CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

5 práticas de gestão para diminuição do índice de inadimplência

5 práticas de gestão para diminuição do índice de inadimplência

Se existe um problema para o qual os empresários da construção civil precisam dedicar atenção especial são os atrasos de parcelas. Por ser um pagamento de longo prazo, quando os clientes não acertam os débitos causam grande descontrole financeiro às empresas. Por isso, a solução é implantar uma gestão para diminuição do índice de inadimplência.

No post de hoje, mostraremos algumas práticas necessárias para gerir essa situação e manter a quantidade de débitos em aberto controlada.

1 – Elaborar um bom contrato

A primeira prática é a elaboração de um bom contrato para venda de imóveis em um empreendimento. Quando tudo está descrito, tanto as obrigações do comprador quanto as da sua empresa, fica mais fácil fazer questionamentos judiciais – se for preciso.

Todos os pontos devem estar devidamente discriminados: desde multas, juros e condições para distratos, por exemplo. O documento deve ser elaborado com a assistência de um advogado. Dê preferência a um profissional que seja especializado no segmento da construção civil. Assim, as cláusulas contratuais deixarão seus clientes seguros e satisfeitos, além de também proteger a sua empresa lá na frente.

2 – Ter bom relacionamento com o cliente

Nossa segunda dica é manter canais de atendimento para tirar eventuais dúvidas e receber questionamentos dos consumidores. Esse serviço costuma ser útil, pois você atende e mede o índice de satisfação. Tente estar presente na maioria dos canais.

Portanto, contrate uma equipe para atender em um espaço físico, tenha mais de um número de telefone (se possível, um 0800 também), mantenha uma aba no site para atendimentos online, invista em um time de marketing para responder mensagens que chegam pelas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, Whatsapp e LinkedIn, por exemplo).

3 – Personalizar a carteira de clientes

Um grande erro das grandes construtoras é colocar todos os clientes em um único grupo, como se cada família ou cada pessoa não tivesse suas particularidades. Personalizar o atendimento fará com que os compradores se sintam mais próximos e mais bem assistidos.

Para isso, segmente sua base de clientes por bons pagadores, maus pagadores, faixa salarial, etc. Além disso, você também pode oferecer diversas opções o para pagamento das parcelas e disponibilizar a emissão da 2º via do boleto online.

Conheça as melhores práticas para gerenciar a inadimplência no mercado de construção civil

4 – Investir em soluções tecnológicas

Se você quer conquistar uma boa gestão para redução do índice de inadimplência, uma prática é básica: investir em soluções tecnológicas. Neste caso, um software ERP pode facilitar muito a vida do gestor e também do cliente.

Existem programas, como o UAU da Globaltec, que oferecem diversos módulos de gerenciamento. É possível fazer todo o acompanhamento de setores como segurança, vendas, obras, suprimentos, financeiro e contabilidade. Agora, o sistema também permite integração com o software de cobrança da Capys.

5 – Preferir programas especializados

Sabemos que construtoras, incorporadoras e loteadoras possuem características e processos específicos, bastante diferentes de outros tipos de negócio. Por isso, para investir em tecnologia é necessário pesquisar por programas e soluções especializadas no setor.

Contratar uma empresa que já tenha experiência e um know how de respeito faz toda a diferença. Afinal de contas, é necessário entender a fundo quais são as dores e os problemas enfrentados pelos gestores da construção civil.

Além de controlar melhor todos os pagamentos efetuados e não efetuados, essas práticas de gestão para diminuição do índice de inadimplência irão refletir no futuro também. Isso porque, com o acompanhamento mais eficaz, fica fácil prever possíveis distratos, problema que traz grandes dores de cabeça para o setor da construção civil.

O que achou do artigo? Deixe o seu comentário e compartilhe toda a sua experiência em relação ao controle da inadimplência na sua empresa. Estamos à disposição para te ajudar com qualquer dúvida. Comente!

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!