CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Lei da acessibilidade: inclusão social na construção civil

Lei da acessibilidade: inclusão social na construção civil

Consideradas como referencia na América Latina, as normas brasileiras que estabelecem parâmetros para facilitar a mobilidade em espaços públicos de pessoas com deficiência, ainda são desprezados por alguns profissionais da construção civil.

Para melhorar esse cenário, entrou em vigor em janeiro de 2016, a nova lei de inclusão a pessoa com deficiência, dando mais um passo na direção de acessibilidade para todos os cidadãos brasileiros.

norma 9050 da ABNT, de 2004, foi revisada para atender à nova lei da acessibilidade e instituiu novos princípios, que devem ser adotados por edificações, mobiliários e equipamentos urbanos, sejam eles públicos ou privados.

Com a Lei, espera-se que ocorra uma mudança de mentalidade de construtores e moradores que ainda não se adequaram a esse cenário. O ideal é que as novas construções adotem, ainda na fase de projeto, os itens de acessibilidade.

Estima-se que o custo para implantação desses itens encarece menos de 1% do valor final da obra. Entretanto, adaptar um empreendimento que já está pronto pode elevar o orçamento da obra em até 25%.

Veja, a seguir, mais detalhes sobre a Lei da acessibilidade, as alterações e os benefícios que ela traz para pessoas com deficiência e os impactos que ela causa na construção civil. Confira!

Lei de acessibilidade

A Lei Brasileira da Inclusão (LBI), também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), visa beneficiar 45 milhões de brasileiros que possuem algum grau de deficiência. A legislação é ampla e inclui inovações em diferentes áreas como saúde, trabalho, educação, previdência, assistência social. Também é prevista a punição em casos de discriminação contra deficientes.

Na construção civil, mais especificamente, ainda existe, em alguns casos, certo distanciamento entre o que está na Lei e o que é realizado na prática. Urbanistas, arquitetos, engenheiros e desenhistas ainda desconhecem a legislação e quando incluídos no projeto, os itens acessíveis são pontuais e, por vezes, ineficientes, não atendendo totalmente às normas técnicas.

Muito além da arquitetura, a acessibilidade deve envolver projetos da área civil, elétrica, eletrônica, mecânica e hidráulica.

É necessário que as construtoras se sensibilizem sobre a importância do tema — que é uma questão de inclusão social — e sobre o baixo impacto do custo de implantação, irrisório frente aos grandes benefícios sociais promovidos e à adequação ao que prescreve a lei da acessibilidade.

Soluções que irão mover sua empresa

As novidades da norma

De acordo com a lei da acessibilidade, todas as edificações, construídas ou em construção, precisam ter como base o princípio de desenho universal; o que permitirá a mobilidade de qualquer pessoa, independentemente do tipo ou do grau de deficiência que ela venha a apresentar.

Devem ser adaptados para o portador de deficiência todos os ambientes de uso coletivo como, por exemplo:

  • Garagens;
  • Portarias;
  • Halls de acesso;
  • Salas e salões;
  • Banheiros;
  • Praças;
  • Piscinas;
  • Saunas;
  • Quadras esportivas;
  • Academias.

Os empreendimentos precisam ter calçadas projetadas com rampas e piso tátil de alerta para possíveis obstáculos que possam ferir um deficiente visual. Portas, corredores e elevadores também precisam ter dimensões adequadas para facilitar a locomoção de todos.

Outra novidade da norma da ABNT é o princípio de dois sentidos. Nesse sistema, toda a informação deve ocorrer em no mínimo dois sentidos: visual e tátil, ou visual e sonoro.

Antes da revisão, apenas uma rota acessível no projeto bastava. Com a nova regra, todas as rotas devem ser acessíveis, estendendo-se a todas as entradas das edificações e equipamentos urbanos.

Sua empresa já está se adequando à lei da acessibilidade? Para ficar sempre atualizado sobre novidades na legislação e no segmento de construção civil, siga nossas redes sociais: esperamos você no FacebookTwitterLinkedin e Instagram.

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!