fbpx

Área do Cliente

A importância do planejamento na construção civil



16 de janeiro de 2018

A importância do planejamento na construção civil

O planejamento na construção civil é importante para o sucesso de qualquer empreendimento porque assegura a realização da obra dentro dos parâmetros desejados – isso evita perdas, desperdícios e atrasos.

Conforme uma pesquisa feita pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), a falta de planejamento é a segunda maior causa do não cumprimento das tarefas que devem ser executadas na construção civil.

E engana-se quem pensa que esse cronograma tem a ver apenas com as datas e os prazos estipulados. Toda atividade deve ser programada e isso é determinante para gerar resultados positivos nos empreendimentos.

Inclusive, existe um tripé que é fundamental para a gestão de qualquer projeto de obras: orçamento, cronograma físico-financeiro e o controle de execução. Confira, a seguir, as características de cada um deles.

O orçamento da obra

Para saber se o projeto é viável, o recomendado é fazer um orçamento geral da obra, tornando o planejamento na construção civil mais ágil e assertivo.

Até algum tempo atrás, usava-se planilhas. Hoje, com o advento da tecnologia, todo processo é automatizado em processos com ERP (Enterprise Resource Planning, no português: Sistema de Gestão Empresarial).

Essa tecnologia tornou a integração entre as áreas mais fácil, possibilitando acompanhar todo o andamento das tarefas — tanto física quanto financeiramente. Dessa forma, há uma gestão completa do negócio.

O cronograma físico-financeiro

Após o orçamento, todo planejamento na construção civil precisa ter um cronograma que vai distribuir os custos por datas e etapas. Resumidamente, essa “conta” físico-financeira tem relação com a previsão do tempo na qual os serviços vão durar e, obviamente, com quanto irão custar, também.

No geral, é importante mapear as atividades e os custos, melhorando o fluxo de caixa e a previsibilidade geral da entrega do empreendimento.

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO BIM PARA CONSTRUÇÃO

O controle de execução

Esse tipo de controle deve ser feito com um acompanhamento constante de todas as tarefas em andamento. Assim, é possível garantir que a equipe atue de forma eficiente e organizada.

Nesse ponto, pode-se pensar, por exemplo, sobre as opções de aumentar a equipe durante alguma etapa do projeto ou terceirizar o processo — analisando o que é mais vantajoso. Durante a execução também se recomenda reajustar os prazos previstos, adaptando o que for necessário.

A importância do planejamento na construção civil

Durante todas as fases de uma obra, os gestores precisam tomar decisões a partir de métodos que são fundamentais para atender os prazos, a qualidade e o orçamento do empreendimento. É por isso que o planejamento é imprescindível.

Além disso, com um cronograma bem feito, é possível considerar a disponibilidade da mão de obra, os índices de produção e metas, a integração do escritório com o canteiro de obras e toda a logística.

Agora, se você reconhece a importância do planejamento na construção civil, mas não tem conhecimento sobre como fazer, saiba que existem algumas premissas básicas que precisam ser consideradas. As principais são: planejamento, avaliação de fornecedores, viabilidade da construção e acompanhamento do projeto.

Ah, e todas as vezes que não considerar o planejamento como item essencial desse processo, lembre-se da frase de Peter Drucker: “Planejar é preparar-se para o inevitável, prevenindo o indesejável e controlando o que for controlável”.

Quer saber mais sobre o assunto? Nós temos um e-book que é um verdadeiro Guia de Planejamento para empresas de Construção Civil. O download é gratuito!



Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 900 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil



Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco:

  • Belo Horizonte (31) 3360-7209
  • Brasília (61) 4063-6229
  • Cuiabá (65) 3051-0351
  • Florianópolis (48) 3771-4727
  • Goiânia (62) 3587-1670
  • Joinville (47) 3512-0332
  • Palmas (63) 3025-8018
  • Recife (81) 4062-9769
  • Rio de Janeiro (21) 3609-2813
  • Salvador (71) 3512-6609
  • São Luís (98) 3042-1970
  • São Paulo (11) 3513-7879