CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Resíduos da construção civil levantariam 7 mil prédios por ano

Resíduos da construção civil levantariam 7 mil prédios por ano

Nenhum tipo de atividade no setor está imune aos resíduos da construção civil. De acordo com a Abrecon (Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção e Demolição), são produzidos cerca de 84 milhões de metros cúbicos de entulho no Brasil – o que corresponde a metade do material comprado para as obras.

Uma matéria publicada pelo jornal Estadão fez um comparativo interessante: se esse montante fosse destinado corretamente, serviria para construir sete mil prédios de dez andares ou 3,7 milhões de casas populares, além de gerar 150 mil empregos.

Ser sustentável ainda é desafio no Brasil

A reciclagem dos resíduos da construção civil no Brasil ainda não evoluiu o suficiente para dar conta da demanda do mercado. Em países europeus, essa realidade é diferente devido à falta de recursos naturais disponíveis – diferentemente do nosso país.

Esse ciclo de desperdícios e falta de reúso dos materiais que sobram no canteiro de obras coloca o segmento longe da sustentabilidade. Afinal, reciclar implica em diminuir ou não utilizar os recursos que estão na natureza, como cascalhos, água e terra.

Transformação dos resíduos da construção civil

Mas, afinal, qual a maneira correta de fazer o descarte dos resíduos da construção civil? Antes disso, é preciso entender as diferentes classificações de resíduos. Para o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), eles são divididos em classe A, B, C e D.

  • Classe A: são os entulhos reutilizáveis na própria construção civil e que resultaram de uma obra, da demolição, de uma reforma ou de reparos. Por exemplo: terra de terraplanagem, tijolos, blocos, telhas, concreto, tubos, blocos etc.
  • Classe B: são os resíduos que podem ser reciclados, mas com outras destinações. Por exemplo: plástico, papelão, papel, metal, vidro, gesso e madeira.
  • Classe C: são materiais para os quais não existe nenhuma forma de reciclagem desenvolvida ou o seu reaproveitamento é economicamente inviável.
  • Classe D: são aqueles resíduos da construção civil que representam perigo para a saúde. Por exemplo: tintas, solventes, materiais da demolição ou reparo de clínicas radiológicas, telhas com amianto etc.

Soluções que irão mover sua empresa

Logística reversa

Um termo utilizado para explicar o reúso de materiais provenientes da construção civil para a própria construção civil é “logística reversa”. Com a tabela de classificação que mostramos, os gestores do segmento podem trabalhar a destinação correta dos materiais.

Por exemplo: depois de serem processados, passando por um beneficiamento, os resíduos de classe A podem ser utilizados de várias formas como:

  • Pavimentação de ruas;
  • Construção de sarjetas;
  • Fundação de obras;

Outra maneira de reutilização baseada na logística reversa está sendo estudada para uma possível parceria entre o SindusCon-SP, CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e Abrafati (Associação Brasileira de Fabricantes de Tintas). Se tudo der certo, as latas de tinta deverão voltar para as fábricas.

Sigor

O Sinduscon-SP também mantém uma iniciativa importante. A entidade criou o Sigor, uma ferramenta que ajuda no monitoramento da gestão de resíduos da construção civil. Qualquer empresa que preste serviços no Estado de São Paulo pode se cadastrar.

Para isso, é preciso entrar em contato com a prefeitura do município e conferir se ela já aderiu ao sistema. Com o acompanhamento feito através da ferramenta, todo entulho gerado fará parte de um mapeamento — desde sua geração até a destinação final.

Reaproveitar os resíduos da construção civil é uma forma de explorar o mercado sustentável, que tem aberto um leque para os empresários do ramo nos últimos anos. Sem dúvida, além do meio ambiente, o caixa da sua empresa também vai agradecer.

Qual a sua opinião sobre o tema? Deixe um comentário! Vamos adorar conversar com você sobre este e outros assuntos relacionados à construção civil.

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!