Calcular o aluguel dos lojistas é um dos principais desafios dos gestores de shoppings. Uma locação convencional considera fatores como depreciação, valorização e preço de mercado. Porém, em um centro comercial existem outros aspectos que precisam de atenção.
Fatores como fluxo de pessoas, ramo de atividade, presença no corredor principal ou nas laterais ou proximidade com a praça de alimentação vão ditar o preço do metro quadrado e da luva. Por isso, o aluguel no shopping também pode variar de acordo com a localização.
Para tomar decisões de maneira mais assertiva, é possível contar com o auxílio de um ERP para shopping. Um software pode facilitar bastante o planejamento e a gestão dos aluguéis, que é parte essencial de quem está à frente da administração de um grande negócio.
Calcular o aluguel dos lojistas
O contrato é o documento que rege o funcionamento de uma loja dentro de um shopping center. O acordo firmado deve representar os interesses das duas partes, já que o shopping depende dos lojistas e vice-versa. São três tipos de cobranças mensais estabelecidas aos lojistas: o aluguel, a taxa de fundo de promoção e a taxa de condomínio.
O aluguel pode ser cobrado de duas maneiras: a partir do valor pré-estabelecido em contrato para aluguel mínimo ou do valor percentual sobre o faturamento (em torno de 7 e 8%). Lembrando que vale aquele valor que for maior no final do mês.
Como um ERP para shopping pode ajudar?
No módulo shopping do ERP UAU da Globaltec é possível acompanhar os contratos assinados com os lojistas, fazer os reajustes necessários e acessar o histórico de alterações contratuais. Além disso, os gestores também podem emitir boletos e controlar a inadimplência.
O ponto de equilíbrio
Conhecer qual é o ponto de equilíbrio de cada loja é fundamental para estabelecer os valores de locação. Na realidade, esse é um indicador de segurança para qualquer tipo de negócio. Ele aponta quantas vendas são necessárias para nivelar receitas e despesas.
O objetivo é calcular o aluguel dos lojistas corretamente e eliminar qualquer possibilidade de prejuízo. Para saber qual é o ponto de equilíbrio de uma unidade do shopping, é preciso ter acesso aos dados financeiros da empresa (custo fixo, custo variável e faturamento).
O valor do ponto de equilíbrio vai definir o aluguel mínimo a ser cobrado do lojista. Assim, quando essa quantia for ultrapassada no faturamento mensal da loja, o shopping recebe como aluguel cerca de 8% sobre as vendas realizadas.
Como um ERP para shopping pode ajudar?
No módulo shopping do ERP UAU da Globaltec é possível ter acesso a todas as informações administrativas e gerar relatórios que vão auxiliar na tomada de decisão. O sistema permite, por exemplo, gerar relatórios gerenciais de receitas e despesas do shopping.
Outras vantagens do ERP para shopping
Para manter o padrão de atendimento, os shoppings precisam investir constantemente em estrutura, marketing e outros segmentos. Por isso, os gestores precisam ter dados confiáveis para tomadas de decisão rápidas ou planejadas.
Um ERP para shopping é o melhor caminho para organizar os números do seu negócio. O sistema UAU da Globaltec foi criado por especialistas do segmento da construção civil.
Para desenvolver o módulo especial para shoppings, buscamos entender as demandas mais sensíveis dos grandes empreendimentos do país. Hoje, o software oferece ferramentas que possibilitam:
- Controlar os contratos, reajustes e as indexações;
- Acompanhar a geração de receitas variáveis;
- Controlar a inadimplência dos lojistas;
- Renegociar contratos e acessar o histórico de alterações;
- Emitir boletos para pagamentos dos lojistas;
- Dar baixa automaticamente nos boletos pagos,
- Gerar relatórios gerenciais de receitas e despesas do shopping.
Calcular o aluguel dos lojistas é uma das maiores complexidades enfrentadas pela administração de um shopping. Isso porque a locação dos espaços é a principal fonte de receita desse tipo de negócio e precisa de toda a atenção possível.
Você tem enfrentado muitos problemas na hora de fazer esse cálculo? Entre em contato conosco. Além do ERP UAU, também oferecemos consultoria e estamos dispostos a te ajudar a resolver situações como essas!