O uso do ERP em uma empresa tem como principal função a automação de processos e a integração dos diversos sistemas utilizados no dia a dia de gestão. Entretanto, muitos gestores ainda não sabem que a ferramenta também é uma ótima solução para a automatização de atividades fiscais.
Com um sistema ERP, como o UAU da Globaltec, é possível ter um controle mais apurado dos custos e receitas, fazer o monitoramento de documentos fiscais (como o e-Social e Sped) e tomar decisões mais assertivas em prol de bons resultados nos negócios.
Saiba, neste post, como um sistema ERP pode fazer a diferença na hora de prestar contas ao Fisco e integrar toda a operação da sua empresa. Siga em frente!
Automação de processos
A automação de processos é fundamental quando precisamos manter todas as operações em dia para evitar riscos problemas com o Fisco. O processo de integração, nessa hora, é uma tarefa importante reservada aos sistemas mais eficientes do mercado, como o ERP da Globaltec.
Com tal integração e com automação precisa, é possível diminuir erros e os mais diversos riscos da gestão empresarial.
E um dos maiores focos de erros é precisamente na gestão fiscal dos empreendimentos. O ERP, aliás, previne erros dos próprios softwares utilizados pelos profissionais de contabilidade e os que são ocasionados pela falha humana.
Uma das principais vantagens da automação dos processos por meio de um ERP é a integração com os sistemas dos órgãos públicos responsáveis pelo recebimento das declarações ou das Notas Fiscais Eletrônicas. Com o sistema da Globaltec, isso é feito com segurança e facilidade de acesso.
Conheça as principais vantagens da digitalização no canteiro de obras e como seu negócio pode crescer com automação de processos.
Centralização de informações
Centralizar informações é gerir todos os processos por meio de um mesmo ambiente. Interagir com outras frentes de trabalho e aplicações é fundamental para a automação de processos e eficiência das atividades fiscais, além de prevenir divergências de informações nas operações do dia a dia.
Com um software ERP UAU, a comunicação de dados internos é feita de maneira simples e com possibilidade de geração de dados analíticos voltados a informações bancárias e fiscais – tudo feito pelo que de mais moderno existe na operação por meio de softwares: a computação em nuvem.
A comunicação ágil permite uma melhor integração entre os responsáveis pelas tarefas de gestão financeira na empresa e os seus colaboradores.
Maior controle de custos e receitas
A saúde financeira, como sabemos, é o grande gargalo de qualquer empresa no Brasil. Por isso, investir em soluções tecnológicas em prol da eficiência nessa área é fundamental para o sucesso dos empreendimentos.
O uso do ERP UAU para a integração e gestão do fluxo de caixa permite criar relatórios financeiros confiáveis e assertivos. O sistema mapeia as entradas e saídas de verba do caixa e oferece possibilidades de projeções futuras no tocante à necessidade de valores para contas a pagar e demonstrativos de impostos.
O ERP UAU faz tudo isso com a facilidade e a rapidez de poucos cliques, evitando a busca por planilhas individuais e informações desorganizadas. O monitoramento de documentos fiscais é uma das tarefas mais importantes feitas pelo sistema em prol do controle financeiro e da automação de processos. Isso evita que o dinheiro desça pelo ralo das multas por problemas de declaração.
Praticidade para enviar o e-Social
O software ERP na automação de processos garante a consonância das informações para o envio do eSocial, pois é totalmente integrado ao sistema da Receita Federal. Com o ERP Fiscal o trabalho fica muito mais fácil inclusive para a Dime (Declaração de Informações do ICMS e Movimento Econômico), que qualquer empresa inscrita no Cadastro de Contribuintes do ICMS (CCICMS) tem a obrigatoriedade de prestar contas no Livro Registro de Apuração.
No sistema, as informações ficam armazenadas de maneira detalhada, o que garante a confiabilidade dos dados transmitidos.
Praticidade no Sped Fiscal
O ERP UAU atua como um facilitador para o envio da escrituração Sped, minimizando os custos desse trabalho. O Sped é uma obrigação referente a apuração de impostos, como o ICMS e o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) que toda empresa precisa enviar ao fisco mensalmente. O formato do arquivo eletrônico segue um layout específico, juntamente com os documentos fiscais relacionados. A automação de processos possibilitada pelo sistema evita erros nesse momento tão crucial.
Agora que você já sabe como o sistema integrado ERP UAU pode otimizar sua gestão fiscal, entre em contato com a Globaltec e faça já um test drive gratuito da ferramenta mais completa e inteligente do mercado!