrança? Compartilhe sua experiência conosco por meio dos comentários!