Área do Cliente

Mais de 800 clientes satisfeitos...
Blog -

ERP: Como realizar a manutenção do cálculo de vendas

ERP: Como realizar a manutenção do cálculo de vendas

29 de maio de 2018 em Noticias de Mercado

O cálculo do preço de venda de um produto ou serviço implica grande atenção aos dados e às variáveis. Para as empresas da construção civil, determinar os preços é um grande desafio, já que o setor deve levar em conta índices oficiais e de mercado para definir o valor pago pelos consumidores. Mas tudo isso pode ser feito de maneira mais fácil com o ERP UAU da Globaltec.

A falta de informações é o grande pecado nos processos de gestão de custos e precificação dos empreendimentos por parte das incorporadoras, construtoras ou imobiliárias.

O cálculo dos preços por meio de um sistema ERP, como o UAU da Globaltec, leva em conta, além de parâmetros assinalados pelo gestor, uma série de informações importantes para garantir a rentabilidade. Confira, neste texto, tudo o que deve ser levado em conta na manutenção do cálculo de vendas.

Os índices

O mercado da construção civil é dinâmico, por isso, os preços devem sempre ser revistos de acordo com o momento para que o empreendimentos não gerem prejuízos para a construtora.

Os dados principais que devem ser acompanhados, portanto, são os índices do mercado imobiliário – usados para tomada de decisões rápidas quanto a condições de pagamento, promoções e investimentos.

Conheça os principais índices e o que eles representam:

CUB/M²

O Custo Unitário Básico (CUB) por metro quadrado é regulamentado por lei (Lei Federal nº 4.591). Ele tem caráter regional e seu objetivo é medir os custos básicos da construção civil e gerar parâmetros para o orçamento de serviços, entre outras aplicações.

Mas atenção: o CUB não pode ser usado para aplicar reajuste de valores contratuais. O responsável pelo índice é o Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil).

INCC

O Índice Nacional da Construção Civil, diferentemente do CUB, é utilizado para correções de prestações de imóveis em construção. Sua abrangência é macroeconômica e a responsável pela divulgação dos números é a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A pesquisa para a compilação dos dados é realizada em 7 cidades (Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, Recife, São Paulo, Salvador, Porto Alegre).

IGP-M

Índice Geral de Preços do Mercado é utilizado para reajuste de aluguéis e contratos de energia elétrica. Ele mede a variação dos preços da construção civil e dos preços no mercado de atacado. Também é disponibilizado pela FGV.

IPCA

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo é utilizado pelo governo para medir a inflação, além de estabelecer metas. Esse índice apura os custos para famílias com renda mensal de 1 a 40 salários mínimos.

ICST

O Índice de Confiança da Construção é uma pesquisa mensal que visa antecipar tendências econômicas no setor da construção civil. Os temas abordados para a compilação de dados vão desde o acesso a crédito e absorção de mão de obra até níveis de demanda e situação geral dos negócios.

O cálculo por meio do ERP da Globaltec

O ERP UAU da Globaltec permite o cadastro de indexador para automatizar o cálculo e a manutenção do preço de venda. É possível criar qualquer tipo de moeda e indexadores, podendo suas variações de valores serem do tipo percentuais ou puros, comportando variações dos períodos conforme a necessidade.

Os índices podem ser importados de planilhas em Excel com seu respectivos valores e datas. Além disso, é possível lançar a data de conversão e o fator para o sistema fazer todas as conversões automaticamente.

Quando necessário, o UAU vai registrar a data mais atualizada e, a partir de um determinado índice, efetuar a correção de valores. Clique aqui e confira com gerenciar moedas e índices no sistema ERP da Globaltec.

Manutenção de modelos de venda

Os parâmetros do modelo de vendas são importantes para a confecção de propostas ou mediação com clientes. No UAU, no folder “Parâmetros”, é possível informar dados de reajuste, atraso, taxa de boleto e seguro.

Nessa plataforma podem ser observados modelos de venda ativos ou inativos; conferir períodos de cálculos de reajuste; geração de resíduo; cobrança e antecipação de parcelas; taxas de boleto em caso de atrasos, cálculo do aniversário do contrato, entre outras coisas.

Após a criação do modelo de vendas, ele deverá ser vinculado a uma obra para poder ser utilizado. Clique aqui e confira o passo a passo da manutenção do modelo de vendas.

Assistente de manutenção de vendas

Já na tela de “Manutenção da Venda”, é possível realizar alterações em vendas ou modelos de aluguel com diversas opções como renegociação de contratos; alteração de parâmetros de venda; cessão de direitos; cancelar vendas; alteração de juros; alterações de titularidades e de avalistas, entre outras coisas.

Clique aqui e confira o passo a passo da operação do assistente de manutenção de vendas.

O preço de venda precisa ser muito bem construído pela construtora ou imobiliária. O aumento no preço de compra de insumos, na prestação de serviços, demanda de redução de valores por parte dos consumidores ou pressão da concorrência, podem levar por água abaixo a rentabilidade do empreendimento.

O mercado imobiliário, por sua dinâmica característica, se transforma a todo instante e os índices foram criados para servir de base a reajustes e tomadas de decisões em cima de tendências.

Mas uma empresa só pode usufruir das informações de maneira eficiente se contar com sistemas que façam o trabalho de maneira automatizada e permitam um controle afinado em prol da sustentabilidade dos negócios.

O que você achou deste conteúdo? Se ainda há dúvidas sobre como o ERP da Globaltec pode ajudar sua empresa a fazer a manutenção do cálculo de vendas, entre em contato com nosso consultores.

Comentários

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de
800 clientes no Brasil
através do ERP UAU – Software para construção civil

Solicite já uma visita

Salvador (71) 3512-6609

São Luís (98) 3042-1970

São Paulo (11) 3513-7879

Florianópolis (48) 3771-4727

Joinville (47) 3512-0332

Palmas (63) 3025-8018

Recife (81) 4062-9769

Rio de Janeiro (21) 3609-2813

Belo Horizonte (31) 3360-7209

Brasília (61) 4063-6229

Cuiabá (65) 3051-0351

Goiânia (62) 3587-1670

Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?