Veja 5 formas de minimizar o desperdício na sua obra 5 formas de minimizar o desperdício na obra

Área do Cliente

Veja 5 formas de minimizar o desperdício na sua obra



10 de outubro de 2017

5 formas de minimizar o desperdício na obra

Um dos principais problemas das construções e reformas é o desperdício na obra. Os impactos são muito negativos: gastos desnecessários, reflexos no meio ambiente e perda de tempo. Estudos realizados indicam que as perdas de materiais chegam a 8% e as financeiras alcançam os 30%: números bastante expressivos e que afetam diretamente a saúde financeira dos negócios, o bem-estar social e a capacidade produtiva do país.

É fundamental que os recursos sejam utilizados de forma a otimizar o processo, combatendo o desperdício a fim de potencializar os bons resultados. Para minimizar o desperdício na obra e gerar um melhor aproveitamento de recursos e economia, confira, a seguir, algumas dicas importantes.

5 dicas para evitar o desperdício na obra

1. Planejamento

Planejar é a palavra-chave e a melhor forma de prevenir desperdícios. Somente por meio de um planejamento racional, as perdas podem ser evitadas e os impactos minimizados. Preste atenção ao projeto da obra, de forma a antecipar as necessidades e detalhe os materiais que serão utilizados em cada etapa.

Para tornar a tomada de decisões mais assertiva em relação à execução dos projetos, utilize o Gráfico de Gantt. Essa é uma boa ferramenta, que deve ser consultada por todos os envolvidos, para verificar o progresso da equipe e as atividades atribuídas a cada um.

2. Treinamento e orientação da mão de obra

Certifique-se de informar a todos os profissionais a necessidade da minimização de resíduos. Não permita que a falta de orientação seja a razão pela qual o desperdício ocorra. Invista tempo para educar a equipe envolvida na obra, promova programas de treinamento para que todos aprendam sobre como otimizar o uso das matérias-primas e providenciar o destino correto dos resíduos.

3. Organização

É fundamental manter o canteiro limpo e organizado, busque um espaço definitivo para o armazenamento de materiais, pois o deslocamento gera desperdício. Mantenha tijolos e telhas em pilhas para que não quebrem, sacos de cimento e argamassa longe da unidade e transporte materiais delicados em carrinhos. É importante preparar a medida certa de concreto, pois a mistura endurece e não pode ser utilizada em um segundo momento.

4. Reaproveitamento

Uma boa maneira de minimizar o desperdício é adotar os conceitos de reciclagem. Os materiais de alvenaria podem ser triturados e reaproveitados, assim como os metais que podem ser derretidos e utilizados em novas produções.

5. Invista em novas tecnologias

Faça uso dos inúmeros recursos que a tecnologia disponibiliza, há softwares de gerenciamento que colaboram para a redução, ou até mesmo eliminação de desperdícios. Controlar os processos da obra e o gerenciamento de resíduos — por meio de relatórios gerados em tempo real — facilita na minimização de desperdícios e torna sua obra sustentável e mais econômica.

A Globaltec, empresa especializada em softwares de gestão para construtoras, incorporadoras, imobiliárias e shopping, oferece diversas soluções para ajudá-lo nesse processo.

Conheça mais sobre nós e entenda como podemos contribuir para otimizar suas atividades e maximizar os lucros, por meio do ERP UAU e faça parte dos mais de 800 clientes satisfeitos!

Acompanhou todas as nossas dicas? Agora é hora de colocá-las em prática e aproveitar todos os benefícios gerados pela redução de desperdícios. Se você ficou com alguma dúvida sobre este assunto, deixe um comentário!



Noticias relacionadas

10 softwares para a construção civil que você precisa conhecer

Softwares para construção civil que você precisa conhecer

Quem quer continuar competitivo, certamente pode aproveitar dos benefícios oferecidos pelos softwares para construção civil!

Saiba mais!
Como evitar desperdício na gestão de construções pesadas

Como evitar desperdício na gestão de construções pesadas

Diversas variáveis podem interferir no planejamento ao longo do tempo de execução do projeto. Saiba como evitar desperdícios na...

Saiba mais!
Descubra a importância da gestão de pessoas no canteiro de obras

Descubra a importância da gestão de pessoas no canteiro de obras

Manter uma equipe diversificada trabalhando junto e com produtividade, é um desafio. Mostramos a importância da gestão de pessoas...

Saiba mais!

Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 1000 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil


Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco: