Sua empresa já está preparada para o eSocial? A primeira fase para o segundo grupo entrou em vigor dia 16/07. Essa inovação por parte do Governo Federal padronizará a transmissão, validação, armazenamento e distribuição das informações fiscais e previdenciárias das empresas, constituindo assim um ambiente nacional.
“Para atender às exigências trabalhistas o sistema implantado deve oferecer agilidade e uma capacitação de qualidade para que todos entendam a importância de um sistema unificado, garantindo assim, segurança e confiabilidade das informações oferecidas e processadas”, explica Katiane Oliveira, especialista em eSocial e Sped da Globaltec com mais de 10 anos de experiência na área contábil e administrativa.
O ERP UAU integra todos os processos de envio das obrigações do eSocial para otimizar e simplificar a entrega de documentações das empresas. Com o intuito de ajudar nesta implantação, a especialista Katiane Oliveira lista pontos importantes sobre o impacto do eSocial na sua empresa, confira.
Quais obrigações devem ser enviadas ao eSocial
São mais de 40 eventos a serem enviados e mais de 2.500 campos a serem preenchidos, os quais destacamos alguns abaixo:
FASE 1 – EMPREGADOR
S-1000 – Cadastro do Empregador
S-1070 – Processos
S-1005 – Tabela de Estabelecimentos
S-1010 – Rubricas
S-1020 – Lotações Tributárias
S-1030 – Cargos
S-1040 – Funções / C. Comissões
S-1050 – Horários
FASE 2 – TRABALHADOR
S-2200 – Cadastro do Empregado
S-2300 – Cadastro do TSVE
S-2205 / S-2206 – Alterações
S-2230 – Afastamentos
S-2150 – Aviso Prévio
S-2298 – Reintegração
S-2299 / S-2399- Desligamentos
S-2260 – Convocação Trab. Intermitente
S-3000 – Exclusão
FASE 3 – FOLHA
S-1200 – Remuneração no RGPS (Competência)
S-1210 – Pagamentos (Caixa – IRRF)
S-1299 – Fechamento
S-1298 – Reabertura
S-1280 – Inf. Complementares
S-5001 / S-5002 / S-5011 / S-5012 – Totalizadores Retorno
FASE 4 – SST
S-1060 – Tabela de Ambientes de Trabalho
S-1065 – Tabela de Equipamentos de Proteção
S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho
S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador e Exame Toxicológico
S-2240 – Condições Ambientais – Fatores de Risco
S-2245 – Treinamentos e Capacitações
Dica especial: “Fiquem atentos as exigências e a qualidade das informações para evitar multas desnecessárias à empresa. Caso não adequem seus processos nos devidos prazos estipulados pelo eSocial as empresas estarão sujeitas a penalidades”.
Quais os benefícios
A centralização de todos os documentos em um só lugar agiliza o processo das empresas, e a facilidade de recuperar informações transmitidas é outro benefício importante para os empresários, visto que todas as informações transmitidas ao eSocial são arquivadas em forma de backup.
Dica especial: “Como a fiscalização por parte do Governo passará a ser em tempo real há possibilidades de garantir maior facilidade na recuperação dos dados e acesso às informações, podendo ser acessada a qualquer momento, reduzindo as possibilidades de penalidades”.
Como se preparar para o eSocial
Apesar de um dos principais objetivos do eSocial ser simplificar a vida dos empregadores, até que isso ocorra exigirá uma grande preparação, da qual demanda atualizações nas informações que constam no sistema, mudança de cultura e processos dentro das empresas.
Dica especial: “Para auxiliar nossos clientes na implantação do projeto eSocial, a Globaltec por meio de sua equipe técnica, formada por consultores especializados, oferece um serviço de apoio diferenciado no saneamento dos dados, adequação do software, capacitação dos usuários, acompanhamento e homologação, visando resultados ágeis e uma entrega segura dos seus projetos”.
A Globaltec preparou um webinar sobre eSocial para deixá-los por dentro do assunto. Acesse o link e descubra o impacto para o seu negócio: https://www.youtube.com/watch?v=Zsuz1VLhbGw&t=1s
Quer saber mais como a implantação do eSocial da Globaltec otimiza os processos na sua empresa? Entre em contato com um de nossos especialistas e realize uma consultoria.