Fazer uma empresa crescer principalmente em um mercado tão competitivo como o atual, não é uma tarefa para qualquer empreendedor. Requer muita experiência financeira e administrativa. O gestor precisa ter muito conhecimento a respeito do mercado em que atua, além de manter um nível de excelência nos produtos ou serviços que entrega a seus clientes.
Neste conteúdo vamos dar dicas de como fazer sua incorporadora crescer mesmo num cenário competitivo como o da construção civil.
1. Invista em capacitação
Qualquer empresa competitiva possui alguns aspectos em comum: gestão eficiente, serviço de qualidade e uma consistente equipe de colaboradores. Investir na capacitação de seus funcionários é uma eficaz estratégia de crescimento para sua incorporadora.
Cursos, palestras e todo o tipo de investimento que vise aprimorar as habilidades de sua equipe, são necessários para que a sua empresa garanta um ótimo ritmo de produtividade, forneça o melhor atendimento ao cliente, reduza as chances de erros e otimize seus resultados diante da alta concorrência deste mercado.
Além disso, é importante identificar os melhores colaboradores de sua equipe e capacitá-los a liderar. Assim é possível delegar funções e aumentar ainda mais a produtividade de seu negócio.
2. Faça uma análise de mercado
Uma incorporadora de sucesso precisa estar sempre pelo menos dois passos à frente de seus concorrentes. Para isso é muito importante fazer uma minuciosa análise de mercado, comportamento e as estratégias das outras empresas que atuam neste ramo, sempre estar por dentro dos interesses do consumidor e manter uma ótima relação comercial com seus fornecedores.
Assim é possível identificar com antecedência qual o caminho que o mercado tomará no futuro, o que irá otimizar a tomada de decisões e as estratégias para manter o seu empreendimento competitivo.
3. Fique atento ao equilíbrio financeiro do empreendimento
Ambição e competitividade são dois termos que se não forem interpretados com sabedoria pelo empreendedor, podem colocar o negócio em complicações e gerar alguns furos no orçamento. Toda empresa deve prezar por seu crescimento, mas é importante que o empreendedor jamais deixe de se atentar ao equilíbrio financeiro.
O crescimento de um negócio deve ser sustentável. As despesas e as receitas devem estar sem em equilíbrio e o fluxo de caixa, controlado. Além disso, os pagamentos e recebimentos merecem uma atenção especial e o gestor precisa saber exatamente quais são seus custos fixos e variáveis.
4. Estipule metas
Estipular metas é a melhor forma de alavancar o crescimento de uma empresa e motivar a equipe a superar os seus resultados pessoais de forma dinâmica. A estratégia é basear-se nos resultados dos anos anteriores e, na quantia investida, determinar um percentual de crescimento adequado para sua empresa.
Imagine que você pretende abrir uma filial de sua incorporadora nos próximos 5 anos. A sua meta de crescimento será, portanto, de 20% ao ano.
5. Eleve o nível de satisfação do cliente
O nível de satisfação do cliente é como um medidor da qualidade do atendimento e dos serviços fornecidos por seu negócio. Se você entrega um serviço de qualidade e mantém um atendimento impecável, certamente seus clientes ficarão satisfeitos e indicarão sua incorporadora para outras pessoas.
Afinal, não é incomum comprarmos em uma empresa que não conhecemos porque um amigo ou parente nos indicou, não é mesmo?
Para concluir, vale ressaltar que o crescimento de uma empresa é um procedimento demorado, trabalhoso e que requer investimento, paciência e sabedoria. Acompanhar o fluxo do mercado, a qualidade de seus serviços, manter uma gestão financeira equilibrada e o seu cliente fidelizado devem ser aspectos constantes em seu negócio.
O que você tem feito para contribuir com o crescimento de sua empresa? Conte pra gente deixando um comentário!