Área do Cliente

A importância da mobilidade da informação na construção civil



16 de novembro de 2017

A importância da mobilidade da informação na construção civil

A tecnologia deu grandes passos em direção à evolução nas últimas décadas. Trazendo soluções inovadoras para os mais variados nichos da sociedade, desde setores ligados à educação, entretenimento, até as empresas e indústrias. Uma das ramificações da tecnologia que mais tem crescido e se popularizado ao redor do mundo é mobilidade (ou mobile).

Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa levantada pelo jornal O Estado de S.Paulo, o Brasil terá 236 milhões de telefones celulares ativos nos próximos dois anos. Isso significa uma média superior a um aparelho por habitante do país.

É evidente que há uma tendência de consumo em expansão. O que quer dizer que as empresas com perspectiva de crescimento já estão investindo em soluções, ferramentas e recursos voltados para o setor de tecnologia móvel. Dentre as inúmeras vantagens da mobilidade aos negócios estão a automação de tarefas, a redução de custos e a conectividade no ambiente de trabalho. Continue a leitura para entender a importância da mobilidade da informação para o setor de construção civil.

Redução dos custos operacionais

Em uma realidade em que a economia mundial oferece grandes desafios ao setor imobiliário e de construção civil. É evidente que qualquer gestor responsável esteja em busca de alternativas e estratégias para reduzir os custos da empresa com o objetivo de manter a rentabilidade e, consequentemente, garantir a sobrevivência no mercado.

Portanto, muitos empreendimentos tentam manter o nível de competitividade aumentando a eficiência dos processos. Para cumprir essa tarefa, nada melhor do que investir em tecnologia. Atualmente, existem softwares para construção civil que oferecem soluções em tecnologia móvel para, por exemplo:

  • aumentar a produtividade da mão-de-obra;
  • organizar as despesas e receitas da empresa;
  • avaliar a rentabilidade dos serviços;
  • mensurar o desempenho dos maquinários e equipamentos;
  • identificar e quantificar as atividades de fluxo e conversão.

Aumento da segurança do canteiro de obras

Em um dos setores da indústria que mais oferece riscos aos trabalhadores é imprescindível prezar pela segurança. Investindo em ferramentas e recursos para otimizar os procedimentos operacionais e reduzir os perigos envolvidos nas tarefas cotidianas. Entretanto, sem o auxílio da tecnologia, essa tarefa pode ser um tanto complexa.

Descubra porque o mercado de construção civil precisa tanto de tecnologia

Com a ajuda de tecnologia, é possível realizar uma gestão efetiva sobre as questões ligadas à segurança dos trabalhadores.

Otimização do gerenciamento de informações

Não é novidade que uma empresa do setor de construção civil precisa lidar com um grande volume de dados e arquivos todos os dias. Já que existem muitas pessoas envolvidas no projeto, centenas de listas de materiais, números de fornecedores, contas a pagar, entre outras atribuições.

Para deixar a função do gestor ainda mais complexa, essas informações estão constantemente em trânsito entre o escritório do gestor e o canteiro de obras.

Assim, a mobilidade se apresenta como uma ferramenta poderosa no gerenciamento de informações. Pois ela permite a criação de um “atalho” entre esse caminho. Possibilitando que os dados sejam enviados diretamente do canteiro de obras ao sistema por meio de um servidor integrado à nuvem. Ou seja, as informações são atualizadas em tempo real, ficando disponíveis para todos os colaboradores que têm permissão para acessá-las.

Desenvolvimento do relacionamento com o cliente

O consumidor moderno está acostumado com a velocidade, eficiência e versatilidade que a tecnologia tem a oferecer. Além disso, está cada vez mais habituado a ter um relacionamento com as empresas e marcas que consome. Seja por meio de redes sociais, blogs, sites, ou até mesmo aplicativos móveis.

Ele é mais exigente quanto ao atendimento, quer ter suas solicitações atendidas com agilidade. Em resumo, suas reclamações consideradas e problemas resolvidos o quanto antes. Isso significa que não investir em um bom relacionamento com seus clientes pode afetar a credibilidade do negócio diante do mercado.

Por isso, softwares mobile desenvolvidos para o setor de construção civil permitem que os procedimentos operacionais sejam organizados com eficiência para atender os altos padrões do consumidor moderno. Portanto, entregando as chaves do imóvel a qualquer hora e qualquer lugar com o auxílio da mobilidade, por exemplo.

Além disso, o atendimento ao cliente pode ser otimizado com os apps para dispositivos móveis. Que além de atuarem diretamente do canteiro de obras, também enviam dados ao escritório e sincronizam todas as informações. Assim, o gestor pode controlar todas as etapas da construção, apurar custos, possibilitar melhorias, atender solicitações e reclamações.

Quer saber o que mais a mobilidade pode oferecer para o setor de construção civil? Então entre em contato com a gente!



Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 900 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil



Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco:

  • Belo Horizonte (31) 3360-7209
  • Brasília (61) 4063-6229
  • Cuiabá (65) 3051-0351
  • Florianópolis (48) 3771-4727
  • Goiânia (62) 3587-1670
  • Joinville (47) 3512-0332
  • Palmas (63) 3025-8018
  • Recife (81) 4062-9769
  • Rio de Janeiro (21) 3609-2813
  • Salvador (71) 3512-6609
  • São Luís (98) 3042-1970
  • São Paulo (11) 3513-7879