Ter um braço direito para analisar como anda a gestão de pessoas na sua empresa pode fazer toda a diferença. Esse é o papel deuma consultoria de recursos humanos, que otimiza o recrutamento e identifica maneiras de melhorar o ambiente de trabalho.
Os bons gestores conhecem bem a importância que o capital humano tem para o sucesso de uma organização. Por isso, sabem também que um consultor pode dar o avanço necessário para criar a estrutura de cargos adequada e reter bons profissionais.
Entretanto, é preciso avaliar as opções com cautela antes de fechar contrato, pois cada consultoria de recursos humanos possui um método diferente. A seguir, mostraremos quais pontos merecem atenção durante esse processo de escolha. Confira!
1. Busque referências sobre a consultoria de recursos humanos
O primeiro cuidado antes de contratar uma consultoria de recursos humanos é buscar referências. Especialmente na área da construção civil, esse caminho é facilitado, pois muitas construtoras e empreiteiras contratam esse tipo de serviço.
Dessa forma, faça contato com colegas gestores para descobrir o know-how do consultor de seu interesse. Também é fundamental conhecer o histórico fiscal e jurídico da consultoria. Afinal, essa será uma empresa parceira e os laços precisam ser totalmente confiáveis.
Outro ponto fundamental é saber diferenciar consultoria de recursos humanos de agência de emprego. Apesar de também oferecerem esse trabalho, as consultorias vão além, atuando nos bastidores do departamento de RH.
2. Pesquise sobre ações de RH estratégico
Você sabe o que é um RH estratégico? No universo de recursos humanos não se fala em outra coisa. Esse tem sido o foco adotado nos últimos anos por muitas consultorias e setores responsáveis pela gestão de pessoas dentro das empresas.
Todo o planejamento é desenvolvido com base no perfil, na estrutura e nos objetivos da organização. Ou seja, não basta trabalhar com a ponta do iceberg, fazendo boas contratações. É preciso entender todos os processos e identificar o que precisa ser melhorado para que o ambiente seja o melhor.
Além disso, uma consultoria de recursos humanos pode atuar como uma terceirizada. Nesse modelo, todas as ações pertinentes ao departamento são executadas fora da sua empresa, como recrutamento e seleção, folha de pagamento e rescisões contratuais.
3. Defina quais são os objetivos – e seja claro!
Antes de contratar uma consultoria de recursos humanos, tente definir quais são seus objetivos. Por exemplo: diminuir a alta taxa de turnover nos setores administrativos da construtora e contratar pessoal capacitado para o canteiro de obras.
Assim, a negociação se torna mais fácil, mostrando ao consultor qual é o resultado esperado. Com essas informações, será possível levantar as causas da rotatividade no administrativo e encontrar canais adequados para recrutar profissionais mais qualificados.
Definir essas metas pode ser uma tarefa difícil para o gestor. Por isso, é essencial envolver os líderes de equipe para pensar em conjunto a respeito do assunto. Inclusive, essa pode ser uma boa oportunidade para checar o desejo de mudança dos setores e identificar suas reais necessidades.
Lembre-se que contratar uma consultoria de recursos humanos implica em envolvê-la nas decisões estratégicas do seu negócio. Não que isso signifique adotar todos os caminhos sugeridos pelo consultor, mas é preciso comprometimento de ambas as partes para fazer um diagnóstico correto e alcançar os resultados esperados.
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