Área do Cliente

Lean Manufacturing: a otimização do processo de produção no canteiro de obras



26 de julho de 2018

O Sistema Toyota de Produção é usado pelas principais indústrias ao redor do mundo dos mais diversos segmentos. O conceito de Lean Manufacturing revolucionou os processos produtivos. Levando a eficiência ao máximo por meio da redução sistemática de desperdícios.

O sistema japonês permite o aumento da produtividade e rentabilidade. Sua aplicação na construção civil faz toda a diferença para o sucesso de um empreendimento. Por isso, a Globaltec e seu sistema ERP UAU desde sempre trabalha com o foco nessa manufatura enxuta em prol dos resultados de seus clientes.

Saiba, neste texto, como sua empresa do setor de construção pode aproveitar as vantagens do ERP UAU para implementar o Lean Manufacturing no canteiro de obras.

O que é Lean Manufacturing?

O Lean Manufacturing (“Fabricação Enxuta”, em inglês) é um conjunto de técnicas combinadas. Permitindo reduzir e eliminar desperdícios nos vários processos de produção. O sistema do Lean Manufacturing torna a operação mais enxuta, o que traz mais resultados financeiros por meio da redução de custos e aumento da produtividade.

Parece simples, mas ao lançar mão dessa abordagem de maneira sistemática, a empresa abre mão de tudo o que não agrega valor à produção e vai buscar uma melhoria contínua em prol do aumento de qualidade do produto final.

O sistema exige ações de desenvolvimento organizacional para buscar o máximo de eficiência com a menor quantidade possível de recursos.

Algumas ferramentas são importantes para alcançar esses objetivos, das quais podemos destacar duas que são essenciais na construção civil:

Kanban

Consiste em uma metodologia para organizar as atividades e movimentações de materiais de maneira visual. Divide-se um quadro em etapas (“a fazer”, “em execução” e “feito”) onde são distribuídas as tarefas em determinado período.

Evento Kaizen

Trata-se de uma análise de tempos em tempos para identificar oportunidades de melhoria nos processos produtivos. A ideia é identificar desperdícios (que, vale lembrar, pode ser de materiais ou de tempo) e desenvolver maneiras de mitigá-los.

Todos os colaboradores devem ser envolvidos no evento Kaizen e sua aplicação ocorre em 3 ou 5 dias, geralmente.

Como surgiu?

A metodologia do Lean Manufacturing surgiu no Japão com os empreendedores Kiichiro e Eiji Toyoda, primos fundadores da Toyota Motors, no final dos anos de 1930. Nos anos de 1940, o engenheiro Taiichi Ohno foi incorporado à empresa e passou a ser um dos principais responsáveis pelo amadurecimento do Sistema Toyota de Produção ao propor o método Kanban para incrementar a metodologia Lean.

Já na década de 1950, o engenheiro Shigeo Shingo entra para a empresa e desenvolve os métodos de set-up rápido e poka-yoke (um método de prevenção de erros), outras importantes ferramentas do Lean Manufacturing.

O Sistema Toyota de Produção foi batizado como método Lean Manufacturing pelo então pesquisador do MIT (Massachussetts Institute of Technology) John Krafcik, na década de 1980.

Como funciona?

A base do Lean Manufacturing é a redução de desperdícios por meio da aplicação de métodos de gestão, análise e intervenção. A produção enxuta é conseguida por meio da instalação de uma cultura de melhoria contínua na empresa por meio da atuação em focos de desperdício. Conheça, abaixo, alguns desses focos:

Superprodução – práticas não sustentáveis que produzem excesso por falta de planejamento.

Transporte – desperdício de tempo e recursos por falhas na logística

Tempo de espera – desperdício de tempo devido à ociosidade, seja de pessoas ou máquinas.

Excesso de processamento – etapas de produção desnecessárias

Defeitos – erros ocasionados por falhas de monitoramento e inspeção de processo produtivo, o que causa desperdício para refazer o serviço ou produto.

Estoque – perda de materiais devido ao acúmulo de matéria-prima.

Movimentação de pessoal –  movimentação desnecessária de pessoal acarreta perda de tempo e ociosidade (caminhada longa entre setores, localização inadequada de estoque e máquinas etc.).

Habilidades subutilizadas – mau uso das habilidades dos profissionais disponíveis para o trabalho.

Como a integração com o ERP UAU ajuda as construtoras?

A Globaltec é antenada com as melhores práticas de gestão no mercado da construção civil. Por isso, seu software ERP UAU é a ferramenta ideal para introduzir o conceito de Lean Manufacturing (ou Lean Construction) nas construtoras, incorporadoras ou imobiliárias.

Todos os pilares desse sistema produtivo podem ser geridos por meio dos módulos do ERP. Entre as principais aplicações de Lean Manufacturing, podemos destacar:

Estatísticas do tempo de produção

O ERP UAU fornece estatísticas do tempo real utilizado para as atividades e compara com o tempo planejado. É um esforço que podemos caracterizar como evento Kaizen, pois coleta dados em tempo real para o acompanhamento dos trabalhos.

Métricas financeiras

O sistema ERP fornece o valor agregado diretamente, com a definição do fluxo de valor e o cálculo do fluxo de valor, bem como a contabilidade simplificada para dar suporte ao Lean Manufacturing. Isso significa sair do relatório financeiro de nível gerencial tradicional e oferecer métricas financeiras simples diretamente ligadas às operações diárias que suportam melhorias mais enxutas.

A tecnologia, hoje, é a principal aliada na busca dos objetivos do Lean Manufacturing. Um sistema ERP como o da Globaltec permite monitorar toda a cadeia de produção. Identificando gargalos e focos de desperdício de recursos na construção de um empreendimento. O resultado é a redução global de custos e aumento da rentabilidade do empreendimento.

O que você achou deste conteúdo? Quer saber como o sistema ERP da Globaltec pode ajudar a sua empresa a reduzir custos? Entre em contato e fale com um dos nosso consultores!



Assine a Newsletter

E receba conteúdos exclusivos

A Globaltec atende no mercado de construção civil mais de 900 clientes no Brasil através do ERP UAU - Software para constução civil



Quer descobrir como podemos ajudar seu negócio?


Entre em contato

Fale conosco:

  • Belo Horizonte (31) 3360-7209
  • Brasília (61) 4063-6229
  • Cuiabá (65) 3051-0351
  • Florianópolis (48) 3771-4727
  • Goiânia (62) 3587-1670
  • Joinville (47) 3512-0332
  • Palmas (63) 3025-8018
  • Recife (81) 4062-9769
  • Rio de Janeiro (21) 3609-2813
  • Salvador (71) 3512-6609
  • São Luís (98) 3042-1970
  • São Paulo (11) 3513-7879