A redução de custos em uma obra é o primeiro passo em direção ao sucesso do empreendimento. É possível cortar gastos em cada frente de trabalho: desde as fundações até o acabamento; no escritório, no estande de vendas e no almoxarifado.
Essa redução de custos só é possível por meio de um gerenciamento eficiente do canteiro de obras e dos processos administrativos, de compra de matéria-prima e da parte financeira do negócio.
Saiba, neste texto, tudo o que você tem de levar em conta para reduzir os custos do seu empreendimento e obter resultados financeiros satisfatórios.
Quais estratégias adotar para reduzir os custos da obra?
A redução de custos começa por uma estratégia bem fundamentada para cada setor da obra. O passo a passo ideal é o seguinte:
1. Fazer análise de gastos e viabilidade da obra
O projeto do empreendimento deve conter toda a projeção de gastos antes, durante e depois das obras. É importante ter os números de obras passadas do mesmo porte para dimensionar de maneira realista os gastos durante a execução.
A economia surge quando são percebidas as áreas que podem sofrer cortes. Além disso, ao analisar os gastos e a viabilidade da obra na região, é possível maximizar os ganhos por meio da correta precificação dos imóveis.
2. Seguir o planejamento
Seguir o planejamento é fundamental para evitar perdas. As etapas a serem cumpridas devem seguir o prazo estipulado de maneira a evitar gastos com horas de trabalho e com mais insumos. Portanto, qualquer ação que possa atrapalhar essa meta deve ser muito bem analisada e calculada.
3. Investir na comunicação
Quando falamos em comunicação em prol da redução de custos, a ideia é integrar os setores de uma obra para que desencontros de informações não aconteçam. Isso quer dizer que todos os responsáveis pelos processos devem ter acesso a qualquer atualização sobre demandas, ordens de serviço e etapas já executadas.
Um sistema que faça essas atualizações de maneira automatizada, como o sistema ERP da Globaltec, é a melhor solução para essa área, já que ele garante o fluxo de informações para quem precisa delas e auxilia na tomada de decisões em torno da cadeia de suprimentos.
Perda de materiais: inimiga da redução de custos na construção civil
Cada tipo de matéria-prima deve constar de uma relação em que é levado em conta a quantidade de material a ser utilizada e se esses insumos realmente são adequados para o projeto.
Um exemplo de adequação do material, por exemplo, é o uso de cimento de boa qualidade nas fundações de um prédio. Isso evita que rachaduras surjam durante as próximas etapas de construção. Isso é importante, pois evita ter de promover reparos nos imóveis já entregues.
Outro foco de perda de materiais são os retrabalhos. Só é possível diminuir os erros de execução por meio de uma gestão do processo de trabalho e a revisão detalhada do projeto antes do início da obra.
Mais uma vez, os focos de perda de materiais podem ser reduzidos com o auxílio da tecnologia. Como exemplo, o ERP UAU em seu módulo “Suprimentos” promove a administração eficiente de todo o processo de compra, entrega e controle do estoque da obra a partir de diferentes necessidades.
O uso da curva ABC e Lean Construction para redução de desperdício
Duas ferramentas muito eficientes para a redução do desperdício no canteiro de obras são a curva ABC, uma tabela que mostra os elementos que mais pesam no custo da obra, e a Lean Construction, que aborda maneiras de otimizar o fluxo de trabalho de modo a enxugar os custos de produção.
Curva ABC
A curva ABC destaca em suas primeiras linhas os elementos mais relevantes da tabela. Já a coluna mais importante é a que mostra o preço total dos itens descritos. Dessa forma, os elementos são distribuídos em ordem decrescente. Veja o exemplo:
Tabela
Organizados dessa maneira, o gestor consegue definir as áreas que podem sofrer corte de gastos, além de prestar atenção especial à negociação dos itens que mais consomem o orçamento do projeto.
Lean Construction
O método Lean Construction (“construção enxuta”, em inglês) foi desenvolvido pela Toyota na década de 1940. O objetivo é aumentar a produtividade e a eficiência de um projeto por meio da redução de desperdícios e do tempo de execução. O método pode ser usado na construção civil para otimizar a gestão da obra.
Confira, abaixo, os 4 fluxos de execução fundamentais para do método Lean Construction:
1. Fluxo de montagem
Definição das atividades e do tempo necessário para execução das etapas de uma obra. Deve ser levado em conta o conjunto do projeto, desde a fundação até os detalhes de acabamento.
2. Fluxo de materiais
Deve levar em conta até os custos para o transporte dos materiais, além de seu consumo na obra e os custos de horas para a inspeção das matérias-primas.
3. Fluxo de informações
Tudo o que for de natureza gerencial. Deve ser levantadas todas as informações necessárias para o andamento da obra e para o gerenciamento da execução. Informações relacionadas às necessidades dos clientes também são importantes.
4. Fluxo de trabalho
Deve ser levantado todo o fluxo das atividades executadas pelas diversas equipes de trabalho, incluindo o uso de máquinas. O foco é a redução de desperdícios, com medidas que visam a otimizar o tempo de execução, a prevenir erros e a garantir a segurança dos trabalhadores.
Tudo isso deve ser planejado de modo a identificar focos de redução de custos. A construção enxuta é um diferencial para aumentar a rentabilidade do negócio e se destacar no mercado até mesmo por causa das ações em prol da sustentabilidade que qualquer esforço de redução de consumo promove.
No mercado atual, o controle dos custos na construção civil é peça-chave para o sucesso dos negócios. Com o uso da tecnologia, esse controle fica mais fácil e mais eficiente. O sistema ERP da Globaltec, por exemplo, auxilia todas a frentes de trabalho com suas funcionalidades, que abrangem desde as vendas até a gestão dos suprimentos.
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