CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

Saiba como fazer cálculo da folha de pagamento para construtoras

Cálculo da folha de pagamento mensal em construtoras

Para evitar problemas com relação às leis trabalhistas, é importante que haja um cuidado especial na contratação de serviços e no cálculo da folha de pagamento mensal de cada funcionário da construtora. Antes de tudo, é importante estar atento aos elementos que configuram vínculo empregatício:

  • Horários fixos de entrada e de saída;
  • Relação de subordinação;
  • Pagamento de salário à pessoa física.

Quando estes três fatores estão presentes é preciso assinar a carteira de trabalho do empregado e obedecer às regras previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Nestes casos são calculados, além do INSS e do imposto de renda, descontos, como o vale-transporte, e adicionais, como o décimo terceiro salário. Acompanhe a leitura para saber mais!

O que deve constar no cálculo da folha de pagamento mensal da construtora?

Com base no salário recebido pelo profissional, devem ser calculados o INSS (que varia de 7,65 a 11% sobre o salário) e o imposto de renda (que tem como base de cálculo o valor do salário bruto, menos o INSS). Outros descontos fixos, que frequentemente entram no cálculo, são o vale-transporte (até 6% do salário recebido) e o vale-refeição ou alimentação.

Além disso, é preciso calcular as movimentações variáveis que foram lançadas no mês. A contribuição sindical, adiantamentos de salário e faltas não justificadas são alguns exemplos que podem ser aplicados. Além disso, são contabilizadas todas as horas extras trabalhadas pelo funcionário no período. Lembrando que a Constituição Federal considera como hora extra qualquer tempo trabalhado além das 44 horas semanais. Para estas horas a mais, o funcionário deve receber um adicional de, pelo menos, 50% em relação a hora normal.

Construtoras também devem estar atentas ao adicional noturno. O adicional pago pelas horas trabalhadas durante a noite (das 22h às 5h) deve ser de, pelo menos, 20%.

Outro fator importante a ser considerado no cálculo da folha de pagamento são benefícios, como o décimo terceiro salário. Este deve ser pago em duas partes: a primeira até dia 30 de novembro e a segunda até dia 20 de dezembro. Mais um importante direito do trabalhador que deve constar no cálculo da folha de pagamento é o FGTS (em geral, correspondente a 8% do salário).

Gestores de construtoras devem estar atentos à Convenção Coletiva dos Trabalhadores da Construção Civil, que define o piso salarial de diversas funções necessárias na rotina deste tipo de empresa.

Como simplificar o cálculo de folha mensal na sua construtora?

A Globaltec é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções para a área da construção civil. Uma destas soluções é a tela de geração da folha mensal. Com ela, o cálculo da folha de pagamento fica muito mais rápido e preciso. É possível calcular folhas de funcionários mensalistas, horistas e estagiários. O recurso permite ainda que sejam inseridos dados como participação nos lucros (PLR), descanso semanal remunerado, horas extras e adicional noturno.

Além disso, com a inserção da data prevista para o pagamento, o sistema considera as alíquotas vigentes de IRRF de acordo com o período programado. A tela, desenvolvida pela Globaltec, também facilita o cálculo dos valores devidos e descontos que devem constar no holerite dos colaboradores em férias.

A tecnologia é uma aliada das empresas que atuam na área da construção civil. O cálculo da folha de pagamento mensal é apenas uma das possibilidades disponíveis: visite o site da Globaltec e conheça mais!

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!