CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Veja 5 formas de minimizar o desperdício na sua obra

5 formas de minimizar o desperdício na obra

Um dos principais problemas das construções e reformas é o desperdício na obra. Os impactos são muito negativos: gastos desnecessários, reflexos no meio ambiente e perda de tempo. Estudos realizados indicam que as perdas de materiais chegam a 8% e as financeiras alcançam os 30%: números bastante expressivos e que afetam diretamente a saúde financeira dos negócios, o bem-estar social e a capacidade produtiva do país.

É fundamental que os recursos sejam utilizados de forma a otimizar o processo, combatendo o desperdício a fim de potencializar os bons resultados. Para minimizar o desperdício na obra e gerar um melhor aproveitamento de recursos e economia, confira, a seguir, algumas dicas importantes.

5 dicas para evitar o desperdício na obra

1. Planejamento

Planejar é a palavra-chave e a melhor forma de prevenir desperdícios. Somente por meio de um planejamento racional, as perdas podem ser evitadas e os impactos minimizados. Preste atenção ao projeto da obra, de forma a antecipar as necessidades e detalhe os materiais que serão utilizados em cada etapa.

Para tornar a tomada de decisões mais assertiva em relação à execução dos projetos, utilize o Gráfico de Gantt. Essa é uma boa ferramenta, que deve ser consultada por todos os envolvidos, para verificar o progresso da equipe e as atividades atribuídas a cada um.

2. Treinamento e orientação da mão de obra

Certifique-se de informar a todos os profissionais a necessidade da minimização de resíduos. Não permita que a falta de orientação seja a razão pela qual o desperdício ocorra. Invista tempo para educar a equipe envolvida na obra, promova programas de treinamento para que todos aprendam sobre como otimizar o uso das matérias-primas e providenciar o destino correto dos resíduos.

3. Organização

É fundamental manter o canteiro limpo e organizado, busque um espaço definitivo para o armazenamento de materiais, pois o deslocamento gera desperdício. Mantenha tijolos e telhas em pilhas para que não quebrem, sacos de cimento e argamassa longe da unidade e transporte materiais delicados em carrinhos. É importante preparar a medida certa de concreto, pois a mistura endurece e não pode ser utilizada em um segundo momento.

4. Reaproveitamento

Uma boa maneira de minimizar o desperdício é adotar os conceitos de reciclagem. Os materiais de alvenaria podem ser triturados e reaproveitados, assim como os metais que podem ser derretidos e utilizados em novas produções.

5. Invista em novas tecnologias

Faça uso dos inúmeros recursos que a tecnologia disponibiliza, há softwares de gerenciamento que colaboram para a redução, ou até mesmo eliminação de desperdícios. Controlar os processos da obra e o gerenciamento de resíduos — por meio de relatórios gerados em tempo real — facilita na minimização de desperdícios e torna sua obra sustentável e mais econômica.

A Globaltec, empresa especializada em softwares de gestão para construtoras, incorporadoras, imobiliárias e shopping, oferece diversas soluções para ajudá-lo nesse processo.

Conheça mais sobre nós e entenda como podemos contribuir para otimizar suas atividades e maximizar os lucros, por meio do ERP UAU e faça parte dos mais de 800 clientes satisfeitos!

Acompanhou todas as nossas dicas? Agora é hora de colocá-las em prática e aproveitar todos os benefícios gerados pela redução de desperdícios. Se você ficou com alguma dúvida sobre este assunto, deixe um comentário!

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!