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Área do Cliente

4 cuidados que sua empresa deve ter ao realizar a gestão de carteira



25 de janeiro de 2018

A gestão da carteira de clientes ainda é vista como um tabu por grande parte das empresas que lidam diariamente com vendas.

Infelizmente, muitos gestores cometem erros graves ao administrar sua carteira de clientes, comprometendo a produtividade e lucratividade do negócio.

A gestão de carteira de clientes está diretamente associada aos resultados que a empresa pode alcançar, já que, por meio dela, é possível mensurar reais oportunidades de negócio e eliminar fatores que apenas geram custos desnecessários.

Se esse assunto também traz dúvidas para você, que está na posição de gestor de seu negócio, então continue lendo. No artigo de hoje, vamos abordar 4 cuidados que sua empresa deve ter ao realizar a gestão de carteira de clientes e como um ERP pode solucionar cada um deles.

Confira agora!

1. Organização de sua carteira de clientes

Assim como quantidade não é sinônimo de qualidade, uma carteira de clientes com muitos contatos nem sempre é sinal de grandes resultados em vendas.

Entre clientes promissores, clientes antigos que já compraram, mas não comprariam novamente e clientes que ainda não compraram, a desorganização de sua carteira de clientes pode ser o motivo de uma baixa produtividade.

Um ERP pode ajudar sua empresa a organizar sua carteira de clientes, categorizando-os de forma padronizada, como, por exemplo, em:

  • Clientes novos, que já foram prospectados e estão em negociação, mas que ainda não realizaram nenhuma compra;
  • Clientes ativos, que já realizaram uma compra, mas têm grandes chances de comprar novamente;
  • Clientes inativos, que já realizaram uma compra, mas não demonstram sinais ou interesse de que tornarão a comprar, ou não possuem condições de se tornarem ativos novamente;
  • Clientes desativados, que deixaram de comprar com você para comprar com outra empresa ou corretor.

A organização de clientes por categorização permite que você identifique suas reais possibilidades e possa focar seus esforços apenas em negócios promissores.

2. Automatização do atendimento

O uso da tecnologia a favor dos interesses da empresa e otimização do atendimento ao cliente é uma forte tendência mundial. Empreendedores dos mais variados setores comerciais aderiram a ela, em razão do que traz de positivo ao negócio.

Entre os benefícios que um ERP pode oferecer para seu negócio, está a automatização do atendimento. O cliente pode ter acesso aos seus extratos, detalhes da venda e até mesmo emissão de documentos fiscais, apenas acessando o ERP.

Basicamente, ele pode encontrar a maior parte das soluções de seus problemas apenas por meio da automatização do atendimento.

3. Precisão nos cálculos das parcelas

Um ERP integrado à sua empresa permite uma ampla variedade de configurações de parâmetros nos cálculos das parcelas de seus clientes.

Além disso, ele é capaz de apontar equívocos em cálculos e dados incoerentes, evitando que falhas possam prejudicar sua lucratividade e comprometer a saúde financeira de seu negócio.

4. Gestão de Inadimplência

Considerando o cenário econômico atual, realizar uma gestão de inadimplência eficiente é um dos cuidados primordiais que uma empresa deve ter para garantir sua saúde financeira.

Segundo o Serasa, são algumas das principais causas que têm mantido o alto índice de inadimplência da população:

  • O aumento dos juros;
  • A inflação crescente;
  • O baixo crescimento econômico.

Além disso, o cliente inadimplente representa uma porta fechada para futuros negócios.

Para evitar esse tipo de questão, o ideal é realizar um planejamento sobre quais ações devem ser tomadas assim que o cliente der os primeiros sinais de inadimplência, considerando fatores como:

  • Qual a abordagem adequada para lidar com esse cliente?
  • Quais possibilidades podem ser oferecidas para que ele regularize sua situação?
  • Qual setor da empresa deve contatar esse cliente?

Um eficiente e automatizado ERP pode ajudar a “prever” clientes inadimplentes, utilizando-se de relatórios mensais, nos quais o gestor possa identificar padrões de comportamento financeiro, como, por exemplo, clientes que têm o hábito de atrasar parcelas.

Além disso, eles podem oferecer um sistema de cobrança automatizado que visa proteger a saúde financeira de seu negócio.

Sua empresa tem tido dificuldades em realizar a gestão de carteira de clientes? Você já conhecia os benefícios que um ERP eficiente pode oferecer para seu negócio? Compartilhe sua opinião conosco deixando um comentário!

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