CONTEÚDOS PARA O SETOR
IMOBILIÁRIO E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Notícia em destaque

e-Social: Ainda tem dúvidas sobre os prazos?

e-Social: Ainda tem dúvidas sobre os prazos?

O e-Social chegou para simplificar a vida dos empregadores, mas até que isso ocorra de fato, exigirá uma grande preparação, já que a demanda de atualizações e informações que devem conter no sistema, exigem prazos para serem respeitados e não ocasionar multas. Mudando não apenas a cultura, mas também os processos internos da organização. A sua empresa está preparada?

A 1º fase para o Grupo 1 e Grupo 2 teve início em 2018, o importante agora é ficar atento as datas de 2019. Ainda resta dúvidas quanto aos prazos? Nossa consultora especialista no assunto Katiane Oliveira, vai te ajudar!

Quais as fases e prazos de envio de dados ao e-Social?

Como são formados os Grupos de Empregadores?

Grupo 1 = Empresas com Faturamento acima de 78 milhões em 2016.
Grupo 2 = Quem não está nos grupos 1, 3 e 4 (Empresas – CNPJ – com Natureza Jurídica iniciando com 2, que não seja optante pelo Simples Nacional em Julho de 2018).
Grupo 3 = Quem não está nos grupos 1, 2 e 4 (natureza Jurídica 3 e optantes pelo Simples Nacional em julho/2018) = Empregadores Pessoas Físicas, Entidades Sem Fins Lucrativos e Empresas Optantes pelo Simples Nacional com opção ativa em julho/2018.
Grupo 4 = Administração Pública e Organismos Internacionais (natureza jurídica iniciando com 1 e 5).

Observação: o eSocial verificará a situação de opção pelo Simples Nacional em 1º de julho de 2018. Empresas constituídas após essa data com opção pelo Simples Nacional também entrarão no 3º grupo.

descubra as vantagens de gerar o esocial com as soluções da Globaltec

E quais eventos enviar em cada fase?

Fase 1 = Cadastro do Empregador e Tabelas (Eventos S-1000 a S-1070)
Fase 2 = Cadastro dos Trabalhadores e Eventos Não Periódicos (Eventos S-2200 a S-2399)
Fase 3 = Eventos Periódicos (de Folha = S-1200 a S-1300) e Início da EFD-REINF
Fase 4 = Substituição da GPS pelo DARF e início da DCTFWEB
Fase 5 = Substituição da GFIP para recolhimento do FGTS
Fase 6 = Eventos de Segurança e Saúde no Trabalho (SST)

Prazos por grupos:


Orientações Importantes:

  1. Para classificação no 3º grupo, o eSocial verificará a situação de opção pelo Simples Nacionalem 01/07/2018. Empresas constituídas após essa datacom opção pelo Simples Nacional também entrarão no 3º grupo.
  1. As micro e pequenas empresas não optantespelo Simples Nacional poderão enviar seus eventos de tabelas e eventos não-periódicos de forma cumulativa com os eventos periódicos, que iniciam em 10/01/2019, com prazo até 07/02/2019.
  1. Pessoas Jurídicas que estavam no grupo 2 e que passaram para o grupo 3 (ou seja, Simples Nacional e Entidades sem fins lucrativos), a Nota Orientativa 09/2018 (publicada EM, 18/10/2018) informa como proceder com o envio, alteração e exclusão dos eventos:

Visando a mitigar inconvenientes gerados por essa situação, será permitido que as empresas que estavam autorizadas ao envio de eventos de tabela, e foram transferidas para o terceiro grupo, continuem enviando, alterando ou excluindo esses eventos antes da nova obrigatoriedade, que se iniciará em janeiro de 2019.

Esta autorização especial obedecerá aos seguintes parâmetros:

– será aplicada exclusivamente para pessoas jurídicas do terceiro grupo, ou seja: entidades empresariais optantes pelo Simples Nacional e entidades sem fins lucrativos;

– será facultado o envio, exclusão e edição dos eventos de tabela em data anterior a 10/01/2019, porém a data de início da obrigatoriedade para o terceiro grupo, considerada para qualquer efeito e regra do sistema, permanecerá dia 10/01/2019;

– a validade dos eventos de tabela poderá ser anterior a janeiro de 2019 desde que igual ou posterior a julho/2018 (data do início obrigatoriedade anterior para essas empresas);

– as entidades que ainda não enviaram as tabelas e optarem por envia-las apenas após o início da obrigatoriedade definida na Resolução não terão qualquer prejuízo assim como as empresas que optarem por excluir as tabelas já enviadas para aguardar a nova obrigatoriedade;

– a liberação de envio desses eventos ocorrerá a partir de 29/10/2018.

Cronograma conforme portal do eSocial (atualizado Res. 05/2018) 

Dica especial: “Fiquem atentos as exigências e a qualidade das informações para evitar multas desnecessárias à empresa. Caso não adequem seus processos nos devidos prazos estipulados pelo eSocial as empresas estarão sujeitas a penalidades”.

A Globaltec preparou um webinar sobre eSocial para deixá-los por dentro do assunto. Acesse o link e descubra o impacto para o seu negócio: https://www.youtube.com/watch?v=Zsuz1VLhbGw&t=1s

Quer saber mais como a implantação do eSocial da Globaltec otimiza os processos na sua empresa? Entre em contato com um de nossos especialistas e realize uma consultoria.

UAU MOBILE

Sistema de gestão 100% web e mobile especializado para o mercado imobiliário e da construção civil.

O trabalho dos gestores na construção civil e no setor imobiliário está adaptado à rotina dinâmica do dia a dia. Por isso, é mais comum utilizar aplicativos que facilitam o dia a dia nas obras e na gestão das empresas. Seguindo essa tendência que não para de crescer no mercado imobiliário e da construção civil, a Globaltec oferece aos seus clientes o aplicativo UAU Mobile, com diversas funcionalidades especializada para atender às necessidades dos gestores.

MAIS VISTO

Descubra os riscos e oportunidades ao implantar a LGPD no setor imobiliário e da construção civil.

Fique por dentro das principais novidades

Construtora

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

Incorporadora

Implemente um processo de gestão de contratos na sua empresa…

Loteamento

Integre a gestão do seu loteamento com auxilio de um ERP especializado…

Imobiliária

Controle as campanhas de vendas, inadimplência…

Shopping

Elimine o controle de planilha nas suas obras com auxilio do ERP UAU…

ERP para construtora que garante melhores resultados e segurança do seu negócio!